Esporte e lazer

Caiaqueiros descobrem os atrativos do Rio Tocantins

Expedição quer desenvolver a prática do esporte, mostrando o potencial hídrico daquele rio e levar ao conhecimento da população a sua importância

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

[e-s001]IMPERATRIZ - A primeira etapa da EXPEDIÇÃO GAMA – Rio Tocantins, aconteceu no último fim de semana, em Imperatriz. A ação tem o objetivo de desenvolver a prática de esporte não poluente no Rio Tocantins, especificamente a caiacada (caiaques), rio que tem um rico potencial hídrico, como também levar ao conhecimento de todos a importância de usar o rio, com o intuito de esporte e lazer, alinhado a sua preservação.

Consta também como objetivo, documentar a beleza natural do Rio Tocantins e a divulgação das mesmas para que outras pessoas venham conhecer nossa região. Esta é a maior expedição já realizada no rio Tocantins, com 25 caiaqueiros dos estados do MA/TO/PA, com quatro mulheres participantes.

[e-s001]A expedição começa na cidade de Estreito, até a cidade de Imperatriz, ambas no Maranhão. São 128 km navegando pelo Rio Tocantins.

Passando pelas cidades de Porto Franco-MA, Tocantinópolis-TO, Campestre-MA, Ribamar Fiquene –MA, Governador Edson Lobão-MA, Itaguatins-TO, até a chegada em Imperatriz –MA.

A expedição também fará registro do estado de conservação ao longo de todo o percurso do rio através de fotos e filmagens, para posteriormente a confecção de um pequeno documentário.

[e-s001]Rio Tocantins
Com aproximadamente 2.400 km de extensão, o rio Tocantins é o segundo maior curso d’água 100% brasileiro, ficando atrás somente dos cerca de 2.800 km do rio São Francisco. O Tocantins nasce entre os municípios goianos de Ouro Verde de Goiás e Petrolina de Goiás.

Ele também atravessa Tocantins, Maranhão e tem sua foz no Pará perto da capital Belém. O rio também pode ser chamado de Tocantins-Araguaia, por se encontrar com o rio Araguaia entre Tocantins e Pará. A área de drenagem dos dois cursos d’água formam a Região Hidrográfica do Tocantins-Araguaia, sendo considerada a maior bacia hidrográfica inteiramente brasileira. Por serem rios interestaduais, a gestão das águas do Tocantins e do Araguaia é de responsabilidade da ANA

Tocantins é um termo com origem na língua tupi: significa "bico de tucano", através da junção de tukana (tucano) e tim (bico), e também nomeou o estado brasileiro mais recente surgido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.