Deputados definem bancadas e blocos na Assembleia Legislativa

O Bloco Parlamentar Unidos pelo Maranhão, chamado de ‘blocão’, o maior colegiado da Casa, será composto por um total de 27 parlamentares; já o bloco de oposição deve ser integrado por 5 deputados

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
(Plenário Assembleia)

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa publicou na edição de ontem do Diário Oficial da Casa, a formação de bancadas e blocos para a atual legislatura. O maior bloco governista possui 27 membros e outros dois menores, um total de cinco parlamentares, cada. Já a oposição, deve formalizar até o fim de semana o seu bloco.

O Bloco Parlamentar Unidos pelo Maranhão [‘blocão’]é o maior colegiado da Casa, com 27 deputados e será liderado pelo professor Marco Aurélio (PCdoB), que até dezembro do ano passado guardava a expectativa de se tornar o líder do Governo no Legislativo.

O blocão reúne os partidos PCdoB, DEM, PDT, PSB, PRTB, PTB, PRB, PT, PSL e PROS. O colegiado manteve estrutura semelhante a da legislatura passada, quando reunia 26 deputados e era liderado por Rafael Leitoa (PDT), agora líder do Governo.

Outros dois colegiados da base governista foram formalizados. O primeiro é o Bloco Parlamentar Unidos PR/PMN. Ele reúne 5 deputados. O líder é o deputado Vinicius Louro (PR).

O segundo é o Bloco Parlamentar Solidariedade/PP, que também integra 5 membros das duas siglas e tem com o líder o deputado Rildo Amaral (Solidariedade).

Oposição – Até ontem os partidos de oposição ainda não haviam formalizado o bloco para a publicação no Diário Oficial, mas O Estado obteve a informação de que o colegiado será formado por 5 parlamentares, dos partidos PV e MDB. O líder será o deputado Adriano Sarney (PV).

O deputado Wellington do Curso (PSDB), que também integra a bancada de oposição, optou por não ingressar no bloco. Ele ficará isolado na composição protocolar do Plenário.

A partir da próxima semana a Mesa Diretora deve começar a oficializar a formação das comissões técnicas da Casa.

O PDT e o PCdoB disputam o comando da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e a Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle. Outros colegiados importantes e que devem ser disputados por partidos são as de Educação, Saúde e Segurança Pública.

Cada colegiado é composto por sete titulares e outros sete suplentes, com a indicação de presidente e vice-presidente.

Os deputados da base governista devem se reunir nos próximos dias para discutir a composição das comissões.

Saiba Mais

O suplente de deputado Edivaldo Holanda Braga (PTC) assume hoje mandato na Assembleia Legislativa. Ele entra no lugar do deputado Marcelo Tavares (PSB) que retorna ao comando da Casa Civil no Governo do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.