Artigo

Barragem de Brumadinho: solidariedade e governabilidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

O mundo assistiu estarrecido a descida da lama devastadora do Complexo de Feijão, em Brumadinho. M. Gerais. Muito se viu de solidariedade e pouco de governabilidade depois do acidente da Mineradora Samarco, em Mariana. Restou apenas a lembrança dos dias felizes que pessoas passaram lá. O resto foi o vale que deixou de existir, nivelado pelos rejeitos de ferro da Vale.

A solidariedade é um sentimento presente nos tempos atuais, ultrapassando até as fronteiras nacionais. É um terreno que em Sociologia

já assumiu forma e presença na vida moderna, como é o caso da solidariedade social tão comum. A solidariedade vem sempre carregada de padecimento com o sofrimento dos outros, seja moralmente falando, através da assistência moral, ou materialmente, como ocorre nas grandes tragédias. Numa ação solidária existe mutualidade de interesses e objetivos e ligações recíprocas. Nesse tipo de ação, instalam-se compromissos e uma rede de relações fica estabelecida, garantindo e assegurando a coesão social.

A solidariedade humana promove os direitos humanos e ajuda a vencer a pobreza daqueles que não têm ou tudo que tinham perderam. Ela é uma resposta às necessidades humanas, aos sonhos perdidos, enfim, refaz a aventura do ser humano em buscar incessantemente a felicidade.

Para Albert Camus, escritor, romancista dramaturgo e filósofo francês do século XIX, ou somos solidários ou somos solitários. Quando somos solidários, pensamos nos outros, ajudamos as pessoas a superar suas dificuldades. Estamos vinculados ao social, e nosso olhar sobre o mundo é outro. Ao contrário, se optamos pela solidão, por conseguinte, somos solitários, afastamo-nos dos compromissos sociais e distanciamo-nos da comunhão de esperanças que circula no mundo. A nossa capacidade de troca diminui e evapora-se, desaparece a nossa relação como contribuinte para solução dos problemas que afligem o planeta terra.

Navegabilidade nacional é um sistema que permite à nação construir seu próprio projeto de crescimento. Um projeto de navegabilidade nacional precisa ter objetivos definidos politicamente, métodos claros e adequação no tempo e no espaço. A navegabilidade só será facilitada quando os governantes compreenderem verdadeiramente os anseios da população. Outro importante fator para a navegabilidade é a capacidade de os governantes estarem abertos para novas informações, a partir de uma compreensão global do mundo. É fundamental, também, a busca por um modelo holístico de governabilidade em que todos os nacionais possam se realizar como cidadãos.

A navegabilidade do governo brasileiro tem sido baseada no equilíbrio das contas públicas com o menor custo social, no entanto ela vai muito além disso. Não basta o ajuste fiscal pretendido. São necessárias abertura econômica, a realização de reformas estruturais como a política e a fiscal, bem como outras medidas de estímulo à exportação e ao crescimento do país.

Não haverá navegabilidade nacional se não houver, ainda, planejamento, que muito tem a ver com gestão estratégica, em que o processo de transformação motive todos que diretamente possam contribuir com o crescimento da nação.

Inovando-se, não se pretende reduzir ou minimizar a capacidade de sonhar, mas sim conjugar esta capacidade com a vontade de transformar os sonhos em realidade, mesmo que para isso se tenha que reinventar uma nova instituição ou novas vontades. Os governos precisam ser mais comprometidos com a segurança da população. Que a tragédia de Mariana e de Brumadinho não se repitam. O Brasil precisa de um novo modelo de desenvolvimento, em que possamos melhor conhecer os problemas do Estado e lutar pela redução da pobreza brasileira.

Aldy Mello

Ex-reitor da UFMA e do CEUMA, membro fundador da ALL e membro efetivo do IHGM

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.