Reforma

Dino incia reforma administrativa com retorno de Marcelo Tavares ao Governo

Deputado confirmou ontem em discurso na Assembleia Legislativa a informação sobre a sua volta ao Governo do Estado; Flávio Dino deve anunciar Diego Galdino no comano da Caema

Gilberto Léda Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
(Marcelo Tavares)

A confirmação da licença do deputado estadual Marcelo Tavares (PSB) para retornar à chefia da Casa Civil do Governo do Maranhão é o primeiro ato do governado Flávio Dino (PCdoB) para proceder à esperada reforma administrativa do seu segundo mandato.

O socialista confirmou ontem, em discurso na Assembleia, a informação sobre sua volta à gestão estadual, que já estava anunciada nos bastidores desde o ano passado. No lugar dele assumirá o primeiro suplente Edivaldo Holanda (PTC).

“Tive a honra de, novamente, ser convidado pelo governador Flávio Dino para chefiar a Casa Civil de seu segundo Governo, como assim foi feito no primeiro Governo, daí porque me despeço de meus pares, mas apenas, de certa forma, com um até breve, porque a nossa convivência com todos continuará sendo muito próxima e, também, muito intensa”, discursou Marcelo Tavares.

Ele informou que hoje já estará novamente investido na função de chefiar a Casa Civil no Palácio dos Leões. Em seu pronunciamento, Marcelo Tavares frisou ter plena confiança de que, mais uma vez, a Assembleia Legislativa cumprirá muito bem o seu papel, defendendo os interesses do povo do Maranhão.

“Esta Casa, com certeza, continuará aprovando boas medidas, boas leis, propondo outras, melhorando algumas, que aqui cheguem enviadas pelo Poder Executivo, para fazer com que esta Casa seja realmente a Casa do Povo”, assinalou.

Mudanças – Além do retorno de Tavares à Casa Civil, espera-se que o governador Flávio Dino anuncie até amanhã algumas mudanças no primeiro escalão do governo.

Uma delas já é dada como certa por aliados do comunista: trata-se da nomeação de Diego Galdino, atual secretário de Estado da Cultura e Turismo, como novo presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema).

Ele substituirá o engenheiro Carlos Rogério, funcionário de carreira da estatal, que deve voltar à Diretoria de Operações. Para o lugar de Galdino na Sectur deve ser nomeado um técnico da própria pasta.

Outra mudança ocorre na Secretaria de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), que foi comandada durante o primeiro mandato pelo hoje deputado federal Márcio Jerry (PCdoB). O ex-deputado Rogério Cafeteira (PSB) é cotado para a pasta – mas também já foi sondado para o Desenvolvimento Social (Sedes). O nome de Rodrigo Lago, atualmente titular da Secretaria de Transparência e Controle (STC), também já foi cogitado para a Comunicação.

Na Secretaria de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) deve chegar o deputado federal Rubens Júnior (PCdoB), em substituição a Flávia Alexandrina. Nesse caso, como Dino também manterá no governo o primeiro suplente de deputado federal Simplício Araújo (SD), a possível chegada do comunista abriria vaga na Câmara dos Deputados para o segundo suplente, Gastão Vieira (Pros).

Ouvido por O Estado, um proeminente membro da base aliada ao Palácio dos Leões diz que a intenção do governador, neste segundo mandato, é diminuir ainda mais as “cotas de partidos” no primeiro escalão.

“O governador quer, ao máximo, um secretariado da sua cota pessoal”, garantiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.