Projeto

Prevenção em forma de poesia

Poeta maranhense J.C. Ramos Filho há mais de 20 anos imprime poemas em embalagens de preservativos e os distribui como forma de combater a AIDS

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Uma das embalagens de caminha que integram o projeto do escritor maranhense
Uma das embalagens de caminha que integram o projeto do escritor maranhense (camisinha poética)

SÃO LUÍS - A ideia nasceu em 1997 e de lá até aqui só cresceu. Imprimir pequenos poemas em embalagens de preservativos e, assim, ajudar no combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis e AIDS é o que tem feito o poeta maranhense J.C. Ramos Filho, a partir do projeto “Camisinhas Poéticas”. Há mais de 20 anos radicado na cidade de Itajaí (SC), o analista judiciário tem apresentado seu trabalho no Brasil e também em países da África e Europa.

Com a iniciativa, ele já participou de seminários sobre saúde e educação em diversas cidades do Brasil e também de edições do Fórum Social Mundial realizadas em países europeus e africanos. A última ação de divulgação e fortalecimento do projeto ocorreu no programa das Nações Unidas para o combate à AIDS (UNAIDS).

J.C. Ramos Filho conta que as primeiras camisinhas poéticas surgiram com seu primeiro livro, “Água de cacimba”. “Eu estava me preparando para lançar o livro quando vi a notícia de que Itajaí tinha grande incidência da doença. Comecei a pensar em como eu poderia ajudar a reverter esse quadro. Foi quando surgiu a ideia”, relembra o escritor.

João da Cruz Ramos Filho nasceu em Paço do Lumiar (MA). Morou em São Luís, Fortaleza (CE) e Brasília (DF) e está radicado em Itajaí (SC) desde 1981. É formado em Estudos Sociais e Direito, é membro da Academia Itajaiense de Letras e da Sociedade Escritores de Blumenau. Tem publicados os livros “Água de cacimba” (Papa Livro, 2ª ed., 1999) e “Fragmento essencial” (Litteris, 3ª ed., 2008) – este foi o primeiro livro da história da literatura pré-lançado em embalagens de preservativo masculino. Entre suas iniciativas para a divulgação do projeto está uma campanha destinada a motoristas e passageiros de táxis de Itajaí. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.