Troféu Mirante

Palestra motivacional com o ex-futebolista Bebeto é realizada como prévia do Troféu Mirante Esporte

Evento contou, ainda, com a participação do fisiologista do esporte, Rodrigo Dias, e do jornalista e comentarista esportivo do SportTV, Alex Pussieldi.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

Foi realizado na tarde de quarta-feira (30), uma palestra motivacional promovida pela TV Mirante como meio de divulgação da 14ª edição do Troféu Mirante Esporte, que terá sua cerimônia realizada hoje (31).

O evento levou a atletas maranhenses, professores e presidentes de federações a palavra de um grande atleta de reconhecimento nacional, Bebeto. O famoso ex-futebolista, que atuou na seleção brasileira e protagonizou o popular “gesto de bebê” na comemoração de um gol, integrou um bate-papo que incluiu a participação do público presente. “É importante trazer para o debate o tema esporte e, também, liberdade. A gente tem o dever de ensinar aos novos jovens atletas, desde pequenos, a importância da prática esportiva e reforçar que a educação vem sempre em primeiro lugar”, diz o ex-jogador.

Na programação do evento, duas pequenas palestras foram apresentadas ao público. A primeira teve mediação do fisiologista do esporte, Rodrigo Dias. O pesquisador trouxe a debate um interessante e novo tema: os avanços em genômica para diagnósticos moleculares nos esportes. “Aqui nós trabalhamos com o estudo da genética, cardiologia e fisiologia, para entender melhor sobre o funcionamento da performance física humana. Há diferenças genéticas entre um atleta e um não atleta? Essas são algumas questões que abordamos”, explica o pesquisador.

Rodrigo Dias também falou dos avanços em fisiologia genômica para diagnósticos moleculares, e como a genética está revolucionando a atuação dos profissionais do esporte.

A segunda, mediada pelo jornalista e comentarista esportivo do SportTV, Alex Pussieldi. O jornalista ressaltou a importância da realização de eventos como o Troféu na vida de um atleta. “Já acompanhei de perto a trajetória de diversos atletas, e a realização desse tipo de evento serve para fomentar a importância da prática, além de mostrar como tais iniciativas são capazes de mudar vidas”, conta. Durante meia hora o jornalista pôde mostrar um pouco mais sobre sua carreira, sobre o trabalho de um jornalista esportivo, além de mostrar iniciativas nas quais está envolvido.

Ainda estiveram presentes na palestra motivacional os atletas maranhenses Vamberto, do futebol, Iziane, do basquete, e Ana Paula, do handball.

Inspiração

São 14 anos de Troféu Mirante Esporte. O evento ajuda a valorizar os destaques maranhenses em 27 categorias diferentes. Jovens atletas e professores, em sua maioria independentes, veem o projeto como um degrau a ser alcançado na carreira esportiva.

Assim conta Edmilson Ramalho, professor no Projeto Grupama Maranhense, da cidade de São José de Ribamar. A escolinha, que hoje possui mais de 300 alunos ativos indo aos treinos, já projetou alguns futuros grandes atletas em nível nacional. “É muito difícil conquistar espaço em uma área que é tão concorrida, como o esporte é no Brasil. Mas ainda assim temos o orgulho de dizer que nossa escolinha vem formando bons profissionais. Hoje temos um aluno que está da seleção brasileira sub-17”, diz.

Os jovens alunos presentes no evento com o professor não escondiam a alegria em ter a oportunidade de ver de pertinho um ídolo do futebol, como o Bebeto. “Essas pequenas coisas realizadas em nossa cidade, em nosso estado, são capazes de dar um gás nessas crianças e mudar a vida de muitos deles”, completa o professor.

O Troféu

Considerado o Oscar do esporte maranhense, o Troféu Mirante, realizado pela TV Mirante, premiará hoje (31) concorrentes nas 27 modalidades divulgadas.

A cerimônia de premiação será realizada a partir das 19h, no Teatro Arthur Azevedo. Uma votação popular foi realizada entre os dias 14 a 28 de janeiro, para definir os melhores atletas de cada categoria.

A premiação tem como principal objetivo valorizar e reconhecer o potencial dos atletas maranhenses, despertando o interesse e o envolvimento da comunidade, empresas e do poder público.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.