Cidades | Esporte e lazer

Caiaqueiros descobrem os atrativos do Rio Tocantins

Expedição quer desenvolver a prática do esporte, mostrando o potencial hídrico daquele rio e levar ao conhecimento da população a sua importância
27/01/2019 às 00h00
Caiaqueiros se preparam para desbravar o Rio Tocantins

IMPERATRIZ - A primeira etapa da EXPEDIÇÃO GAMA – Rio Tocantins, aconteceu no último fim de semana, em Imperatriz. A ação tem o objetivo de desenvolver a prática de esporte não poluente no Rio Tocantins, especificamente a caiacada (caiaques), rio que tem um rico potencial hídrico, como também levar ao conhecimento de todos a importância de usar o rio, com o intuito de esporte e lazer, alinhado a sua preservação.

Consta também como objetivo, documentar a beleza natural do Rio Tocantins e a divulgação das mesmas para que outras pessoas venham conhecer nossa região. Esta é a maior expedição já realizada no rio Tocantins, com 25 caiaqueiros dos estados do MA/TO/PA, com quatro mulheres participantes.

Mulheres também participam da caiacada

A expedição começa na cidade de Estreito, até a cidade de Imperatriz, ambas no Maranhão. São 128 km navegando pelo Rio Tocantins.

Passando pelas cidades de Porto Franco-MA, Tocantinópolis-TO, Campestre-MA, Ribamar Fiquene –MA, Governador Edson Lobão-MA, Itaguatins-TO, até a chegada em Imperatriz –MA.

A expedição também fará registro do estado de conservação ao longo de todo o percurso do rio através de fotos e filmagens, para posteriormente a confecção de um pequeno documentário.

Durante o percurso, há uma infinidade de belezas naturais

Rio Tocantins
Com aproximadamente 2.400 km de extensão, o rio Tocantins é o segundo maior curso d’água 100% brasileiro, ficando atrás somente dos cerca de 2.800 km do rio São Francisco. O Tocantins nasce entre os municípios goianos de Ouro Verde de Goiás e Petrolina de Goiás.

Ele também atravessa Tocantins, Maranhão e tem sua foz no Pará perto da capital Belém. O rio também pode ser chamado de Tocantins-Araguaia, por se encontrar com o rio Araguaia entre Tocantins e Pará. A área de drenagem dos dois cursos d’água formam a Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia, sendo considerada a maior bacia hidrográfica inteiramente brasileira. Por serem rios interestaduais, a gestão das águas do Tocantins e do Araguaia é de responsabilidade da ANA

Tocantins é um termo com origem na língua tupi: significa "bico de tucano", através da junção de tukana (tucano) e tim (bico), e também nomeou o estado brasileiro mais recente surgido.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte