Memória

Para não esquecer Nicéas Drumont

Compositor e cantor maranhense autor de sucessos como “Gavião Vadio” e “Semzalas” terá trajetória ressaltada em evento que ocorre amanhã, às 19h, no Espaço Cultural e Livraria Amei

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Nicéas Drumont teve músicas gravadas por nomes como Fafá de Belém e Nando Cordel
Nicéas Drumont teve músicas gravadas por nomes como Fafá de Belém e Nando Cordel (Nicéas Drumont )

SÃO LUÍS - Avida e obra do cantor e compositor maranhense Nicéas Drumont, autor de sucessos como “Gavião Vadio”, “Senzalas”, “Face a Paz” e “A primeira Namorada”, foi transformada em uma peça teatral pelo pesquisador Inaldo Lisboa. Publicada apenas ano passado, a obra “Nicéas Drumont: o gavião vadio”, foi concebida lá pelos idos de 2003 e recebeu, em 2007, o primeiro lugar do Prêmio Artur Azevedo na categoria Teatro, do 31º Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís. O musical, no entanto, nunca foi encenado. Para apresentar o trabalho, o pesquisador convidou um grupo de artista para fazer amanhã (9), às 19h, no Espaço Cultural e Livraria Amei (São Luís Shopping – Jaracati), uma leitura dramática aberta ao público.

Para fazer a leitura da obra, o pesquisador reuniu um elenco formado por Gigi Moreira, Fernando Braga, Marcos Dominici, Ione Coelho, Jorge Milton Ewerton, Marcos Martins, Dinacy Corrêa, Carl Pinheiro e Helena Travassos. Na ocasião, o radialista Frank Matos fará uma homenagem ao compositor maranhense Carlos Gomes, parceiro de Nicéas e uma das personagens da história.

Para Inaldo Lisboa, a leitura dramática é uma forma de divulgar a obra de Nicéas Drumont. “Em 2003 fiz uma vasta pesquisa sobre a vida e a obra de Nicéas Drumont com o objetivo de transformar o material numa peça teatral sobre a vida e a obra deste artista maranhense que teve uma carreira meteórica, mas que deixou músicas que ainda hoje são executadas. Naquela época entrevistei membros da família, amigos, parceiros musicais, namorada e algumas figuras emblemáticas na sua carreira, como o compositor Carlos Gomes, o radialista e apresentador Frank Matos e o irmão e grande parceiro musical Cecílio Nena, além de ter analisado sua discografia”, conta Inaldo Lisboa.

Letras
O pesquisador explica ainda que nas letras do compositor há muito conteúdo autobiográfico como, por exemplo, na música “Crioulo Sonhador”, do LP “Peregrinação”, de 1979, na qual o artista canta: ‘Que em plena flor da mocidade/ Abandonou a faculdade/ Para ser compositor...’ numa exaltação de quem era feliz com a escolha que havia feito.

Seu primeiro grande sucesso nacional foi a música “A primeira namorada”, gravada por Ângelo Máximo. No entanto, talvez a mais emblemática seja “Gavião Vadio”, cuja letra diz: “Sou um gavião vadio sob o sol/ Só levo comigo/ Meus amores e o sol...” ou ainda “Senzalas”: “Nas senzalas o mesmo grito/ Nas gandaias o mesmo risco...” ambas do LP “Eu, você e a cidade”, de 1982, e posteriormente gravada pela cantora maranhense Célia Sampaio. Genival Lacerda, Nando Cordel, Zezé di Camargo e Luciano e Fafá de Belém foram alguns dos artistas que gravaram músicas de Nicéas Drumont.

Perfil
Nicéas Drumont é, na verdade, o nome artístico de Nicéas Alves Martins, que adotou o Drumont numa adaptação do nome do poeta Carlos Drummond de Andrade de quem era fã. O artista nasceu no povoado Itaipu, município de Rosário, à margem do rio Itapecuru, em 22 de junho de 1951. Em 1966, a família de Nicéas mudou-se para São Luís e foi morar no bairro São Cristóvão, à beira da estrada de ferro -nessa época ele estava com 15 anos.

Tempos depois, determinado com a ideia de ser artista fez amizade com o cantor e compositor Carlos Gomes (CG como ele chamava), que foi também seu parceiro na música “Esse pranto é meu”, gravada por Fafá de Belém.

Filho primogênito de uma família de sete irmãos e com uma situação financeira muito difícil, em 1972 decidiu ir para o Rio de Janeiro tentar a sorte. Queria fazer sucesso, mas também desejava ajudar a família. Um de seus maiores sonhos era comprar uma casa própria para os seus pais. Viajou com apenas duas calças, duas camisas, um par de sapatos e treze cruzeiros (dinheiro da época), que foram dados pelo pai.

Em 1974, mudou-se do Rio de Janeiro para São Paulo. E em 1977 já era conhecido nacionalmente através de várias músicas que foram gravadas por cantores de sucesso. Em 1979, lançou seu primeiro disco, o LP “Peregrinação”, só com sambas. O disco foi lançado pela gravadora Continental.

Foi em 1980 que Cecílio Alves Martins (Cecílio Nena), irmão de Nicéas, foi para São Paulo. Eles passaram 10 anos juntos. A parceria deu tão certo que em alguns dias a dupla chegou a compor cinco músicas por dia. Em 1982, Ni céas lançou seu segundo disco, o LP “Eu, você e a cidade”. Neste disco, misturou ritmos e enveredou pelo reggae. O álbum foi lançado pelo selo independente WNA Records.

Antes de morrer, conseguiu realizar o sonho de fazer sucesso e comprar a casa para a família, todavia, não teve tempo de edificá-la da forma como queria. Também não pôde realizar o plano de lançar um novo disco nem de assumir o cargo de diretor artístico da então TVS – TV Sílvio Santos, hoje SBT, no qual seria uma espécie de produtor musical.

Nicéas Drumont faleceu em 27 de agosto de 1990, aos 39 anos, em São Paulo, num apartamento do bairro Santa Cecília. O enterro aconteceu no Jardim da Paz, na estrada de São José de Ribamar. Sua morte é uma polêmica, pois, para os familiares, ele teve um ataque cardíaco, para os amigos e conhecidos, foi vitimado por uma overdose. l

Serviço

O quê

Leitura dramática da peça “Nicéas Drumont: o gavião vadio”

Quando

Amanhã, às 19h

Onde

Espaço Cultural e Livraria Amei – São Luís Shopping, Jaracati

Entrada gratuita

Saiba Mais - Discografia de Nicéas Drumont

- LP Peregrinação - selo Continental

- LP Eu, você e a cidade - selo independente WNA Records

- Compacto com os sucessos “Gavião Vadio” e “Senzalas”

- LP Closeando - selo Continental

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.