Música

Música infantil resgatada em CDs

Canções utilizadas por educadores brasileiros entre os anos de 1940 e 1970 ganham primeiro registro fonográfico em “Cantando e brincando com Vovó Linda vol.1 e vol.2”, uma iniciativa de Ermelinda Paz

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Ermelinda Paz resgatou antigas canções em disco
Ermelinda Paz resgatou antigas canções em disco (Ermelinda Paz)

SÃO LUÍS - Dois CDs infantis com canções utilizadas por educadores brasileiros na educação infantil no início do século XX. É o que resgata a pesquisadora musical Ermelinda Paz, autora de “Cantando e brincando com Vovó Linda vol.1 e vol.2”, duas pérolas de riqueza histórica e educativa. A professora, que começou a lecionar na década de 1960, está afastada das atividades há 45 anos, mas teve a ideia de resgatar a antiga paixão por causa do nascimento do neto, José.

O Vol. 1 foi concluído em 2017 e lançado ano passado. As músicas nele contidas fizeram parte do repertório de vários educadores musicais, como Regina Márcia Simão Santos e Helena Rosa Trope, bem como dos educadores musicais do Instituto Bennett nos anos 1950, 1960 e parte de 1970. Além disso, um extenso trabalho de pesquisa foi realizado, seja por meio de pessoas-fontes ou de importantes centros de documentação e pesquisa, como o Museu Villa-Lobos, Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e o Centro Brasileiro de Memória, entre outros.

Entre as canções, no geral com uma movimentação autoexplicativa para aplicação a critério da criatividade dos educadores musicais, “Senhor caçador”, um jogo com dupla função, que implica em percepção tímbrica ou da direção da fonte sonora, “Vamos viajar” (utilizada formando vários pequenos trens, com um mínimo de três e máximo de cinco crianças, que se prendiam uma as outras através de ambas as mãos nos ombros do colega da frente) e “Passarinho”, por meio da qual são utilizadas onomatopeias indicando o pio do passarinho ou o trotar do cavalo. A música “Acalanto para José” é de autoria da própria pesquisador e foi composta para ninar o neto dela.

O outro volume é uma coletânea de canções brasileiras, lançada em formato duplo: um CD completo com 27 faixas e outro com os playbacks, para utilização dos educadores em aula, somando um total de 54 faixas. As letras, no geral, falam de animais e ajudam os adultos a lidar com as crianças de forma amorosa e divertida. Muitas canções podem funcionar como acalanto, jogos musicais, brincadeiras ou cantiga de roda. Na seleção, a autora limitou-se à música folclórica, notória pela simplicidade, clareza e sobriedade.

A voz da Vovó-Linda aproxima-se do registro vocal infantil, incentivando a identificação e imitação do netinho, enquanto o canto a meia voz assegura aproximação e intimidade. Por outro lado, as melodias de maior enlevo poético inspiram o fôlego de um voo vocal mais amplo, compatível com a densidade lírica do todo. Mas em tudo está presente uma doce leveza, inclusive nos arranjos, que além de vestir as melodias com delicadeza de mestre, intensificam sua brasilidade com os timbres de viola sertaneja, cavaquinho e violão. A apresentação do Vol. 2 é assinada pelo maestro, pesquisador, compositor e professor Hélio Sena.

Com uma voz agradável, Ermelinda Paz conta que, no início do projeto, pensou em convidar uma cantora, mas depois decidiu ela mesma cantar. “Esses CDs são um resgate das nossas músicas. As da tradição oral, por exemplo, são usadas no Brasil inteiro, principalmente no mês de agosto, em homenagem ao Dia do Folclore. A ideia também é trazer de volta a suavidade musical, pois as crianças de hoje estão muito agitadas e preciso distinguir alegria de gritaria”, brinca ela, acrescentando que os CDs são voltamos, principalmente, para crianças com idades de zero a 5 anos, mas isso não quer dizer que não posso ser apreciado ou trabalhado para crianças de outras faixas etárias.

Segundo a pesquisadora, é importante destacar o contexto geral do projeto, o que inclui os arranjos. “Além disso, trazemos também a extensão das músicas e nosso intuito é disponibilizar as partituras gratuitamente, fato que deixará o projeto ainda mais interessante. Já estamos vendo isso”, informa.

Serviço

O quê

CDs “Cantando e brincando com Vovó Linda – 1 e 2

Para ouvir online: Volume 1

Volume 2

Compra dos físicos: cdvovolinda@gmail.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.