COLUNA

Reforma à vista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

A reforma administrativa do governo de Flávio Dino (PCdoB) começou a ser feita. O governador já anunciou o retorno do deputado Marcelo Tavares (PSB) para a Casa Civil. Por enquanto, esta é a única confirmação oficial. Mas nos bastidores nomes já são dados como certos.
Um exemplo é o do deputado federal Rubens Júnior (PCdoB), que vai se licenciar do mandato para assumir a Secretaria Estadual de Cidades (Secid). O martelo para o comunista ainda não foi batido porque o pai do parlamentar, Rubens Pereira, insiste que a pasta tenha mais força com a incorporação da Agência Metropolitana.
Outro nome já considerado certo é o ex-deputado Rogério Cafeteira (DEM). Ele deve ficar com a Secretaria Estadual de Comunicação e Articulação Política (Secap). Outra possibilidade para o ex-líder de Flávio Dino na Assembleia Legislativa é a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), para onde o deputado Neto Evangelista (DEM) quer voltar.
Entre as mudanças no secretariado, está prevista também a saída de Diego Galdino da Secretaria de Cultura e Turismo para a Caema.
O PDT deve se manter com o Detran e ter o deputado estadual Márcio Honaiser de volta à Secretaria Estadual de Agricultura.
Flávio Dino tem feito o esforço para atender todos os seus aliados tanto com cargos quanto com a abertura de espaços na Assembleia e na Câmara dos Deputados.
E, claro, os aliados têm pressionado, porque na gestão comunista o uso da estrutura do governo para fins políticos é normal. E a história da meritocracia? Existe sim. Tem cargo quem merece, não por ser técnico, mas pelos acordos políticos feitos antes da campanha eleitoral.

Negociações
O deputado Rubens Júnior não tinha a menor pretensão de fazer parte da equipe de governo de Flávio Dino.
Para abrir mão do mandato, o deputado – que tem em sua linha de frente o pai, Rubens Pereira – tem feito exigências que passam por cargos no gabinete, fusão de secretarias e até espaço no Senado para a suplente de Weverton Rocha (PDT), Suely Pereira, mãe do deputado.
Por enquanto, quatro meses como senadora foi o que a família Pereira conseguiu. A fusão de secretarias já teria sido descartada.

Bem diferente
A senadora Eliziane Gama (PPS) recebeu, em seu gabinete, o prefeito Edivaldo Júnior (PDT).
Falando em mais avanços em São Luís, Gama se mostra completamente diferente de há cerca de dois anos, quando criticava o pedetista e sua gestão.
Mas, pelo mandato de senadora, ela mudou da “água para o vinho”. Milagres da política.

Liderança
Depois de analisar os dividendos políticos, o senador Roberto Rocha aceitou ser líder da bancada do PSDB no Senado.
Ele comandará outros oito senadores e participará da reunião do Colégio de Líderes, na qual se definem as pautas do plenário.
Antes de aceitar, Rocha tinha receio das ideias que a sociedade tem em relação a líderes nas Casas Legislativas.

Nomeação
O ex-deputado federal Victor Mendes (PSD) voltou à Assembleia Legislativa depois de dois mandatos em Brasília.
Ele foi nomeado assessor especial no gabinete do deputado estadual Roberto Costa (MDB).
Mendes tentou reeleição na Câmara dos Deputados, mas não conseguiu. A intenção do ex-deputado é conseguir espaços políticos para tentar voltar a ser um parlamentar.

Estranho
Chamou atenção a presença do deputado Pará Figueiredo (PSL) no blocão governista, que tem partidos como PCdoB, PDT e PT, todos de esquerda.
O motivo da estranheza é que o deputado pertence ao partido do presidente Jair Bolsonaro, que critica abertamente a esquerda e os esquerdistas.
Mas, pelo visto, a união não vai incomodar nem Figueiredo, de partido de direita, e nem os membros dos partidos de esquerda.

Rejeição
O deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB) parece isolado depois do embate que travou com o deputado César Pires (PV) na Assembleia Legislativa.
Ele não contou com o apoio da base governista, que considerou descortesia a postura do comunista no primeiro dia de sessão da atual legislatura e lamentou o episódio.
E ele parece constrangido com a situação.

DE OLHO

R$ 220 mil era o valor repassado pelo SUS à Maternidade Maria do Amparo por mês para atendimento de gestantes em São Luís.

E MAIS

• A assessoria do deputado Hildelis Duarte Júnior (PCdoB) está atenta a todos os comentários que são feitos a respeito do parlamentar.

• A menor citação do nome do comunista já é motivo para a assessoria entrar em ação. Parece um indicativo de que a postura de estar em evidência a todo custo será prática comum.

• A Câmara de São Luís formou comissão para acompanhar as negociações entre a Prefeitura de São Luís e a Maternidade Maria do Amparo, para que os serviços da unidade voltem a ser oferecidos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.