COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
A EMPRESÁRIA e presidente da Rede Blue Tree Hotels, Chieko Aoki cumpre agenda de trabalho em São Luís nesta quinta-feira. O primeiro compromisso é com a equipe de funcionários que atua na unidade, localizada no Calhau. Já no período da noite, ela participa de jantar com investidores locais. O cardápio do encontro especial leva a assinatura do chef César Santos, que vem de Pernambuco especialmente para a ocasião. O chef comanda o tradicional restaurante Oficina do Sabor há mais de 25 anos e carrega o título de embaixador da cozinha pernambucana, sendo reconhecido pela criatividade e sabor das preparações
A EMPRESÁRIA e presidente da Rede Blue Tree Hotels, Chieko Aoki cumpre agenda de trabalho em São Luís nesta quinta-feira. O primeiro compromisso é com a equipe de funcionários que atua na unidade, localizada no Calhau. Já no período da noite, ela participa de jantar com investidores locais. O cardápio do encontro especial leva a assinatura do chef César Santos, que vem de Pernambuco especialmente para a ocasião. O chef comanda o tradicional restaurante Oficina do Sabor há mais de 25 anos e carrega o título de embaixador da cozinha pernambucana, sendo reconhecido pela criatividade e sabor das preparações
NA NOITE de estreia do projeto “Grandes Espetáculos do Maranhão”, que terá continuidade neste fim de semana, com “O Miolo da Estória”, o diretor do Teatro Arthur Azevedo, Celso Brandão, entre os atores Leo Marques e Mozar Melo, do elenco da peça “O Auto da Compadecida”, versão maranhense homônima de um dos clássicos de Ariano Suassuna
NA NOITE de estreia do projeto “Grandes Espetáculos do Maranhão”, que terá continuidade neste fim de semana, com “O Miolo da Estória”, o diretor do Teatro Arthur Azevedo, Celso Brandão, entre os atores Leo Marques e Mozar Melo, do elenco da peça “O Auto da Compadecida”, versão maranhense homônima de um dos clássicos de Ariano Suassuna

Virada dos ventos
As medidas anunciadas pelo Governo tornam mais rigorosa a legislação contra a corrupção, a violência e o crime organizado. Rigor que desapareceu por muitos anos no país e incentivou à prática de crimes.
O ministro Sérgio Moro agiu com rapidez porque conhece o assunto. É um especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal, tendo comprovado na atuação como juiz federal.
Ao fazer uma recorrida pela lista de ex-ministros da Justiça, identificamos alguns despreparados e escolhidos por critérios partidários.
Que perda de tempo teve o país. Quantos crimes ficaram impunes. Vai mudar.

Grande perda
Um dos mais atuantes empresários deste Estado, o fundador do Grupo Taguatur, José Medeiros, faleceu ontem e entristeceu o mundo empresarial maranhense, que viu em sua partida uma grande perda.
Homem afável, de fino trato, começou suas atividades como empresário fundando a Taguatur, em 1968, em Brasília. Depois veio com a família para São Luís e aqui construiu um grande complexo empresarial.
Com mais de 50 anos como empresário de sucesso, Medeiros comandava seis empresas , responsável pela geração de mais de 2 mil e 500 empregos diretos.
Nascido no Rio de Janeiro, veio muito jovem ainda para esta Capital. E deixa viúva Dona Luzia Medeiros, de cujo casamento nasceram os filhos Zezinho Medeiros e Ana Carolina Medeiros de Souza.
O sepultamento será hoje, às 10h, no cemitério Jardim da Paz – Maiobão.

Vermelho no baile
A cor vermelha predominou na festa que o jogador brasileiro Neymar Jr. ofereceu em Paris para celebrar seu 27º aniversário, na última segunda-feira, bem no estilo Nuit Rouge (Noite Vermelha), reunindo amigos e personalidades.
A festa aconteceu no luxuoso Pavillon Gabriel, em Paris, local vizinho à Avenida Champs Elysées. O espaço tem, aproximadamente, 1.200 metros quadrados e comporta cerca de dois mil convidados. A pedido do atleta, a maioria dos convidados marcou presença com trajes em tons de vermelho e posou para fotos antes de entrar no salão.
Aliás, o vermelho também deverá ser a cor predominante no Almoço do PH Revista do próximo dia 23, no Palazzo Eventos, pois a nossa temática tem tudo a ver com a proposta do famoso jogador.
Com uma ressalva: o vermelho da nossa festa é inspirado nas cores da Espanha e do flamenco.

Miolo da História
Depois do sucesso da estreia, o projeto “Grandes Espetáculos do Maranhão”, no Teatro Arthur Azevedo, receberá “O Miolo da História”, na noite do próximo domingo.
É uma obra de ficção baseada na leitura, observação e no depoimento de brincantes de bumba meu boi.
O espetáculo conta a história de João Miolo, um operário da construção civil que sustenta o desejo de ser cantador de boi.
Quando descobre não ser aceito para integrar os vocais do grupo onde brinca, o operário enfrentará um conflito entre a própria fé e suas relações sociais.

Fiema presente
O presidente da Fiema, Edilson Baldez e o vice-presidente Cláudio Azevedo prestigiaram a Sessão Solene de abertura dos trabalhos da 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, realizada na tarde da última segunda-feira.
Os dois levaram a mensagem de apoio do empresariado da indústria maranhense ao presidente reeleito do Poder Legislativo deste estado, deputado Othelino Neto.

Oficiais da reserva no 24º BIS
O comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), Tenente Coronel Sousa Filho, recebeu uma comissão de representantes da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro no Maranhão (AORE-MA), liderados pelo presidente Paolo Mussalém. No encontro, foram discutidas diversas ações institucionais para serem executadas em 2019. “A reunião foi muito produtiva e vimos que a AORE-MA tem muito a contribuir com o Exército no Maranhão”, disse Mussalém.

TRIVIAL VARIADO
A Diretoria do Educandário Santo Antônio continua às voltas com mais uma edição das Fofinhas no Carnaval, evento com renda exclusiva para a manutenção das obras assistenciais do Educandário.

No assunto: a festa será dia 28 de fevereiro a partir das 18h, no Espaço Renascença, com alegria contagiante, onde os participantes poderão ainda concorrer a vários prêmios e degustar um excelente jantar.

Onde querem chegar? Os que se manifestaram contra as propostas de Moro devem achar que ainda é pouco o registro de 60 mil mortes violentas por ano no país.

Fraude no Senado, como ocorreu na votação de sábado para escolher o presidente, não é novidade. Há 18 anos, Antônio Carlos Magalhães quebrou o sigilo do painel eletrônico e foi obrigado a renunciar.

Enquanto estabelecimentos comerciais de algumas capitais basileiras discutem o uso ou não de canudinhos, um supermercado na Inglaterra decidiu remover o plástico de embalagens dos mais de 1,7
mil produtos à disposição nas prateleiras.

Movimento de rotação: surgem sinais de que a vida pública brasileira começa a deixar a zona sombria da inépcia e das veleidades.

Mais do que bem-vindas as iniciativas apresentadas para a área de segurança pública. O endurecimento das penas, porém, são apenas parte da solução. A população tem que sentir a presença da polícia nas ruas. A sensação de segurança é quase tão importante como a segurança em si.

DE RELANCE

A lama é da Vale
O protesto não é meu, é de Chico Alencar, no Jornal do Brasil. Mas poderá ser de qualquer brasileiro revoltado com a tragédia de Brumadinho: “O pai tá demorando demais. Ele nunca trabalhou tanto... – reclamou o menininho à sua mãe. Esse pai (funcionário terceirizado da Vale) nunca mais voltará, como outros 347 mortos e desaparecidos com o rompimento da barragem 1 da Mina do Feijão. Para além dos números, cada um que foi soterrado tinha uma história de vida, expectativas, sonhos. Cada um deixa saudade, perplexidade, imensa dor em milhares, a começar pelos seus parentes e amigos. Para sempre.”

A lama é da Vale 2
“Lama pode ser a argila que gera tijolo, telha, casa, pode ser matéria orgânica fértil. Lama é também o mamífero camelídio, mais conhecido como lhama. Lama é sacerdote budista no Tibete. Lama virtuosa, que não faz mal. A lama de que falamos agora é tragicamente outra: mortal, tóxica, poluente. Devastadora. Criação do homem associado em empresa e movido a ânsia de lucro. Lama é também, no sentido figurado, “caráter daquilo que degrada, envergonha; ação vil, baixeza” – ensina mestre Houaiss”.

A lama é da Vale 3
“A lama não é de Brumadinho nem do Córrego do Feijão, é da Vale. Como não foi de Mariana, Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, e sim da Samarco/Vale/BHP Billiton. Não se pode estigmatizar cidades e povoados. O tsunami da lama destruidora que engoliu prédios, plantações, vagões, carros, ponte, gado e gente, muita gente, não foi acidente: foi crime. E todo crime tem seus responsáveis. Encontrá-los não é difícil, pois eles já tinham praticado ação semelhante há três anos e três meses antes do horror do 25 de janeiro de 2019. Na mesma Minas do corpo secularmente espoliado”.

A lama é da Vale 4
“(…) Enquanto os do poder seguem com os mesmos (ul)trajes de sempre, Leidiane e Neiriane, filhas de Paula, arrumadeira da destruída Pousada Nova Estância, repetem o clamor pungente de um povo secularmente deserdado: “minha mãe, minha mãe! Onde está a nossa mãe?Ela está sozinha nessa lama. Não nos dão informação. Estamos no desespero”. Essa lama degradante e vil não pode continuar a escorrer.

Horas na fila
O setor de protocolo da Câmara dos Deputados, anteontem, registrou desde cedo fila com dezenas de deputados e assessores tendo projetos na mão. Muitos deles novatos e antigos da bancada do Maranhão. O recebimento oficial só foi iniciado às 15h30min. Suas Excelências são pródigas na apresentação de propostas, o que justifica a denominação de país das leis. Aplicá-las são outros 500.

Não fogem mais
Em nenhum outro começo de legislatura foi manifestada, de forma tão clara, a intenção de levar à frente as reformas. Foi o que ocorreu esta semana durante a sessão conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados. Consequência da maior taxa de renovação do Congresso Nacional desde a Constituinte. Prova também de que a crise chegou ao limite e tergiversar não é mais a saída.

Está comprovado
Até a Moddy’s, agência internacional de classificação de risco de crédito, identificou o pagamento de benefícios generosos, contribuições pequenas e idade média baixa para se aposentar como fatores que pressionam a sustentabilidade dos sistemas previdenciários no Brasil.

Alterando o “excludente de ilicitude”
Uma mudança no Código Penal para o chamado “excludente de ilicitude”, que permite que o policial que age para prevenir agressão ou risco de agressão a reféns seja considerado como se atuando em legítima defesa. Pela lei atual, o policial deve aguardar uma ameaça concreta ou o início do crime para então reagir.

No reino da fraude
Desde 1998 foram realizadas, na Venezuela, cinco eleições presidenciais, quatro parlamentares, seis regionais, quatro eleições municipais, quatro referendos constitucionais e um plebiscito nacional. Todas sob pressão das baionetas. Não adianta só votar. É preciso conferir as condições em que isso se dá.

Para escrever na pedra:
“Um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente... e não a gente a ele!” Do poeta gaúcho Mario Quintana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.