Ato público

Dia Municipal da Poesia é celebrado em São Luís

Poetas e cantores celebraram na Deodoro; no próximo ano, evento vai ocorrer em escolas

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Dia Municipal da Poesia foi celebrado no sábado
Dia Municipal da Poesia foi celebrado no sábado (dia municipal da poesia)

SÃO LUÍS- As atividades da programação de celebração em homenagem ao Dia Municipal da Poesia (2 de fevereiro) do próximo ano vai ser estendida também para as escolas da Ilha. No último sábado, poetas, escritores e admiradores da poesia estiveram no novo Complexo Deodoro, no centro, onde declaram poesias e cantaram músicas em saudação a capital maranhense para marcar o Dia da Poesia. Esta data coincide com o aniversário do poeta Bandeira Tribuzi e foi criada por meio da Lei 6.394, de autoria do vereador e radialista Marcial Lima.

“A programação do evento deste ano ficou concentrada apenas na Deodoro, mas, no próximo ano deve se estender também para as escolas da capital”, declarou Eloy Melônio, um dos coordenadores do evento. Ele ainda informou que o objetivo desse ato público é tornar oficial e mostrar para o público que há na cidade o Dia da Poesia. Já, essa atividade é uma iniciativa de poetas ligados à Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), em associação com o vereador Marcial Lima, e do Clube dos Poetas.

Marcial Lima disse que São Luís é considerada como Atenas Brasileira e não tinha na cidade um dia oficial da poesia, então, o projeto de lei foi elaborado e aprovado de forma unânime na Câmara Municipal como também sancionado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior. “Evento desse tipo proporciona conhecimento para a população e abre espaço para os nossos poetas. Somos berço de muitas expressões da poesia no país. Este ato deve ocorrer anualmente”, afirmou o vereador.

Evento
O evento teve início em frente ao busto do poeta Bandeira Tribuzi com “Louvação a São Luís” cantada por Gerude. Logo após, a cantora Carol Cunha também fez a sua apresentação na praça. Também tiveram declamação de poesias feitas por populares e poetas.

O professor de Português, Paulo de Tarso Pautar, que é neto do poeta José Nascimento de Moraes, disse que todo os dias é da poesia, mas isso deveria ser concretizado. “A poesia deve passar do abstrato para o concreto”, declarou Pautar.

Márcia Pereira, funcionária pública, levou o filho Lucas, de 8 anos, para participar desse ato público. “A população somente ganhar como evento desse tipo, principalmente, conhecimento cultural”, disse a funcionária pública.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.