Violência

Em cinco dias, seis pessoas assassinadas na Grande São Luís

Fevereiro começou com alto índice de violência com o registro de seis mortes violentas praticadas a tiros e arma branca; terça-feira foi o mais violento com três ocorrências

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Corpo de Wellington dos Santos no local onde ocorreu o crime, na Cidade Olímpica
Corpo de Wellington dos Santos no local onde ocorreu o crime, na Cidade Olímpica (Morte)

SÃO LUÍS - Seis pessoas foram mortas a tiros ou por arma branca nos primeiros cinco dias deste mês na Região Metropolitana de São Luís, de acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A maioria desses casos ocorreu na capital e o dia mais violento foi terça-feira, 5, com três assassinatos. Uma das vítimas nesse dia foi Wellington dos Santos, de 28 anos, cujo corpo foi liberado do Instituto Médico Legal (IML), aos familiares na manhã de ontem.

A polícia informou que Wellington dos Santos foi abordado por dois homens ainda não identificados nas proximidades da feira do bairro Cidade Olímpica, no início da noite de terça-feira. Ele foi atingido com vários tiros, inclusive na cabaça, e morreu no local. Os criminosos fugiram em uma motocicleta.

O corpo da vítima ficou em via pública coberto com um lençol até a chegada dos peritos do Icrim e dos removedores do IML. No momento do crime chovia e o movimento era intenso o local. Houve correria, já que as pessoas ficaram com receio de serem atingidas por uma bala pedida.

A polícia foi acionada e uma equipe da Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP) também foi acionada e deu início às investigações, colhendo as primeiras informações sobre o caso. Até a tarde de ontem não havia registro de identificação dos criminosos, assim como não foi revelada a motivação para o crime.

Também continua no IML, sem identificação, um corpo do sexo feminino encontrado por populares também na terça-feira em uma área de matagal, em Juçatuba, em São José de Ribamar.

A polícia informou que a vítima foi assassinada a golpes de faca. No local do achado havia marcas de sangue, mas não foi encontrada a arma utilizada no crime. A SHPP está investigando o caso.

Mais ocorrência

A SHPP também está investigando o assassinato do homossexual Gracimilson de Caldas Pereira, de 39 anos. Até ontem a tarde não havia tinha registro de prisão do acusado, que segundo a polícia, já foi identificado.

A vítima era usuária de entorpecente e teria levado o acusado ainda na noite de segunda-feira, 4, para a sua residência, na Invasão do Real, na área da Cidade Operária, onde ingeriram bebida alcoólica e provavelmente usuram droga.

Durante a madrugada de terça-feira, 5, eles teriam se desentendido o que resultou na ação criminosa. A vítima foi golpeada em um dos quartos da casa, já que havia marcas de sangue no chão. Gracimilson ainda foi levado para o Socorrão I, mas morreu antes de ser submetido a tratamento cirúrgico.

Confronto

Um confronto entre militares e criminosos ocorreu na noite de segunda-feira, 4, na Avenida Principal do Cajupe, área do São Raimundo, que resultou na morte de Wenderson Nascimento Galvão, de 34 anos. Segundo a polícia, ele e outro criminoso estavam em uma motocicleta e dispararam vários tiros contra uma guarnição da Polícia Militar, que revidou.

Uma das balas atingiu Wenderson Galvão que morreu antes de chegar ao Hospital Municipal Socorrão II. Com ele foram apreendidos duas armas de fogo, munições de calibres diversos, assim como maconha e crack.

Pistolagem

A polícia constatou que a morte de Leandro da Silva Fernandes, de 34 anos, ocorrida na tarde do dia 1º deste mês, na Forquilha, tem características de pistolagem. Ainda no dia do crime foi preso Rogério Reis, de 27 anos, que confessou ter mandado matar a vítima por descobrir um relacionamento dele com sua esposa.

Segundo o delegado Leandro Carvalho, da SHPP, o assassino confesso disse à polícia que teria contratado os matadores por meio de um site com domínio de fora do Brasil. “Supostamente, ele teria contratado pela internet. O site teria um domínio fora do Brasil, e isso faz com que o rastreamento se torne mais difícil”, declarou o delegado.

As câmeras de segurança, instaladas na área do crime, mostram um carro branco estacionado em uma das ruas do bairro, e 1h30 depois mostram um homem encapuzado saindo do veículo e caminhando em direção a outra rua do bairro. Pouco tempo depois ele retorna ao carro e vai embora. Esse carro foi abandonado depois do crime no Maiobão, em Paço do Lumiar.

Também neste mês foi assassinado a tiros um adolescente de 15 anos, fato ocorrido no dia 3, em uma área de matagal, no Cumbique, em Raposa. O corpo dele foi encontrado por pescadores que acionaram a polícia. A SHPP está investigando o caso, mas até ontem não havia registro de prisão dos acusados.

Entenda

Vítimas deste mês na Grande Ilha

Dia 1º - Leandro da Silva Fernandes, de 34 anos

Dia 3 - Um adolescente, de 15 anos

Dia 4 - Wenderson do Nascimento Galvão, de 34 anos

Dia 5 - Gracimilson de Caldas Pereira, de 39 anos; Wellington dos Santos, de 28 anos, e uma vítima do sexo feminino (não identificada)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.