nova legislatura

Composição da Mesa Diretora da Assembleia já quase definida

Estão faltando somente decisão para a 4ª vice-presidência e o nome para a 4ª secretaria, eleição da Casa deve ocorrer com tranquilidade em 1º de fevereiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Othelino Neto não teve dificuldades para o consenso pelo seu nome
Othelino Neto não teve dificuldades para o consenso pelo seu nome (Othelino Neto)

Esta semana é a última para que os postulantes aos cargos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa chegue ao acerto final para o comando da Casa para o biênio 2019/2020. Até o momento, há somente uma chapa na disputa. O presidente Othelino Neto (PCdoB) tem problemas somente para compor sua chapa que será consensual no próximo dia 1º de fevereiro.
Pelos acertos da última semana, fazem parte da chapa de Othelino Neto os deputados Glalbert Cutrim (PDT) para a 1ª vice-presidência, Detinha (PR) 2ª vice-presidência, Thaiza Hortegal (PP) 3ª vice-presidência.
Ainda resta saber qual o nome que a oposição irá indicar para a 4ª vice-presidência da Casa. Na disputa estão os deputados do MDB, Arnaldo Melo e Roberto Costa.
Enquato a oposição não fecha território, o DEM, da deputada Andreia Rezende, já fechou posição e a indicou para a 1ª secretaria da Casa. A segunda secretaria ainda é um posto na disputa.
O deputado eleito pelo PSL, devido à influência do pai no Tribunal de Justiça, o deputado Pará Figueiredo (PSL) conseguiu a 3ª secretaria. Fica em aberto ainda as vagas da segunda e quarta secretarias.

Posse
Os deputados eleitos para a 19ª legislatura da Assembleia Legislativa serão empossados no dia 1º de fevereiro de 2019, n próxima sexta-feira.
De acordo com informações do diretor geral da Mesa, Bráulio Martins, já foram providenciados todos os preparativos para a primeira sessão preparatória, marcada para às 9h30, horário em que acontecerá a posse dos 42 deputados estaduais eleitos e reeleitos em outubro do ano passaso e que ficarão no Parlamento maranhense nos próximos quatro anos.
Logo em seguida, além da posse dos parlamentares, acontecerá, na segunda sessão preparatória, a eleição para a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, marcada para 11h30.
O diretor Bráulio Martins informou que tanto a primeira quanto a segunda sessão preparatória serão presididas pelo deputado Rigo Teles (PV), pelo fato de ter o maior número de mandatos, dentre os parlamentares reeleitos.
A eleição dos membros da nova Mesa Diretora da Assembleia para o biênio 2019/2020 terá início às 11h30 para escolha dos parlamentares que ocuparão os seguintes cargos: presidente da Assembleia, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice-presidente e 4º vice-presidente; 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário, e para o cargo de Procuradora da Mulher.

Sessão Solene
A cerimônia de abertura dos trabalhos da 19ª legislatura será realizada dia 4 de fevereiro, segunda-feira, às 16h. O governador do Estado, Flávio Dino (PCdoB), deverá passar em revista à tropa da Polícia Militar do Maranhão. O governador e o vice, Carlos Brandão (PRB), assistirão ao desfile da tropa militar, ao lado de deputados e demais convidados.
A sessão solene, que marcará o início do ano legislativo de 2019, deverá ser iniciada com um pronunciamento do governador, que fará a leitura da Mensagem Governamental. Em seguida, o novo presidente da Assembleia Legislativa – Othelino Neto - eleito fará discurso com o qual deverá ser encerrada a sessão solene.

Deputados que serão empossados

São estes os 42 deputados eleitos para a 19ª legislatura da Assembleia Legislativa do Maranhão, que compreende o período de 1º de fevereiro de 2019 a 31 de janeiro de 2023:
Detinha (PR)
Cleide Coutinho (PDT)
Duarte Jr. (PCdoB)
Zé Gentil (PRB)
Othelino Neto (PCdoB)
Márcio Honaiser (PDT)
Drª Thaiza (PP)
Adriano Sarney (PV)
Carlinhos Florêncio (PCdoB)
Neto Evangelista (DEM)
Marcelo Tavares (PSB)
Professor Marco Aurélio (PCdoB)
Fernando Pessoa (Solidariedade)
Andreia Rezende (DEM)
Edson Araújo (PSB)
Rafael Leitoa (PDT)
Ana do Gás (PCdoB)
Adelmo Soares (PCdoB)
Rigo Teles (PV)
Glalbert Cutrim (PDT)
Paulo Neto (DEM)
Daniella Tema (DEM)
Vinícius Louro (PR)
Yglésio Moisés (PDT)
Hélio Soares (PR)
Antônio Pereira (DEM)
Ciro Neto (PP)
Arnaldo Melo (MDB)
Roberto Costa (MDB)
Fábio Macedo (PDT)
Rildo Amaral (Solidariedade)
Ricardo Rios (PDT)
Leonardo Sá (PRTB)
Zé Inácio (PT)
Pará Figueiredo (PSL)
Helena Duailibe (Solidariedade)
Mical Damasceno (PTB)
César Pires (PV)
Pastor Cavalcante (PROS)
Wellington do Curso (PSDB)
Wendell Lajes (PMN)
Felipe dos Pneus (PRTB)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.