Estado Maior

Ainda restam dúvidas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) arquivou denúncia de nepotismo contra o procurador-geral de Justiça do Maranhão, Luiz Gonzaga Coelho, pela nomeação da esposa de um sobrinha para o cargo comissionado no Ministério Público do Maranhão.
Gonzaga Coelho foi denunciado pelo advogado Otávio Batista Arantes de Mello pela nomeação da servidora Amaurijanny Gonçalves Coelho para o cargo de chefe de Seção de Execução Orçamentária, símbolo CC-05, da PGJ, que, segunda a denúncia, é um posto de ordenador de despesas com submissão direta ao chefe do MP.
A denúncia não surtiu efeito, entretanto, as dúvidas ainda permanecem. Explica-se: o autor do despacho pelo arquivamento da reclamação formulada contra o procurador-geral, o corregedor nacional do Ministério Público, Orlando Rochadel Moreira, foi homenageado no ano passado pelo Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Maranhão.
Em maio, recebeu das mãos de Gonzaga Coelho a Medalha de Mérito Celso Magalhães, maior honraria concedida pelo MP maranhense.
Diante de tal homenagem, fica a dúvida quanto a proximidade entre os procuradores e o quanto isto poderia influenciar na decisão do Conselho Nacional do Ministério Público.
Diante de mais esta dúvida, será que o chefe do MP do Maranhão conseguirá se explicar ou resumirá tudo a mais uma coincidência?

Dúvida
Além da duvidosa postura de do chefe do Ministério Público Estadual, fica a dúvida da postura do governador Flávio Dino (PCdoB).
Ele, desde que veio à tona a história da nomeação de parentes por parte de Luiz Gonzaga Coelho, nunca se pronunciou sobre o assunto.
Talvez, após a decisão ainda duvidosa, o comunista use as redes sociais para dar apoio ao procurador, mesmo sabendo que as dúvidas nunca foram resolvidas.

Famem
Esta semana chegará ao fim a disputa pela presidência da Federação dos Municípios dos Estados do Maranhão. Disputam o posto Cleomar Tema e Erlânio Xaviar.
A diferença nesta disputa é que os dois prefeitos pertencem à base de apoio do governador Flávio Dino (PCdoB) e este resolveu ficar em cima do muro não para ferir aliados.
Entretanto, nos bastidores, os aliados dizem que Dino decidiu não apoiar Tema depois que o prefeito se manteve fiel à candidatura de Zé Reinaldo Tavares (PSDB).
Weverton Rocha, senador eleito, aproveitou a situação a investiu a favor de um indicado pelo PDT. Flávio Dino ficou em silêncio e o resultado da disputa interna ocorrerá em 30 de janeiro.

Que indecisão!
O deputado federal eleito, Eduardo Braide, tem feito um enorme suspense quanto ao partido ao qual ele deverá ingressar devido a cláusula de desempenho não alcançada pelo PMN, partido pelo qual Braide se elegeu deputado federal.
Nos bastidores, este suspense todo não é visto como uma estratégia boa para as eleições de 2020 já que, em 2018, o deputado deixou para a última hora a decisão sobre qual mandato eletivo ele disputaria e prejudicou aliados.
Mesmo assim, Braide decidiu manter a postura e fica no suspense sobre seu futuro abrigo político-partidário.

Indefinido
E o companheiro de partido de Eduardo Braide, pastor Gildenemyr (PMN), pode não ir realmente para o PSL conforme informação da direção nacional há duas semanas.
Gildenamyr até chegou a confirmar sua ida ao PSL. No entanto, o deputado eleito passou a ser procurado por outros líderes partidários e devido a isto, o parlamentar deixou para depois do dia 1º de fevereiro para se posicionar.
O PSL já conta com o parlamentar como um dos nomes para o quadro do partido em 2019 com lastro suficiente para disputar as eleições de 2020.

Defindo
Esta semana será decisiva para os aliados do presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), baterem o martelo quanto aos membros da Mesa Diretora para o próximo biênio.
A composição já estar praticamente definida faltando ajustes pequenos para que, na sexta-feira, 1º, não haja qualquer tipo de surpresa.
Othelino Neto não teve grande dificuldade de agregar aliados em torno de seu nome, mas usou muita matemática para conseguir fechar a composição da chapa que disputará sozinha a eleição da Mesa Diretora.

DE OLHO
R$ 1 milhão
é o valor
previsto em gastos de passagens aéreas da Casa Civil e Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) para 2019.

Preocupação
O governador Flávio Dino mantém silêncio quanto ao aumento da tarifa do transporte público de São Luís.
O comunista em anos anteriores até se colocou como salvador da pátria dos ludovicenses ao reduzir o ICMS do diesel.
Com a previsão de aumento do combustível para os ônibus, é quase certa a possibilidade de novo aumento antes mesmo que 2019 chegue ao fim.

E MAIS

• PT reuniu os membros da ala Articulação, no Maranhão, para tentar iniciar o debate a respeito da sucessão eleitoral em 2020.

• O ex-ministro, Ricardo Berzoini, esteve em São Luís e debateu com os correligionários a conjuntura política do Brasil e do Maranhão.

• Flávio Dino terá até a próxima sexta-feira para anunciar os nomes que irão compor o seu primeiro escalão a partir de 2019.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.