Transtornos

Av. Ferreira Gullar tem condições ruins para motoristas

Via é uma das mais importantes na Grande Ilha, com acesso do Jacarati ao Jardim Renascença

Emmanuel Menezes / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Buraco atrapalha o trãnsito
Buraco atrapalha o trãnsito (ferreira Gullar)

Os problemas de falta de infraestrutura em diversos bairros de São Luís seguem aparecendo. Após denúncia, O Estado esteve presente na Avenida Ferreira Gullar. A via liga bairros como Jaracati, Jardim Renascença, São Francisco e Ilhinha.

O problema mais comum na avenida são os diversos buracos. Em alguns pontos, muita água fica acumulada pela falta de nivelamento da via, escondendo outros buracos dos motoristas. Próximo à Estação de Tratamento de Esgoto do Jaracati, uma cratera ocupa a pista de quem trafega no sentido Avenida Prof. Carlos Cunha.

O vendedor de cocos Celion “Caju”, que trabalha bem próximo ao local, ressaltou que o problema surgiu há duas semanas. “Vou ser sincero, mas esse problema bem aí apareceu depois de um trabalho ‘seboso’. A primeira chuva que deu fez essa cratera se abrir. Eu ainda coloquei uma planta lá para fazer a sinalização”, explica.

O senhor, que trabalha no local há dois meses, conta que a equipe que esteve no local não deu a devida atenção aos demais buracos espalhados pela via. “Do jeito que está chovendo e do jeito que essa via é movimentada, daqui uns dias cada buraco desse, que parece ser pequeno, se transformará numa cratera tão gran­de quanto aquela”, completa.

A Avenida Ferreira Gullar aparenta ter sido planejada para receber espaços de lazer. Suas longas calçadas, antes próprias para caminhada, hoje se encontram depredadas e em várias partes cobertas por vegetação. Outro ponto que dificulta o trânsito de pedestres ao local é a falta de segurança. “O espaço parece ser abandonado, não é? Não temos nada nessa via, inclusive segurança. Não temos câmeras e dificilmente temos policiais fazendo ronda”, diz o vendedor Celion “Caju”.

O lixo é outro fator bastante presente na via. Ao lado de uma placa da Prefeitura sobre preservação da área, é feito descarte de madeira, pneus e lixo orgânico.

O Estado entrou em contado com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que respondeu em nota que enviará equipe ao local para verificar a situação da infraestrutura da via, a fim de tomar as providências necessárias. A avenida será, ainda, incluída no cronograma dos serviços de capina, quando também será realizado o recolhimento do lixo descartado de forma irregular.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que enviará equipe para checar e avaliar a situação da avenida e o que for de responsabilidade da companhia será resolvido. A Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) comunicou que o 8º Batalhão de Polícia Militar realiza patrulhamento preventivo constante na área. A operação conjunta da PM de área, Albatroz e Grupo Tático Móvel (GTM) aborda veículos e pedestres em situação suspeita, visando combater os crimes de tráfico de drogas e assaltos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.