Mundo sombrio

Tim Burton em exposição inédita

Exposição “A Beleza Sombria dos Monstros: 10 anos de A Arte de Tim Burton” entrará em cartaz em Brasília no dia 28 de maio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Ilustração presente na exposição de Tim Burton
Ilustração presente na exposição de Tim Burton (burton)

Brasília-Estreia no Centro Cultural Banco do Brasil. em Brasília, dia 28 de maio, a exposição “A Beleza Sombria dos Monstros: 10 anos de A Arte de Tim Burton”, organizada pela produtora brasileira Rua 34 Produções e Jenny He, curadora independente em colaboração com Tim Burton Productions.

De caráter inédito no mundo todo e com participação direta do artista, a exposição celebra o aniversário de 10 anos da publicação de “The Art of Tim Burton” (2009), a compilação definitiva de 40 anos de sua arte, incluindo conceitos visuais de filmes e centenas de ilustrações.

Usando as mais recentes tecnologias de linguagem digital, a exposição recria e expande uma experiência física do livro realçando o exaustivo conhecimento e amor pela história cinematográfica - de mestres do stop-motion a maestros do horror, de tecnologia 3D old-school e aparelhos de animação pré-cinema. Os ambientes interativos vão imergir os visitantes nas artes visuais, apresentando ao público o universo de Tim Burton de forma inédita.

É uma verdadeira jornada pela inigualável imaginação de Tim Burton — de uma criança entediada que cresceu no subúrbio da Califórnia, e que encontrou refúgio nos filmes de monstros, até o surgimento de uma das mais impressionantes estéticas do cinema internacional nascidas do amor pelo grotesco.

“A Beleza Sombria dos Monstros: 10 anos de A Arte de Tim Burton” leva os visitantes por diversas galerias que servem como uma autobiografia visual das criações do autor. “Uma verdadeira mistura de bem, mal, sombra, luz, alegria e tristeza”, como disse Burton sobre a história de Edward Mãos de Tesoura, um personagem indelével que nasceu de um desenho e é considerado pelos críticos uma imagem onírica do próprio cineasta. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.