Desenvolvimento

Barreirinhas traça metas para qualificação do setor turístico

Prefeito Albérico Filho reuniu primeiro escalão do Executivo para o estabelecimentos de metas e estratégias conjuntas envolvendo as secretarias municipais, a serem executadas em diversos pontos, por toda a cidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Prefeito Albérico Filho, ao lado do consultor Airton Abreu, afirma que município está buscando desenvolver ainda mais o turismo local
Prefeito Albérico Filho, ao lado do consultor Airton Abreu, afirma que município está buscando desenvolver ainda mais o turismo local (barreirinhas)

Destino de turistas do Brasil e do mundo, a cidade de Barreirinhas, no interior do Maranhão, distante 254 km de São Luís, é um dos roteiros turísticos mais procurados de quem deseja visitar os Lençóis Maranhenses. Visando potencializar ainda mais o setor turístico na região, o prefeito Albérico Filho reuniu, nesta quinta-feira, 31, o primeiro escalão do Executivo a fim de traçar metas e estratégias conjuntas entre as secretarias municipais, a serem executadas em diversos pontos, por toda a cidade.
“Estamos buscando qualificação na gestão com estratégias que resultem em um melhor aproveitamento do nosso potencial turístico. Já implantamos diversas ações, entre elas o Voucher Digital, e estamos agora aprimorando nossos esforços e buscando oferecer um turismo ainda com mais qualidade e assim também proporcionar mais qualidade vida à nossa população, que é nosso maior bem”, frisou o prefeito de Barreirinhas, Albérico Filho.
Em 2018, foram contabilizados mais de 126 mil turistas que visitaram os Lençóis Maranhenses, de acordo com dados do Voucher Digital, ferramenta online que monitora o acesso de turistas ao Parque Nacional. A ferramenta foi premiada em nível estadual e nacional como inovadora no setor turístico. Entre os destinos procurados estão Lagoa Azul, Lagoa Bonita, Praia de Caburé e os pequenos lençóis maranhenses.

Ações
O consultor em Turismo, Airton Abreu, responsável pela assessoria durante a reunião, lembrou a importância de ações integradas em todas as secretarias municipais para que Barreirinhas atenda com dinamismo a sociedade em suas necessidades de cidadão.
Como parte dos trabalhos, foi elaborado um Diagnóstico Emergencial com base no binômio Desenvolver - Promover. “Nesse primeiro momento será feito um diagnóstico com indicativo de solução para o prefeito com o objetivo melhorar a qualidade do turismo no município de Barreirinhas. Para atingir esse primeiro objetivo é necessário conscientizar e integrar todas as secretarias municipais porque, cada uma, em sua particularidade, terá uma ação a ser desenvolvida”, explicou Airton Abreu.
As ações serão embasadas em uma política especial com estratégias bem definidas com integração entre órgãos administrativos para solução imediata dos principais problemas que afligem o setor turístico na cidade de Barreirinhas. A atuação será concentrada nas áreas de segurança, iluminação pública, saúde, esporte, cultura, urbanismo, agricultura, transporte, paisagismo, obras, comunicação, vigilância sanitária, planejamento e fazenda.
“É notório que o prefeito de Barreirinhas já demonstrou ser um gestor preocupado com todas as problemáticas do município. Com a execução dessas ações que estão sendo planejadas, os serviços turísticos serão bem mais qualificados”, concluiu o consultor de Turismo. Outras reuniões foram agendadas, a fim de que os projetos finais sejam apresentados e colocados em prática.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.