Prefeitos

Novo presidente exalta unidade após aclamação para a Famem

Erlanio Xavier, prefeito de Igarapé Grande, foi confirmado novo presidente da entidade e destacou apoio que o colega Cleomar Tema, agora presidente de honra, dará ao tratar de pautas em Brasília

OEstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Prefeito Erlanio Xavier assume hoje a presidência da Famem
Prefeito Erlanio Xavier assume hoje a presidência da Famem (Erlanio xavier)

O novo presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Erlanio Xavier (PDT), prefeito de Igarapé Grande, exaltou a unidade dos gestores maranhenses ao ser aclamado para o comando da entidade num consenso com seu adversário, o ex-presidente Cleomar Tema (PSB), prefeito de Tuntum - agora presidente de honra.
Os líderes disputariam o cargo no voto, mas após um acordo intermediado pelo Palácio dos Leões, na véspera da eleição, decidiu-se por candidatura única.
“Com essa união, só quem ganha são os 217 municípios do Maranhão. Os prefeitos e as prefeitas es­tão confiantes de que vamos fazer um grande trabalho com essa união de todos”, destacou.
O pedetista ressaltou, ainda, o acerto para que Cleomar Tema se juntasse à chapa vencedora, como presidente de honra.
Segundo ele, o socialista será importante para a representatividade da Famem em Brasília, onde, com o apoio do deputado Aluisio Mendes (Pode), tem conseguido amplo acesso aos ministros do governo Jair Bolsonaro (PSL).
“Todos se elegerem juntos, somos todos prefeitos, todos passando pelas mesmas dificuldades. Já saímos de uma eleição divididos, isso era ruim pra Federação, ruim para os municípios. Agora estamos todos unidos. Contamos com a experiência do Tema. É importante sempre a gente frisar isso, foi presidente três vezes. Ele vai nos ajudar muito em Brasília”, completou.

Recuo
O recuo de Tema para a garantia da chapa de consenso na Famem ocorreu na terça-feira, 29, após uma reunião conduzida pelo governador Flávio Dino (PCdoB).
Pelo acordo costurado por Dino - que tenta amenizar o desgaste do grupo político em decorrência da virtual vitória do senador eleito Weverton Rocha (PDT), articulador da campanha de Erlanio -, Cleomar Tema será “presidente de honra” da entidade, enquanto o prefeito de Igarapé Grande, o presidente de fato da federação para o biênio 2019/2020.
Também participaram da reunião de “consenso”, realizada na véspera da eleição, o secretário-chefe da Casa Civil e deputado estadual eleito, Marcelo Tavares, e o deputado federal eleito Márcio Jerry (PCdoB).

Mais

O mandato do novo presidente “começa imediatamente”, segundo a assessoria de Comunicação da Famem, que confirma já para esta quinta-feira, 31, o início das atividades de Erlanio Xavier na sede da entidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.