COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
PRESENÇA bissexta e festejada pelos numerosos amigos – entre os quais se inclui este Repórter PH – que encontrou segunda-feira no jantar do restaurante Cabana do Sol: o ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Celso Coutinho. Apesar de seus bem vividos 86 anos, continua disposto e saudável. Como política é uma coisa que não sai do sangue, ele distribuía canetas com uma frase sua que ficou nos anais do Poder Legislativo estadual: “Politica não é politicalha”. Na foto, Celso Coutinho entre a reitora da Ufma, Nair Portela, e o escritor Elsior Coutinho
PRESENÇA bissexta e festejada pelos numerosos amigos – entre os quais se inclui este Repórter PH – que encontrou segunda-feira no jantar do restaurante Cabana do Sol: o ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Celso Coutinho. Apesar de seus bem vividos 86 anos, continua disposto e saudável. Como política é uma coisa que não sai do sangue, ele distribuía canetas com uma frase sua que ficou nos anais do Poder Legislativo estadual: “Politica não é politicalha”. Na foto, Celso Coutinho entre a reitora da Ufma, Nair Portela, e o escritor Elsior Coutinho

França Equinocial
O historiador Antônio Noberto da Siva e Leopoldo Vaz ministrarão, nesta quinta-feira, no auditório do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, a palestra “Do Vinhais Velho à Ponta d’Areia: Um reduto que deu início a São Luís”.
Eles farão uma viagem no tempo, pois, como se sabe, entre os séculos XVI e XVII, havia em São Luís um reduto francês cujos integrantes lançaram as bases do que seria a capital da França Equinocial, localizadas entre o Vinhais Velho e a Ponta d’Areia, eixo protegido pelo Forte Sardinha, rebatizado por Alexandre de Moura de Forte de São Francisco.
A palestra, entre outras coisas, revelará as razões do projeto França Equinocial, sendo a cidade de São Luís o legado mais significativo desse empreendimento colonial francês.

Festas para Zeca
No Rio de Janeiro, celebridades marcarão presença na programação festiva em homenagem ao cantor Zeca Pagodinho, que troca de idade dia 4 de fevereiro e celebrará entre amigos no Jockey Club, onde será montado o seu “Quintal de Xerém”.
Radicado no Rio, o empresário maranhense Paulo Ricardo Dias vai abraçar o amigo aniversariante.
Antes, no sábado, dia 2, o cantor que está festejando 60 anos de idade e 35 de carreira, comandará a festa “Samba do Zeca”, com as participações especiais de Mumuzinho, Leandro Sapucahy, Nilze Carvalho e Pretinho da Serrinha.

Morte de Edilson
A gastronomia maranhense de raiz sofreu um duro golpe no último domingo com a morte de Edilson Almeida, 89 anos, criador da Base do Edilson, uma verdadeira lenda dos melhores sabores da cozinha típica desta Capital.
Edilson já estava doente há quase vinte anos, período em que sofreu nada menos do que 14 AVCs.
Nessas duas décadas, seu filho Márcio, o único que herdou os dotes culinários do paí, garantiu a sobrevivência da casa e a mantém funcionando com as mesmas receitas criadas pelo saudoso Edilson.

Eventos sobre gênero
Já têm data o II Encontro Nacional e o IV Seminário de Gênero. Os eventos acontecerão nos dias 18 e 21 de março, na Universidade Federal do Maranhão, com o tema “Dispositivos da sexualidade: prazeres e perigos”. O objetivo é ampliar o debate em torno das noções de gênero e sexualidade.
A programação contará com conferências, apresentações de grupos de trabalhos, mesas-redondas e exibições de filmes e documentários.
A conferência de abertura, intitulada “Sexualidades, prazeres e perigos”, por exemplo, será ministrada por Maria Elvira Díaz Benítez, professora-adjunta no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Posse dos deputados
Desde o início desta semana, a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão está entregando as credenciais para a imprensa que fará a cobertura da posse dos 42 deputados eleitos para o quadriênio 2019/2022. A solenidade acontecerá no Plenário Nagib Haickel. Além da posse, marcada para o dia 1º de fevereiro, às 11h30, em sessão extraordinária, haverá ainda a eleição dos membros da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2019-2020.

Oito anos no ar
No fim de semana, a TV Assembleia do Maranhão completou 8 anos, pois há quase uma década, entrava no ar.
O objetivo é levar aos maranhenses as notícias que são destaques no parlamento, para que todos possam compreender como são tomadas as decisões que mexem com a vida dos cidadãos.
De lá para cá, foi ampliada a grade de programação, com um cardápio variado
de notícias, e os profissionais assumiram
o desafio de exibir, de forma clara e transparente, o trabalho feito pelos deputados. O resultado é uma relação mais próxima com os telespectadores.

Grandes espetáculos
O “Auto da Compadecida”, versão maranhense, é o espetáculo de estreia da programação dos Grandes Espetáculos do Maranhão, uma iniciativa do Teatro Arthur Azevedo, tendo à frente o dinâmico e engajado diretor Celso Brandão.
A montagem será apresentada neste sábado, às 21h, e domingo, às 19h. Trata-se de uma obra consagrada de Ariano Suassuna, adaptada por Gracielle Costa.
A versão maranhense dos personagens
João Grilo e
Chicó está hilária. Eles aprontam todas com os moradores do município de Codó para tentar sobreviver. A comédia dramática ganha diálogos e sotaques típicos do Maranhão.

TRIVIAL VARIADO
O Núcleo de Arte e Educação do Teatro Arthur Azevedo, em 14 anos de existência, bateu recorde de inscrições. Foram mais de 500 candidatos para os cursos de artes infantil e infanto-juvenil. E ontem saiu a lista de inscrições confirmadas.

Inaugurado no ano passado, o Centro de Economia Solidária, localizado no Centro Histórico de São Luís, tem a missão de divulgar não somente o artesanato, mas também produtos de várias regiões do Maranhão. No local, também são oferecidos cursos sobre gestão e outros tipos de oficinas para artesãos.

Quem também tem uma participação no livro “Impressões sobre Nauro Machado” é o procurador Bruno Tomé Fonseca, que, entre outras atividades, integra a Academia Ludovicense de Letras. Bruno tem diversos artigos escritos e públicos e alguns deles revelam a sua admiração pelo grande poeta maranhense.

Nove entre cada dez políticos em Brasília afirmam: a reforma da Previdência é a primeira, a segunda e a terceira prioridade. Mais: não se trata de um problema do governo, mas do País.

Sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e do mundo e maior museu a céu aberto do mundo, o Instituto Inhotim, em Brumadinho, permanecerá fechado até quinta-feira, reabrindo apenas na sexta-feira, 1º de fevereiro.

Em tempo: houve até o receio de que ele também fosse invadido pelos rejeitos da barragem da Mina do Feijão.

Não é por mal. Esses que partidarizam a tragédia de Brumadinho não conseguem ver o mundo de outro jeito, a não ser pelo viés da disputa de poder. Não é maldade. É limitação intelectual mesmo.

O famoso cirurgião plástico Volney Pitombo, que tem entre seus amigos no Maranhão, o médico Pedro Filho Brito, segue para mais um importante congresso. Será palestrante no 53rd The Baker Gordon Symposium, entre os dias sete e nove de fevereiro, em Miami

DE RELANCE

Conluio para o crime
A tragédia de Brumadinho confirma a existência de dois países. Um instalado no andar de cima e coabitado por integrantes do setor público e empresários. Ambos com o mesmo perfil: engravatados e usufruindo do ar condicionado em gabinetes confortáveis. Tecnocratas criam leis com brechas e não fiscalizam, dando oportunidade a que irresponsáveis e sem escrúpulos atinjam o que mais querem, o lucro fácil. A segurança da vida não entra na conta. O sistema de armazenamento de rejeitos de minérios é um exemplo. Mantém-se o mesmo desde o século 19.

Pesadelo sem fim
O outro país, condenado ao andar debaixo, é composto por vítimas. Gente simples, que mora na região da exploração de minérios, e padecentes da negligência. Mais os funcionários da Vale, que também foram soterrados pela avalanche de lama. O que aconteceu há três anos e dois meses em Mariana não serviu para nada. A legislação não foi aperfeiçoada nem a fiscalização se tornou mais presente. Os sobreviventes ainda estão à espera de indenizações, circunstância que agora se repetirá.

Quando vão punir?
Mortes, angústia dos familiares dos desaparecidos e agressões à natureza. Comprometimento por longo tempo de cursos d’água, que servem como fonte de abastecimento, e de áreas de plantações. Obra de canalhas, hipócritas, incompetentes e descompromissados com o bem público, que não podem mais ficar impunes.

Tyrone saiu da disputa
O desembargador Tyrone Silva, atual membro substituto, assume em 26 de fevereiro ncomo membro efetivo do TRE, data em que haveria eleição para presidente e vice-presidente/corregedor, uma vez que o desembargador Ricardo Duailibe deixa a Corte - em razão de fim de biênio, no dia 23 do mesmo mês. No entanto, na sessão ocorrida na manhã de ontem, substituindo o desembargador Cleones Cunha, o desembargador Tyrone Silva anunciou que, quando assumir como membro efetivo, abdica de concorrer ao cargo de presidente. Com o anúncio, fica desde já decidido que o próximo presidente da Corte Eleitoral maranhense será o desembargador Cleones Cunha, cabendo a vice-presidência e corregedoria ao desembargador Tyrone Silva.

Deseducação lamentável
O sol que atrai maranhenses e turistas à orla despede-se diariamente destes locais deixando para trás um cenário que destoa da beleza proporcionada pela visão da areia e do mar. A deseducação dos frequentadores fica evidente na enorme quantidade de resíduos que são recolhidos toda semana nas principais praias da cidade.

Agenda de cursos
Já está disponível para consulta o novo calendário de cursos da Escola Superior da Magistratura do Maranhão para este ano. A programação, atualizada periodicamente, oferece opções de atividades para servidores e magistrados do Judiciário. A agenda será executada durante o primeiro ano da nova gestão, com direção dos desembargadores Froz Sobrinho e José Jorge Figueiredo, a serem empossados dia 22 de fevereiro. São 81 opções de cursos, com temas selecionados a partir das necessidades de capacitação solicitadas pelas unidades administrativas e judiciais do TJMA.

Livro e histórias
Na última segunda-feira, foi lançado em São Luís o livro “O fim do desenxergar”, com 30 histórias de moradores das cidades mais carentes do Maranhão. Cada uma delas contando uma transformação na vida de alguém. As histórias também são sobre esperança e dignidade. É que durante dois meses, o jornalista Xavier Bartaburu e o fotógrafo Fellipe Neiva percorreram 30 municípios, totalizando seis mil quilômetros de viagem, especialmente para descobrir personagens marcantes.

Gestão em saúde
Gestão de Pessoas, Ética e Sustentabilidade Empresarial, Logística Hospitalar, Auditoria em Sistemas de Saúde e Organização de Saúde e Gestão de Convênios e Planos de Saúde são algumas das disciplinas abordadas no MBA “Gestão e Performance em Saúde”, oferecido pela Faculdade de Negócios Faene. Diante da importância e abrangência dos temas abordados, o curso é direcionado a empresários, médicos, dentistas, gerentes, supervisores e demais profissionais relacionados à área de saúde. Um dos objetivos é adquirir referências que possibilitam pensar e agir estrategicamente frente aos desafios da gestão de organizações hospitalares e sistemas de saúde.

Para escrever na pedra:
“A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda”. Do poeta gaúcho Mario Quintana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.