COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
JORGE DUAILIBE NETO se inaugura amanhã como o mais novo sessentão de São Luís. Nesta sexta-feira, ele comemora seis décadas bem vividas ao lado de sua amada Isabel, dos filhos Jorge Filho, Fábio e Felipe, das noras Bruna, Paula e Gaby, e dos netos Carol, Jorge Neto e Lara
JORGE DUAILIBE NETO se inaugura amanhã como o mais novo sessentão de São Luís. Nesta sexta-feira, ele comemora seis décadas bem vividas ao lado de sua amada Isabel, dos filhos Jorge Filho, Fábio e Felipe, das noras Bruna, Paula e Gaby, e dos netos Carol, Jorge Neto e Lara

Folia, sol e chuva
Um bloco em especial descontrai bastante na Praça da Saudade, ali pelas bandas da Madre Deus.
Chama-se “Golpe do Baú” e é uma manifestação de um grupo de amigos, todos animados e dispostos a se divertir com alegria e sem exageros.
A festa começa cedo, por volta das 4 da tarde, e encerra cedo, também.
Lembrei desse bloco para dizer que o ideal é que as manifestações carnavalescas comecem à luz do dia, evitando situações desagradáveis que nem vale a pena elencar.
Há muitos anos que o poder público local tenta fazer algo no estilo Salvador (BA), ou seja, tirando os blocos cedo da toca e fazendo aquele Carnaval de rua sob a luz do Sol, ou, já que São Pedro gosta de folia, sob as gotas da chuva, que do céu cai para lavar a nossa alma festeira.

Folia, sol e chuva 2
Aliás, a chuva e o entrudo sempre se encontraram nesta época do ano na “Ilha do Calor”. Lembro dos áureos tempos dos desfiles das escolas de samba na Rua do Passeio, quando, pelas altas horas da madrugada, um pé d’água desabava sem dó nem piedade, encharcando as fantasias e adereços dos integrantes das agremiações.
Mas o cortejo continuava irretocável, pois a vontade de pular era mais forte do que o frio, sempre inevitável e implacável. Os mais etílicos resolviam o problema com algumas doses adicionais. Outros, abraçavam a si mesmos ou acalentavam-se com alguém, enquanto aguardavam o avanço das alas, até a entrada triunfal na passarela.
Naqueles bons tempos, as escolas de samba eram prestigiadas e as alas, encorpadas, principalmente Flor do Samba e Turma do Quinto, que ganharam fama pela dobradinha de vencer o concurso e receber troféus.
Hoje, a chuva já não parece tão forte assim e as alas estão magras. Ou seja: tudo perdeu a graça.

É preciso preservar
O novo Complexo Deodoro, que está atraindo todas as atenções, parece que experimentará uma nova era, sendo o espaço ideal para os grandes acontecimentos.
Recentemente, recebeu um banho de arte, com uma ação gerenciada pela Secretaria Municipal de Cultura, nos mesmos moldes do que acontece na Praça Dom Pedro II, ou seja, de resgate da memória histórica da Atenas Brasileira.
Na verdade, a praça tem espaço de sobra para tudo o que nela se pretenda fazer. Até o Carnaval, se o poder público assim desejar.

É preciso preservar 2
No entanto, se não houver um planejamento adequado e uma corrente de proteção em torno daquele patrimônio público, com todos os seus elementos vigiados, diuturnamente, aí a coisa vai complicar e tudo estará perdido.
É uma responsabilidade de ambas as partes: de quem governa, de um lado, não se esquivando das ações de manutenção e centrando fogo nos itens de sentinela (é preciso monitorar, pois o vandalismo é praga que está sempre à espreita) e do cidadão, que tem o dever de zelar por aquilo de que usufrui.
Aí sim, assistiremos a um show de compromisso, cidadania, responsabilidade, respeito e civilidade.

Fique alerta
Recado para os pais: fiquem atentos aos filhos que adoram brincar com aquela divertida espuma sintética, que substitui o confete nos blocos. É que elas contêm uma substância inflamável, representando perigo caso em contato com uma faísca ou algo pior.
Corre um vídeo nas redes sociais mostrando o sufoco de uma família ao enfrentar uma situação como essa. É provavelmente antigo, mas o alerta é válido para esta época do ano, pois se sabe que há ambulantes aos montes comercializando espuma sintética nos locais de folia.
Não custa nada advertir as crianças e ficar de olho no que estiver acontecendo em volta delas.

Global em “Pão com Ovo”
Neste domingo, a comédia “Pão com Ovo” será reapresentada no Teatro Arthur Azevedo com a participação de um convidado muito especial. Trata-se do ator global Daniel Contente, que na Rede Globo participou de diversas produções. Daniel Contente trabalhou, por exemplo, em Malhação “Vidas Brasileiras” e na novela “Totalmente Demais”. Além disso, ele tem participações em “Rock Story”, “Novo Mundo” e “Os dias eram assim”.

TRIVIAL VARIADO
Estamos a 30 dias da trigésima edição do almoço de aniversário do PH Revista, a maior confraternização em clima de folia carnavalesca da sociedade maranhense que este ano será dia 23 de fevereiro, no Palazzo Eventos.

A esta altura as mulheres já encontram dificuldade para conseguir agendar com as costureiras a produção de suas fantasias inspiradas nas vestes espanholas e tendo como base a camiseta-convite nas cores vermelha, preta e amarela.

Vale lembrar que o Almoço deste ano sofrerá uma repaginada, tanto na programação musical como na movimentação programada para agitar o encontro do começo ao fim.

Em tempo: atendendo a inúmeros pedidos dos convidados resolvemos antecipar o acesso ao salão da festa para as 13h30. Mas a programação musical pesada será iniciada pontualmente às 14h, como já estava previsto.

Em maio, a Lei de Responsabilidade Fiscal completará 19 anos. Criada para ser um freio no desequilíbrio entre receita e despesas, ficou apenas no papel. Nenhum governador negligente foi punido pelas frequentes transgressões, que elevaram as dívidas à estratosfera.

Deputados estaduais de primeira viagem, que assumirão dia 31 deste mês, têm ido com frequência à Assembleia Legislativa. Começam a adaptar os gabinetes, ouvem, perguntam, anotam e apertam o cinto para decolagem.

Além das palavras: a maioria dos políticos conhece superficialmente a obra de Mario Quintana, mas assimilou ensinamento do poeta: “A maior conquista do pensamento ocidental foi o emprego das reticências.”

O Senado Federal colocou em sua página o perfil de todos os 81 senadores que voltam ou começam os trabalhos no próximo 1º de fevereiro.
Entre as novidades, pelo Maranhão, os estreantes Weverton Rocha e Eliziane Gama.

Na última sexta, foi lançado um novo single da parceria entre a cantora Iza e Caetano Veloso. A dupla regravou a música Divino Maravilhoso, consagrada na voz de Gal Costa, que chega acompanhada de clipe com imagens dos artistas no estúdio.

Dica para quem é ligado em concursos de Miss: está rolando um zum zum zum, que a organização do Miss Universo estuda a possibilidade de realizar a 69ª edição do concurso no Brasil, em 2020.

DE RELANCE

Sem estrelismo
O presidente Jair Bolsonaro foi simples, claro e objetivo. Os participantes do Fórum Econômico Mundial, em Davos, não ouviram a exposição de um intelectual, de um orador eloquente ou de um ator com recursos de cena. A plateia sabe distinguir quem comparece para contar lorotas. Bolsonaro desanuviou o horizonte, garantindo que o país dará segurança aos investimentos estrangeiros. Foi o suficiente.

Sem estrelismo 2
Dos 45 minutos que tinha disponíveis na abertura do Fórum Econômico Mundial, o presidente Jair Bolsonaro utilizou oito para falar sobre o Brasil. Entre o discurso e a rápida sessão de perguntas e respostas, foram 15 minutos frente à elite econômica mundial. O termo “viés ideológico” apareceu quatro vezes.

Slime no shopping
Janeiro é sempre um mês especial para os clientes do Shopping da Ilha, que podem contar com muitas atrações de férias e muitas ofertas, pois as lojas entram em temporada de liquidação. Entre elas, o a Fábrica de Slime, a nova febre da criançada. Na Fábrica, o slime é feito de um material diferente, que garante mais elasticidade, mais cor e muito mais diversão. As crianças aprendem a criar brincadeiras e ainda levam para casa o slime personalizado, na cor favorita.

Técnico em Óptica
Vem aí o Curso de Técnico em Óptica, a ser oferecido pelo Senac no Maranhão. As aulas acontecerão em um laboratório moderno e bem equipado. Para tal, a instituição está recebendo currículos de instrutores com Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio em Óptica, preferencialmente com experiência docente e profissional em laboratório óptico. Há disponibilidade para vagas nos turnos matutino, vespertino e noturno.

500 sem Da Vinci
O mundo celebra os 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci e, por conta da data, dois novos museus serão abertos neste ano em Florença, na Itália, em homenagem ao gênio renascentista. O Museu Ideal de Leonardo da Vinci, fechado desde 2010, por problemas de infiltração, será inaugurado no dia 12 de abril. A data que coincidirá com a abertura do completamente novo “Leonardo e o Renascimento do Vinho”, promovido pela Leonardo da Vinci Spa, empresa do setor vitivinícola.

Ratos e urubus
No Rio de Janeiro, a escola de samba Beija-Flor de Nilópolis vai comemorar 70 anos no desfile na Marquês de Sapucaí. Com o enredo “Quem não viu vai ver as fábulas do beija-flor”, a campeã do Carnaval de 2018 pretende emocionar o público. O enredo usará a própria memória da escola de samba. A agremiação relembrará momentos históricos da Beija-Flor em desfiles anteriores na Passarela do Samba. Um dos fatos que serão refeitos será o desfile de 1989, quando a escola levou ratos e urubus fictícios em um carro alegórico, cujo enredo foi assinado pelo carnavalesco maranhense Joãosinho Trinta.

Praticidade em segundos
A tecnologia continua nos surpreendendo! Já pensou em digitalizar todas aquelas fotografias antigas que acabam ficando escondidas em caixas e gavetas? A Epson lançou um scanner pequeno, mas poderoso. O modelo, Epson FastFoto FF-640, digitalizar 30 fotos em meio segundo, ou seja, em apenas um minuto você será capaz de imprimir impressionantes 60 fotos. Se ao invés de fotos você desejar digitalizar documentos, o FastFoto também não decepciona: a máquina é capaz de digitalizar 45 páginas por minuto.

Filme maranhense
O filme “Muleque Té Doido”, o terceiro da quadrilogia maranhense, será exibido em TV aberta para todo o Maranhão. O longa-metragem, que ganha as telas de quase todos os cinemas da Capital nesta quinta-feira, irá ao ar neste sábado, na sessão Supercine, logo depois do programa “Altas Horas”.

Para escrever na pedra
“Só o que é bom dura tempo o bastante pra se tornar inesquecível”. De Charlie Brown Jr.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.