COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
aNA KARIN ANDRADE está circulando desde ontem na cidade. Ela veio especialmente participar das festividades alusivas à coleção de grau em Medicina de sua sobrinha e afilhada de batismo Maria Eduarda Andrade, filha de Fernanda e Kenard Andrade.
aNA KARIN ANDRADE está circulando desde ontem na cidade. Ela veio especialmente participar das festividades alusivas à coleção de grau em Medicina de sua sobrinha e afilhada de batismo Maria Eduarda Andrade, filha de Fernanda e Kenard Andrade.
PRESIDENTES da Associação dos Dirigentes de Empresa do Mercado Imobiliário do Maranhão, Claudio Calzavara, e do Clube de Engenharia do Maranhão (CEM), Emanuel Miguez, discutem estratégias a serem colocadas em prática, este ano, com o objetivo de aquecer o mercado imobiliário e gerar mais empregos no Maranhão
PRESIDENTES da Associação dos Dirigentes de Empresa do Mercado Imobiliário do Maranhão, Claudio Calzavara, e do Clube de Engenharia do Maranhão (CEM), Emanuel Miguez, discutem estratégias a serem colocadas em prática, este ano, com o objetivo de aquecer o mercado imobiliário e gerar mais empregos no Maranhão

Em defesa do presidente
Mal começou e o novo governo já enfrenta ventos ruins. De um lado, os ataques. De outro, as defesas. Nesta segunda ala, está o empresário Winston Ling, padrinho do ministro da Economia Paulo Guedes e uma das vozes com livre trânsito junto ao presidente Jair Bolsonaro.
Ele saiu em defesa do Presidente, enfatizando que a população precisa se manter atenta e continuar na luta para mudar o Brasil.
Que o caso Flávio Bolsonaro é o pretexto que o esquema criminoso que detém o poder sobre o Brasil arrumou para desestabilizar o novo presidente e derrubá-lo.

Em defesa... 2
Disse ainda que já há algumas pessoas caindo na estratégia na qual a grande mídia é responsável por fazer o estardalhaço com o auxílio de bandos infiltrados nas redes sociais. Para Ling, a população conseguiu eleger o novo presidente, que sobreviveu até mesmo a uma tentativa de assassinato, e por isso, não pode esmorecer e esquecer do principal foco: a liberdade do país depois de mais de 500 anos de escravidão.

Novo tempo
As 35 metas prioritárias para os 100 primeiros dias, apresentadas pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, equivalem a uma lista para cobrança de resultados imediatos em áreas do governo federal.
Destacam-se itens vinculados à Controladoria-Geral da União: o Comitê de Combate à Corrupção e o Sistema que vai capacitar servidores das unidades de gestão da integridade e monitoramento para alcançar o objetivo.
No comando dessas ações, o ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Novo tempo 2
Acrescenta-se a definição de critérios para escolha de dirigentes de instituições financeiras públicas.
A nomeação não pode ser prêmio para candidatos que não se elegeram, como tantas vezes ocorreu.
Serão tomadas como base as exigências hoje existentes para bancos do setor privado.
O relógio começou a correr e a verificação se dará a 10 de abril.

Rose e acidente
Rose e Eli Medeiros sofreram um tremendo susto, anteontem, ao desembarcar em São Paulo, procedente de uma longa temporada de férias nos Estados Unidos.
Um passageiro, menos atento, tropeçou com a mala em Rose, que caiu e fraturou a mesma perna que tanto sofrimento lhe causou há alguns anos por conta de um acidente doméstico em São Luís.
Socorrida a tempo, ela foi submetida a uma delicada cirurgia, ontem à noite, no Hospital Albert Einstein, com um dos mais famosos ortopedistas do País.
Até o fechamento desta coluna, tudo corria dentro da normalidade.

Sobre extradição
Os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública: o Brasil extraditou, nos últimos quatro anos, 98 foragidos internacionais.
Em 2018, foram extraditados 29 estrangeiros para responder a ações penais ou cumprir pena no Estado estrangeiro que solicitou a extradição.
Em 2017, foram 27. Em 2016, o número foi de 29. E em 2015, foram 13. Atualmente, estão em vigor no Brasil 31 acordos bilaterais de extradição e outros sete multilaterais com os Estados-Partes do Mercosul, da Organização dos Estados Americanos e da Organização das Nações Unidas.

Feira Afro é hoje
A edição de hoje da Feira Afro Ludovicense será animada por muitas atrações culturais, a partir das 17h, na Praça Joãozinho Trinta. Com apoio cultural do certificado de contribuição Maracap haverá o espetáculo infantil Laborarte; Concurso Beleza Negra do Bloco Afro do Gdam e apresentações do Bloco Tradicional ‘Os Vampiros’, Dj Marco Memory e do grupo Samba da Feirinha. A feira tem apoio da Prefeitura de São Luís, Maracap e TV Mirante, entre outros.

TRIVIAL VARIADO
Esta sexta-feira é dia de Bate-Papo com Ruy Palhano. O famoso psiquiatra vai falar sobre Dependência de Drogas, das 10 às 12 horas, na Livraria e Espaço Cultural AMEI, no São Luís Shopping.

Alguns partidos querem que o governo federal fique afastado da eleição à presidência do Senado. Se isso vier a acontecer, será a primeira vez na História. O jogo político nunca fixou limites.

Simone Tebet, do MDB de Mato Grosso do Sul, é a aposta mais forte para derrotar Renan Calheiros na eleição à presidência do Senado. Caso vença, vai se tornar a primeira mulher na História a ocupar o cargo.

Quem está circulando na Europa é Rosário Buenos Aires e Solfière Alavá. Hoje eles estão em Veneza, participando de uma das mais famosas feiras de objetos de arte, em Vicenza. Regressam terça-feira a São Luís.

Aniversariante desta sexta-feira, o médico Jorge Duailibe vai comemorar seus bem vividos 60 anos com um almoço no Hotel Blue Tree Towers, rerunindo a família e os amigos mais íntimos.

Os assalariados têm o que comemorar: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, que mede a inflação oficial, ficará em 0,3 por cento neste mês. É o menor resultado para janeiro desde a criação do Plano Real, em 1994.

Até o fim de fevereiro, vamos conhecer a capacidade dos novos governos de resistir às pressões políticas. A tática é sempre a mesma: empreguismo desenfreado, favorecimento de amigos e correligionários, mordomias e ostensivos privilégios aos que circundam o poder.

Não muda: a política do caciquismo e do raposismo costuma usar a mesma receita: algumas promessas, retórica sedutora e até uma pitada de ódio.

O presidente José Sarney voou ontem para Brasília, onde passa a próxima semana atento às movimentações políticas na Capital Federal.


É inegável que a eleição para a presidência da Câmara, ao contrário do Senado, já tem um favorito: é o deputado Rodrigo Maia, do DEM. O leque de apoios até agora formado em torno de Maia, que transita na direita e na esquerda, asseguram sua eleição para o comando da Câmara.

DE RELANCE

Corrida ao “Pão com Ovo”
A notícia está se espalhando e tudo indica que os ingressos para as duas sessões anunciadas do espetáculo “Pão com Ovo” para domingo rapidamente serão esgotados. A comédia cumpre temporada de férias e no último fim de semana, as apresentações foram um sucesso, sempre com participações especiais. Ou seja, é realmente um fenômeno o trabalho desses rapazes (César Boaes, Adeilson Santos e Charles Júnior), que conquistaram o Maranhão de uma maneira muito simples: levando alegria de uma forma espontânea, criativa e inovadora.

Oscar 2019
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, associação que reúne a indústria do cinema dos Estados Unidos, divulgou a lista dos indicados ao Oscar 2019. O prêmio é o mais conhecido da indústria cinematográfica mundial. As estatuetas serão entregues aos premiados no dia 24 de fevereiro. O principal destaque é o grande número de indicações do filme mexicano “Roma”, de Alfonso Cuarón.

Oscar 2019 – 2
A película concorre em 10 categorias, incluindo as de “melhor filme”, “melhor diretor” e “melhor atriz”. Em geral, as principais indicações são direcionadas a obras produzidas no país de origem do prêmio. Outra novidade de “Roma” é o fato do longa-metragem ter sido produzido para a Netflix, e não para o circuito tradicional das grandes telas.

Juízes convocados no Tribunal
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) escolheu, por sorteio, em Sessão Plenária Administrativa Extraordinária realizada quarta-feira, sete juízes do Termo Judiciário de São Luís da Comarca da Ilha, que deverão compor quórum no Plenário, Câmaras Reunidas e Isoladas, quando houver impedimento ou suspeição de desembargador. Foram sorteados os magistrados Isabella de Amorim Parga, Marco Antônio Netto Teixeira, Mário Prazeres Neto, Reinaldo de Jesus Araújo, Hélio de Araújo Carvalho Filho, José Edilson Caridade Ribeiro e Ailton Castro Aires (2º suplente).

“Dia do Brincar” no Dom Bosco
O ato de brincar para as crianças é algo muito sério! É o que defendem pedagogos e psicólogos, que apontam inúmeros benefícios das brincadeiras lúdicas e coletivas no desenvolvimento físico, psíquico e motor da garotada. E no mundo atual, cada vez mais eletrônico e individualizado, o ato de brincar de forma coletiva e com atividades que demandem mais do coletivo é algo nem sempre fácil de ser praticado entre os baixinhos. E mais raro ainda quando as atividades físicas e lúdicas podem ser feitas entre pais e filhos, e com a ajuda de educadores.

“Dia do Brincar”… 2
Pois é exatamente essa a proposta do Colégio Dom Bosco, que promoverá uma manhã de lazer saudável com programações recreativas planejadas por educadores da escola para diversas faixas etárias com atividades ao ar livre, jogos, contação de estórias, dança e musicalização circuitos e oficinas e brincadeiras entre pais e filhos. Tudo em um ambiente seguro e confortável, na sede do Colégio, neste sábado.

Agora parece que vai
Fora das fronteiras do país, o presidente Jair Bolsonaro se comprometeu a diminuir a carga tributária, uma das mais intrincadas e maiores do mundo, além de simplificar a burocracia, que cria dificuldades imensas para quem se dispõe a empreender. Já é de conhecimento de investidores estrangeiros a gincana que precisam enfrentar no Brasil. Assessores do Ministério da Economia demonstraram a Bolsonaro que a arrecadação aumentará se as medidas de bom senso forem adotadas, sem o medo que gestões anteriores tiveram.

Segurança e Prevenção
Colaboradores da TVN acabaram de participar do treinamento sobre Brigada de Incêndio, que foi ministrado pela empresa Safety Segurança e que envolveu pessoas de várias áreas da empresa. Esse treinamento faz parte de um programa anual que integra o Plano de Segurança e Proteção de Primeiros Socorros da empresa; e que visa atender os requisitos para adequação legal da Norma ABNTR NBR 14276.

Para escrever na pedra:
“Dois amantes felizes não têm fim nem morte, nascem e morrem tanta vez enquanto vivem, são eternos como é a natureza”. De Pablo Neruda, poeta chileno e Prêmio Nobel de Literatura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.