Investigação

PRF vai investigar acidente que matou cinco pessoas na BR-402

A princípio, a informação era de que a colisão de uma van com um caminhão havia matado oito pessoas, mas A PRF foi confirmou mais tarde, cinco mortos e 11 feridos

Ismael Araújo

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Moradores ajudaram na retirada das vítimas das ferragens da van que colidiu com um caminhão
Moradores ajudaram na retirada das vítimas das ferragens da van que colidiu com um caminhão (Acidente)

SÃO LUÍS - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está investigando as causas do acidente ocorrido na tarde de quinta-feira, 31, na BR-402, povoado Arrudinha, entre as cidades de Morros e Humberto de Campos. A princípio, a PRF acredita que o excesso de velocidade, ultrapassagem indevida e possível embriaguez ao volante contribuíram para a tragédia que resultou na morte de cinco pessoas e deixou ainda 11 feridos.

“A ultrapassagem indevida, excesso de velocidade e possivelmente embriaguez podem ter sido os fatores que contribuíram para esse acidente. Existe a informação de que alguns passageiros da van não estavam usando cinto de segurança”, disse Antônio Noberto, assessor de comunicação da PRF. Ele informou que havia 14 pessoas na van e duas no caminhão. A van vinha no sentido Barreirinhas a São Luís.

O motorista desse veículo, ao tentar fazer uma ultrapassagem nas proximidades de uma curva, colidiu de frente com o caminhão. No momento do acidente chovia bastante. Os veículos ficaram destruídos e os moradores acionaram a polícia.

Ainda de acordo com Noberto, moradores e até mesmo socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) disseram aos policiais rodoviários federais que existe a possibilidade de o condutor da van ter ingerido bebida alcoólica, mas, o Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito (BAT) estará disponível em sete dias. “O BAT, que informa as causas do acidente, é utilizado para os familiares das vítimas dar entrada no seguro DPVAT”, explicou Noberto.

Mortos

Os corpos das vítimas foram removidos para o Instituto Médico Legal (IML), em São Luís, e identificados como Carlos Alberto Diniz Filho, Milton Cardoso Sousa Filho, Maria Bárbara Lopes Magalhães, Tarciane Leite e Tatiane Leite Diniz.

Amigos e parentes das vítimas foram na manhã desta sexta-feira, 1º, até o IML para resolverem os transmites da liberação dos corpos. Heraldo Campos, amigo da família, disse que Maria Bárbara, que residia em Brasília com o seu esposo, Milton Cardoso, era funcionária do Conselho Federal de Contabilidade, na capital do país.

Ele informou, ainda, que ainda na tarde de ontem os corpos do casal seriam transladados para o Distrito Federal onde vai ocorrer o sepultamento. “Eles vieram passar as férias na Ilha, e acabaram essa tragédia”, lamentou Heraldo Campos.

Já o pastor da Assembleia de Deus, identificado apenas como Roque, informou que as outras vítimas residem na Cidade Operária e o velório ocorreria na sede da igreja, naquele bairro. “Tatiane Leite era evangélica de um templo da área da Cidade Operária”, disse ele.

Feridos

Noberto informou que, além dos mortos, 11 pessoas ficaram feridas, endo nove passageiros da van e duas do caminhão. Desses, seis vieram para o Hospital Municipal Socorrão II, em São Luís e as outras vítimas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Morros.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de São Luís informou nesta sexta-feira, por meio de nota, que a paciente Selma Cristina Magalhães, uma das vítimas desse acidente, sofreu fratura exposta no braço direito e se submeteu a procedimento cirúrgico no Socorrão II.

Também nesse hospital estava na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Jailson Oliveira da Silva, motorista do caminhão, que sofreu traumatismo craniano e foi transferido para o Socorrão I, no centro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.