COLUNA

Sem acordo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

Faltando um dia para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a oposição vem protagonizando uma disputa por um dos cargos. Os emedebistas Arnaldo Melo e Roberto Costa ainda não chegaram a um consenso sobre quem deverá ocupar a 4ª vice-presidência da Casa, único espaço destinado à oposição.
Arnaldo Melo tenta se viabilizar dentro da oposição, que tem ainda Adriano Sarney (PV) e César Pires (PV). O outro membro do PV, Rigo Teles, está mais próximo de Roberto Costa, que tenta junto aos governistas conseguir este espaço.
O fato de os dois deputados do PV preferirem Arnaldo Melo é em decorrência da postura de Roberto Costa na legislatura que se encerra hoje. Por quatro anos, Costa votou a favor de propostas do governo Flávio Dino, mesmo com toda a oposição batendo de frente.
Então, para os oposicionistas, com Roberto Costa, a base governistas estaria confortável na Mesa Diretora da Casa. Além disso, o deputado evoca uma situação que ocorreu na legislatura que se iniciou em 2015 e envolve a filha de Arnaldo, Nina Melo. Segundo Costa, ele abriu mão de uma vaga na Mesa Diretora para dar espaço para a deputada.
Mesmo assim, Arnaldo Melo não pensa em abrir mão do espaço devido a isso e assim o consenso vai ficando longe de existir.
Caso não cheguem a um consenso, os emedebistas vão para a votação somente deste cargo. O presidente Othelino Neto ainda tenta um acerto para que a chapa, na eleição de amanhã, seja aclamada sem qualquer aresta.

Reunião
Uma prova de que o presidente da Assembleia Legislativa tenta o consenso foi a reunião de ontem que teve com os deputados Arnaldo Melo, Adriano Sarney e César Pires.
Os parlamentares conversaram sobre a vaga na Mesa Diretora para assim chegar a um acordo para evitar que a disputa não vá para o plenário acerca da escolha do 4º vice-presidente.
Por enquanto, não há sinais de que o impasse será resolvido, já que Roberto Costa garante que não abre mão da vaga na Mesa da Assembleia.

Apoios
Se Arnaldo Melo for para a disputa voto a voto, o mais provável é que ele perca, já que Roberto Costa tem preferência de membros da base governista.
É devido a isso que o deputado reeleito não quer abrir mão da vaga para o correligionário, que já foi presidente da Assembleia por duas vezes e governador por um mês.
Mas é bom que fique claro: Arnaldo Melo também tem buscado apoio de governistas para garantir espaço. Só não tem dado muito certo.

Inspeção
Os vereadores de São Luís inspecionarão hoje a barragem de resíduos de bauxita da Alumar. A intenção é saber se há riscos de desastres como o corrido em Brumadinho, Minas Gerais.
Antes dos parlamentares da capital, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente foi até a empresa e também fez uma fiscalização. O resultado foi que não há qualquer risco que possa levar a desastres.
A fiscalização da Semma não invalida a ida dos vereadores à Alumar. Quanto mais verificação, melhor.

Ano agitado
E a Câmara Municipal de São Luís já se prepara para as comemorações dos 400 anos da Casa. Mas o ano festivo não afastará temas polêmicos, que serão debatidos a partir do dia 4, quando voltarão os trabalhos.
“Escola Sem Partido”, Plano Diretor e o antigo projeto de legalização de aplicativos de transporte como o Uber.
Além disso, este ano é pré-eleitoral, e os vereadores vão intensificar as negociações para garantir condições para serem reeleitos.

Sem previsão
Ainda é aguardada a posição da Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre o seletivo para diretores de unidade de saúde do Estado.
O seletivo foi suspenso devido a uma tentativa de fraude, segundo informou o titular da SES, Carlos Lula, e “em breve” seria retomado. Por enquanto, não há sinais nesse sentido.
Os diretores das unidades hospitalares continuam sendo escolhidos pelo secretário e também por padrinhos políticos.

Sem explicação
A assessoria de comunicação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) negou informação a O Estado a respeito da súmula nº 13 do STF.
O corregedor do CNMP, Orlando Rochadel Moreira, não levou em consideração na sua decisão que arquivou denúncia contra o chefe do MP do Maranhão, Luiz Gonzaga Coelho, por nepotismo, o que determina a súmula.
O Estado quis saber os motivos, mas a assessoria se limitou a dizer que tudo o que deveria ser explicado foi feito na decisão.

DE OLHO

R$ 15,3 bilhões é o valor atualizado de gastos do governo Flávio Dino, em 2018. Pelos dados da Transparência, este foi o ano em que o governo mais gastou.

E MAIS

• O governador Flávio Dino manteve a polêmica em torno do pedido do ex-presidente Lula para ser liberado para ir ao velório do irmão mais velho, Vavá.

• O comunista voltou a defender o direito do petista. O problema é que o governador teve que encarar as mais diversas críticas devido ao posicionamento a favor do ex-presidente.

• Esta não é a primeira vez que Flávio Dino tenta polemizar nas redes sociais sobre assuntos nacionais. Opiniões contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, tem sido a preferência do comunista para chamar atenção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.