Exposição

Olhar sobre a poética de Paulo Leminski

Ilustrações com fragmentos de poemas impressas em baneres em cartaz até o dia 8 de fevereiro na Galeria do Sesc Centro homenageiam o escritor paranaense, um dos mais importantes do cenário nacional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Um dos trabalhos da exposição sobre vida e obra de Paulo Leminski
Um dos trabalhos da exposição sobre vida e obra de Paulo Leminski (exposição sobre vida e obra de Paulo Leminski)

SÃO LUÍS - Com 16 ilustrações produzidas pelo artista plástico Fábio Dudas, acompanhadas por fragmentos de poemas a “Mostra Literária Paulo Leminski” chegou a São Luís e faz uma homenagem à vida e a obra do escritor paranaense. Aberta ao público, está em cartaz na Galeria do Sesc Centro (Praça Deodoro) até o dia 8 de fevereiro, com visitação das 9h às 17h (exceto fim de semana e feriados).

Para falar sobre a importância de Paulo Leminski para a literatura brasileira, o artista plástico dá materialidade e interpretação aos poemas do paranaense por meio da pintura apresentada em baneres. Seu trabalho baseia-se na figuração da realidade e da ficção, nas memórias de infância, na interpretação do cotidiano e na imaginação.

A “Mostra Literária Paulo Leminski” homenageia um dos mais importantes poetas do cenário nacional e é ainda uma forma de incentivo à leitura e de reconhecimento e divulgação da obra do escritor cujos textos tiveram influência da cultura japonesa, mais precisamente a forma do haicai na qual o destaque é para a concisão e objetividade, com textos curtos. Leminski era tão influenciado pela cultura japonesa que além de faixa preta em judô, escreveu uma biografia de Basho.

Dono de uma poética popular profunda e complexa, o escritor construiu uma obra de concisão, irreverência, coloquialidade e rigor na estrutura textual. Leminski misturava todos esses elementos se apropriando dos recursos visuais da publicidade, dos provérbios e trocadilhos populares, além da poesia concretista.

A exposição é uma iniciativa do Departamento Nacional do Sesc, que tem circulado pelo país e já passou por estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Alagoas e Ceará levando aos fãs do poeta, que tem uma multidão de admiradores devido à originalidade de seus versos, um novo olhar sobre sua produção.

Perfil
Poeta, escritor, crítico literário, letrista, tradutor e professor de História e de Redação em cursos pré-vestibulares, Paulo Leminski inventou um jeito próprio de escrever, com trocadilhos, brincadeiras com ditados populares e influência do haicai, além de abusar de gírias e palavrões, tudo de forma bastante instigante.

Nascido em 24 de agosto de 1944, em Curitiba, o artista teve pai polonês e mãe negra. Viveu uma vida intensa, quando aos 14 anos foi para São Paulo, morar sozinho. Aos 18 começava sua paixão pela poesia, participando de alguns concursos. Chegou a iniciar os cursos de Letras e Direito, mas abandonou ambos.
Em 1964 teve seus poemas publicados pela primeira vez na Revista Invenção. Casou-se com Alice Ruiz, também poeta, tendo três filhos. Em 1970, de volta à Curitiba, trabalhou como redator publicitário e professor. E na década de 1980 voltou para São Paulo, onde trabalhou na Folha de São Paulo e Revista Veja. Faleceu em 1989, em decorrência de uma cirrose hepática. l

Serviço

O quê

“Mostra Literária Paulo Leminski”

Quando

Até o dia 8 de fevereiro

Onde

Galeria do Sesc Centro (Praça Deodoro)

Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.