Artigo

Profissão: Portuário

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

Neste dia 28 de janeiro, comemora-se nacionalmente o Dia do Portuário, em alusão à abertura dos portos brasileiros às nações amigas e em homenagem a essa categoria, que cresce em número e importância em nossa cidade.

Em um sentido mais amplo, podemos considerar como portuários os profissionais que exercem atividades ou que possuem postos de trabalho localizados dentro de limites portuários, seja dentro do porto organizado ou em terminais privados.

Nesse sentido, além dos profissionais diretamente ligados a operação de movimentação de carga e descarga de navios e os operadores portuários, são também portuários aqueles que atuam nas atividades de armazenagem, na indústria de transformação, nos órgãos da administração pública e prestadores de serviços ligados às atividades portuárias.

No setor de transportes, os portuários podem ser considerados os mais antigos, juntamente com os marítimos (ou aquaviários), em função da longa história da navegação em nossa civilização, se comparado aos rodoviários, ferroviários, aeroportuários e aeroviários.

Mas enfim, quem são esses profissionais? O que fazem? Quantos eles são?

De início é importante diferenciar o portuário do aquaviário, este último trabalha embarcado, ou seja, a bordo de navios, na condução ou operação de embarcações a maior parte do tempo, tendo formação e habilitação específica para tanto, a exemplo: as tripulações de navios mercantes e de apoio portuário, os práticos, além dos pescadores e mergulhadores.

No Maranhão estima-se que existam cerca de 14 mil profissionais atuando diretamente nas atividades portuárias ou dentro dos limites de nossas instalações portuárias (Porto do Itaqui, Terminal Marítimo de Ponta da Madeira e Terminal da Alumar). De acordo com dados dos três portos, mais de 80% deste efetivo é constituído por mão-de-obra maranhense. Destes, a maior parte estão empregados nas empresas localizadas dentro do porto organizado, na condição de arrendatários, e atuando na logística de armazenagem e movimentação de granéis líquidos e sólidos. No Itaqui, também ainda se destaca a categoria dos trabalhadores portuários avulsos, a exemplo dos estivadores, e dos operadores privados, que juntos somam aproximadamente 700 empregos diretos, além de cerca de mais de 350 profissionais entre agentes marítimos, despachantes aduaneiros e arqueadores.

No Terminal de Ponta da Madeira, administrado pela Vale, são atualmente 1.827 portuários (empregos diretos), existindo ainda um bom número de empregados contratados e terceiros atuando no terminal. Devido às características do elevado grau de mecanização das operações do terminal, a maior parte destes (em números absolutos) estão ligados às atividades de manutenção, seguido bem próximos da operação, e depois do departamento de energia e de programação e controle.

Ainda em Ponta da Madeira, cerca de 40% dos empregados possui algum curso técnico, 10% curso superior e os demais, no mínimo, um curso de formação profissional. Dos cursos técnicos, destacam-se as formações em mecânica, eletromecânica e eletrotécnica. Dos cursos superiores, as carreiras mais empregadas são de Engenharia (Mecânica, Elétrica e de Produção), além da Administração de Empresas.

Os desafios portuários de hoje vêm exigindo um grau permanente de inovação e de tecnologia. O contexto atual, impulsionado pela Indústria 4.0, vem favorecendo a participação cada vez maior de jovens e de profissionais de meia idade neste setor. Em Ponta da Madeira, 68% dos empregados são jovens com idade entre 19 e 38 anos, e 30% formado pelos de meia idade.

Por fim, a você portuário, esse braço que move nossas riquezas e a produção de nosso país para os mais distantes confins da terra, nosso voto e admiração pelo seu trabalho! Feliz Dia do Portuário!

José Clementino

Analista de Relações Institucionais da Vale

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.