Índice de confiança de empresário em alta

Pesquisa foi realizada pela FIema no último mês de 2018, com empresários do segmento industrial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI-MA) permaneceu com bons indicadores no mês de dezembro. O índice marcou 65,2 pontos, 0,3 pontos a menos que o mês anterior, mas ainda muito relevante como indicador de confiança. O índice segue uma trajetória que na maioria dos meses acompanha a tendência do movimento brasileiro, e marca 63,8 pontos. O indicador varia de 0 a 100. Valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança do empresário. Quanto mais abaixo de 50 pontos, maior e mais disseminada é a falta de confiança.
No que se refere à trajetória do índice, a média histórica é de 58,06, isso constata a existência de altos e baixos do período em questão. Em relação às condições atuais, todos os índices cresceram se comparado ao mês anterior, ficando todos acima de 50, sendo o mais relevante o das condições atuais da empresa, pontuando 52,6. No que tange às expectativas, nota-se bons indicadores, sendo o mais expressivo a expectativa em relação à economia brasileira.
Se separando por setor, a indústria de extração e de transformação permanece com o ICEI maior, ou seja, essas empresas estão mais confiantes, marcando 66 pontos, contra 62,6 da construção civil.
O ICEI é elaborado mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às Condições Atuais e Expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o Estado e a empresa. Participaram da pesquisa de dezembro, empresas da Construção Civil e Indústrias Extrativas e de Transformação, no período de 2 a 14 de dezembro de 2018. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.