Indústria

Volume de produção na indústria mantém crescimento no MA

Médias e grandes empresas registraram maior crescimento, segundo pesquisa realizada pela Fiema; estudo identificou que o volume da produção

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

[e-s001]A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) divulgou esta semana a Sondagem Industrial do Maranhão referente ao mês de novembro de 2018, resultado de uma pesquisa realizada com empresários industriais maranhenses no período de 3 a 14 de dezembro. O estudo identificou que o volume da produção no mês de novembro de 2018 manteve-se em crescimento, marcando 52,4 pontos. Todavia, a variação em relação a outubro (2,4) foi menos expressiva do que a registrada em relação a setembro (4,4). A utilização da capacidade produtiva das empresas industriais instaladas no Maranhão registrou o mesmo nível de outubro, permanecendo com a marca de 68%. Os estoques diminuíram, e o índice que registra a sua evolução ficou em 47,6 pontos, muito próximo ao patamar de novembro de 2017.

A pesquisa também apontou que as empresas de pequeno porte acusaram recuo na produção em relação a outubro (-2,5) e registraram 50,0 pontos. Por outro lado, as médias e grandes empresas registraram crescimento de 3,6 pontos, atingindo a faixa de 53,6. Concomitantemente, estas apresentaram uma diminuição considerável em seus estoques (-3,6). As empresas de pequeno porte também registraram uma diminuição expressiva, pois o índice de evolução dos estoques sofreu uma redução de 5,0 pontos.

O indicador varia de 0 a 100 pontos. Menor que 50, indica queda, Utilização da Capacidade Instalada (UCI) abaixo do usual, estoque produtos finais abaixo do planejado ou expectativa negativa. Maior que 50 indica aumento, UCI acima do usual, estoque produtos finais acima do planejado ou expectativa positiva.

A Sondagem Industrial do Maranhão é elaborada mensalmente pela Fiema em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Participaram da pesquisa indústrias dos segmentos de Alimentos, Vestuário, Couros, Derivados do petróleo, Biocombustíveis, Química, Limpeza e perfumaria, Plásticos, Minerais não metálicos, Metalurgia, Produtos de metal, Veículos automotores, Móveis, Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.