Desaforo

Crise em Paço do Lumiar: secretário ataca professores

Paulo Roberto Barroso Soares afirmou que professores da rede municipal “enrolam as crianças em sala de aula”; professores reagem com vaias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Paulo Roberto Barroso com o prefeito Dutra: crise com professores
Paulo Roberto Barroso com o prefeito Dutra: crise com professores (Domingos Dutra)

O secretário municipal de Educação de Paço do Lumiar, Paulo Roberto Barroso Soares, atacou professores da rede pública municipal, durante a abertura da Semana Pedagógica, e afirmou que os docentes apenas “enrolam as crianças em sala de aula”.
O destempero do auxiliar de primeiro escalão do prefeito Domingos Dutra (PCdoB) ocorreu na segunda-feira, em meio a uma crise instalada entre os professores e a gestão comunista, que esbarra na discussão de aumento da carga horária dos docentes em sala de aula.
Na ocasião do desaforo do secretário, estudantes e pais participavam do evento. Professores reagiram com vaias a Paulo Roberto.
“Dialoguei com o Ministério Público desta cidade, dialoguei com a Procuradoria-Geral de Justiça e eles têm clareza em definir que, primeiro: se cumpra a jornada para qual o cidadão ou a cidadã foram concursados. Segundo: que não se admite professor chegar 7h30, sair 11h30, dar apenas cinco aulas de 44 minutos ganhando por hora-aula. Porque a jornada hoje, entrando às 7h30, saindo às 11h30, com 20 minutos de intervalo, qualquer matemático leigo vai saber que isso só dá 44 minutos. Eu vou falar para a sociedade luminense, vamos deixar isso público, que eles estão enrolando as crianças”, disse.
O secretário prosseguiu e tentou rotular os professores. Para ele, nenhum dos educadores que se manifestavam na oportunidade, dispõe de “postura” para lecionar. Ele chegou a fazer referência aos estudantes que estavam no evento.
“Eles precisam cumprir com as suas obrigações. E esse tipo de molecagem não me atinge, demonstram para vocês, crianças que estão aqui, que tipo de educadores eles são. Pessoas que não têm postura para estar na sala de aula”, disparou.

Repúdio
O Movimento de Valorização dos Servidores da Educação de Paço do Lumiar (Mo.Va.Se), que defende os educadores, repudiou a postura do secretário.
O professor Peterson Miranda, que integra o movimento, lamentou o episódio. “Só mostra a intransigência, o autoritarismo do secretário de Educação, Paulo Ro­berto Soares. Infelizmente, ele tem tomando esse tipo de atitude conosco, inclusive tem esse vídeo em que fica clara a forma como ele trata os professores de Paço do Lumiar. Infelizmente, é esse o nível de gestor municipal que a gente tem. Uma pessoa que usa esse tipo de linguajar com educadores tem que, minimamente, pedir a própria exoneração do cargo”, disse.
O professor Wagner Aquino também lamentou o episódio. Ele afirmou que espera uma postura de diálogo por parte da gestão municipal, para que o ano letivo escolar não seja prejudicado.
A categoria vai se reunir na próxima terça-feira na sede do Sinproesemma para uma assembleia geral que vai deliberar sobre uma possível greve. Os professores devem migrar do Mo.Va.Se para o sindicato, para ter amparo jurídico nas discussões.

Transferências

Professores da rede municipal de ensino de Paço do Lumiar também denunciaram a transferência de servidores para outras escolas ou postos de trabalho. O ato, segundo o movimento, é ilegal e se instala como uma espécie de retaliação da Prefeitura contra os educadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.