CARNAVAL 2019

Circuito oficial do Pré-Carnaval anima foliões em São Luís

Vários pontos do Centro Histórico receberam cortejo de blocos; trânsito precisou ser alterado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

SÃO LUÍS – O fim de semana foi marcado pela abertura do circuito oficial do Pré-Carnaval 2019 de São Luís, que levou milhares de pessoas às ruas e avenidas, que tiveram o trânsito alterado para comportar a passagem dos tradicionais blocos, que agitaram a multidão. Nem mesmo a chuva que ocorreu durante todo o dia impediu que os foliões brincassem uma das temporadas festivas mais esperadas da capital. No Centro da cidade, cerca de cinco blocos fizeram a festa que adentrou a noite – iluminada ao brilho das fantasias e do glitter.

Uma das avenidas que ficou fechada para o tráfego de veículos no sábado foi a Beira-Mar, a qual recebeu o circuito do bloco “Só Safados”, com percurso entre a Praça Maria Aragão e o entorno do prédio da Reffsa. O bloco é considerado, pelos brincantes, um dos mais animados do Carnaval nos últimos anos da Grande Ilha. Composto pelo público jovem, o empurra-empurra agitou a multidão, que tirou o pé do chão ao som do trio elétrico que puxou o bloco.

“Tem sido um dos melhores blocos dos últimos anos, e sempre que é carnaval, eu estou no meio, participando. É sempre um excelente momento para a gente esquecer da rotina cansativa, do dia a dia de trabalho”, frisou a universitária Carolina Vieira. “Quando foi confirmado que ia ter, logo eu pensei na fantasia, porque é um dos blocos e um dos carnavais que a gente pode ser quem a gente é ou quer ser. Quando o carnaval começar, em março, vai ser muito melhor”, completou a auxiliar administrativa Alessandra Sousa, que se fantasiou de bailarina para curtir o circuito.

Ao som do Samba

A Praça dos Catraieiros, na região da Praia Grande, no Centro Histórico, recebeu no sábado, o “Bloco da Imprensa”, que anima a população de São Luís há anos. Com apresentações carnavalescas, embalado pelo som do samba de raiz, acompanhado de um conjunto de brincantes assíduos do bloco e o fervor da temporada, foi difícil ficar parado. “A cultura maranhense é maravilhosa e o carnaval, então, uma ótima oportunidade para a gente se divertir. Mesmo com a chuva eu vim participar, dançar e me divertir”, destacou a funcionária pública Maria Vitória Santos.

Para os organizadores, o Bloco da Imprensa deste ano, mais que nunca, comemora a diversidade do Carnaval, e segue com seu principal objetivo, o de fazer a alegria dos foliões. “O bloco da Imprensa é para todos, é para que as pessoas se divirtam. É o carnaval das cores, sem distinção entre quem usa azul ou rosa”, expressou um dos organizadores, Célio Sérgio, fazendo analogia ao discurso da ministra da pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

Ainda no Centro Histórico

Outro ponto que recebeu grande público no primeiro dia do circuito do Pré-Carnaval da Ilha, foi a Fonte do Ribeirão, no Centro Histórico. A concentração no local foi organizada pelo “Bloco da Bandida”, que compõe o a festa momesca da capital maranhense há quase duas décadas. No repertório, canções marcadas pelos antigos carnavais, marchinhas e outros ritmos. O bloco realizou cortejo pelas ruas do centro histórico, como realiza todos os anos, tradicionalmente, fazendo a alegria não só de quem o acompanhou, mas, também, de quem estava pelo caminho cortejado.

Na Madre Deus

Um dos pontos mais bem frequentados e que faz história em todas as edições do carnaval de São Luís, o bairro Madre Deus, na região central, também recebeu foliões no domingo (03) que animaram a largada do circuito de pré-carnaval. Com programação alternativa, que permeia entre o tradicional histórico do carnaval da capital e até apresentação de escolas de samba. Os locais que abrigaram a programação deste primeiro dia das festas carnavalescas foi o Beco do Gavião e o Largo do Caroçudo, com apresentações do grupo Filhos de Iaiá, Bloco Tradicional da Apae, Beatos do Samba, Escola de Samba Império Serrano, Tirando Onda, Filhos da Terra, Patota do Samba, Grupo Apoteose. Neste mês, a festa no bairro de mais de três séculos de história, acontecerá todos os domingos.

Alteração no trânsito

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a alteração no trânsito garante tanto espaço para a realização dos eventos realizados por blocos carnavalescos, quanto a manutenção do serviço de transporte coletivo no Centro da cidade durante o período, no qual milhares de pessoas, durante os próximos dias 9, 16 e 23 de fevereiro, receberá milhares de pessoas no carnaval da região do Centro Histórico. “Agentes da SMTT atuarão na área a fim de orientar melhor os condutores”, enfatizou Canindé Barros.

Aos sábados, serão alteradas as rotas dos ônibus que descem para a Praça Maria Aragão utilizando a Rua Rio Branco, com destino ao São Francisco ou ao Terminal da Praia Grande. Nos locais, também não será permitido o tráfego de veículos.

Com a alteração, os ônibus e demais veículos que, após passarem pela Deodoro, desciam a Rua Rio Branco serão direcionados à Avenida Gomes de Castro e deverão fazer o retorno na Embratel em direção ao Parque do Bom Menino pela Avenida Alexandre de Moura. Para chegar ao Terminal da Praia Grande, na Avenida Beira-Mar, os condutores deverão seguir pela Avenida Senador Vitorino Freire, na Areinha, em direção ao Ceprama e à rotatória da Fonte do Bispo, na área do Anel Viário.

Para seguir em direção ao São Francisco, os condutores devem pegar a Avenida Beira-Mar, pelo Viva Cidadão, de onde serão direcionados pelos agentes para a Ponte do São Francisco, considerando que a área da Reffsa estará interditada. Já o acesso à Ponte Bandeira Tribuzzi será realizado pelo Anel Viário.

Segurança

A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) informou que nos dois primeiros dias de Pré-Carnaval, ocorridos nesta sexta-feira e sábado (01 e 02), não houve registro de ocorrências graves nos circuitos carnavalescos como Praia Grande, Madre Deus, Av. Beira Mar e demais programações do Centro Histórico. Ainda segundo a PMMA, a segurança segue reforçada, principalmente, pelo 9° BPM e Batalhão de Policiamento Militar Turístico (BPTur), com policiais realizando o patrulhamento a pé, em viaturas, motocicletas e por meio da cavalaria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.