Recuou

Tema recua e Erlanio Xavier será eleito presidente da Famem hoje

Atual presidente da entidade, Cleomar Tema (PSB) decidiu abrir mão da disputa numa reunião com o então adversário e o governador Flávio Dino (PCdoB), que tenta amenizar desgaste no grupo

Ronaldo Rocha da editoria de Política

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Erlânio, Tema e Dino: “Consenso” veio um dia antes da eleição
Erlânio, Tema e Dino: “Consenso” veio um dia antes da eleição (Famem)

Ronaldo Rocha
Da editoria de Política

O prefeito da cidade de Tuntum e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Cleomar Tema, recuou da disputa de hoje pela reeleição no comando da entidade. O recuo ocorreu durante uma reunião de “consenso” conduzida pelo governador Flávio Dino (PCdoB) e o seu adversário no pleito, Erlanio Xavier (PDT), prefeito de Igarapé Grande.
Pelo acordo costurado por Dino - que tenta amenizar o desgaste do grupo político em decorrência da virtual vitória do senador eleito Weverton Rocha (PDT), articulador da campanha de Erlanio -, Cleomar Tema deve ocupar o posto de “presidente de honra” da entidade, enquanto o prefeito de Igarapé Grande será eleito o presidente de fato da federação para o biênio 2019/2020.
Também participaram da reunião de “consenso”, realizada na tarde de ontem, véspera da eleição, o secretário-chefe da Casa Civil e deputado estadual eleito, Marcelo Tavares (PSB) e o deputado federal eleito, Márcio Jerry (PCdoB).
Com a reviravolta, a eleição da Famem marcada para hoje ocorrerá apenas de forma protocolar. Isso porque Tema deve oficializar a retirada da chapa “A Famem é de Todos”. A chapa de Erlanio: “Humberto Coutinho”, uma homenagem ao ex-presidente da Assembleia Legislativa, morto em fevereiro de 2018, será a única com registro apta a receber votos.

Definhou
A candidatura de Cleomar Tema em busca da reeleição na entidade começou a definhar em outubro do ano passado, quando ele tentou, por duas vezes, antecipar o pleito para permanecer no comando da federação.
Articulado por Weverton Rocha, Erlanio Xavier mobilizou um grupo de dissidentes e conseguiu inviabilizar nas duas ocasiões, a antecipação do pleito.
Depois disso, ele reuniu centenas de prefeitos num grande evento em São Luís, demonstrou força política e assegurou ter 171 prefeitos alinhados ao seu projeto na Famem.
Tema reagiu na semana passada numa entrevista coletiva, afirmou que ainda tinha 105 prefeitos aliados para a disputa e acusou o senador Weverton Rocha de aliciar gestores municipais.
A crise instalada no grupo político do governador Flávio Dino abalou o Palácio dos Leões e fez com que o comunista entrasse no circuito.

Saiba Mais

Eleição

A eleição da Famem ocorrerá das 8h às 17h, na sede da federação, situada na Avenida dos Holandeses, no Calhau. A votação deve ocorrer de forma protocolar, com votação em um único candidato: Erlanio Xavier.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.