Qualificação profissional

Senac encaminhou mais de 3 mil alunos ao mercado no estado

Dados do balanço do Banco de Oportunidades do Senac no Maranhão reforçam a importância da qualificação profissional na redução dos índices de desemprego e crescimento na geração de renda da população do estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Aluno do curso de gastronomia tem todo o acompanhamento técnico, tornando-se um profissional totalmente preparado para o mercado
Aluno do curso de gastronomia tem todo o acompanhamento técnico, tornando-se um profissional totalmente preparado para o mercado (senac)

O Senac no Maranhão, por meio do Banco de Oportunidades, tem direcionado ex-alunos, muitas vezes, à sua primeira experiência profissional. E como resultado des­se trabalho, a instituição comemora o encaminhamento de mais 3.000 alunos para o mundo do trabalho para um quantitativo de mais de 1.200 vagas disponibilizadas somente em 2018.
“Em 2018, recebemos 1.212 va­gas para contratação de profissionais formados pelo Senac, tanto para emprego como para aprendiz, das quais 458 vagas foram ocupadas pelos nossos egressos, ou seja, 37% das vagas ofertadas pelas empresas. Esses dados revelam um ano de bom desempenho e crescimento da procura pelos profissionais qualificados na instituição. Registramos o aumento de vagas de trabalho nas áreas de Gastronomia, Beleza, Gestão e Comércio”, revelou a coordenadora do Banco e Oportunidades, Rosângela Martins.
Segundo o que consta em registro, foram mais de 160 vagas destinadas para contratação de garçom, 127 vagas para cozinheiro e 113 oportunidades para contratação de vendedor. A partir desses números, o segmento de Hospitalidade, em relação aos demais, aponta um cenário bastante otimista, apresentando um total de 400 vagas voltadas apenas para essa área.
Esse panorama permitiu que diversos ex-alunos ingressassem em várias empresas parceiras. É o que conta o egresso do curso de Garçom, formado pelo Senac, Eduardo Cardoso Gonçalves, que trabalha na mesma empresa de seus colegas de turma. “É muito importante dividirmos os espaços do mundo do trabalho com colegas de turmas ou, até mesmo, com aqueles que não estavam na mes­ma sala, mas eram da mesma instituição. Hoje partilhamos experiências do que aprendemos em sala e aplicamos em no nosso dia a dia”, pontuou.
Programação de cursos
Experiências como a de Eduardo Cardoso revelam um retrato de diversos ex-alunos do Senac. Ao longo do tempo, muitas histórias como essa puderam ser registradas e comemoradas pela instituição e, claro, por todos os que apostaram no ensino de qualidade. Tendo em vista a continuidade em entregar ao mundo do trabalho profissionais com as linhas formativas do Senac, a programação de cursos 2019 já está disponível para matrículas.
Este ano, traz uma novidade o curso de Técnico em Óptica. Já na área da saúde, o curso de Técnico em Enfermagem traz tudo de mais inovador para os futuros profissionais. Além dos cursos técnicos em São Luís, os interessados poderão se matricular em turmas nas áreas de beleza, gastronomia, tecnologia da informação, comunicação, gestão e negócios, moda e muitas outras.
Para acompanhar toda a programação de cursos do primeiro trimestre de 2019, basta acessar o site www.ma.senac.br ou entrar em contato com telefone/whatsapp (98) 3198-1515 (São Luís). Além da capital maranhense, a programação se­gue disponível também nos municípios de Imperatriz, Caxias, Bacabal, Santa Inês, Balsas e Timon.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.