Explosão

Ladrões de olho em agências bancárias instaladas em São Luís

Duas agências do Banco do Brasil foram atacadas este ano na capital, uma na Alemanha, no dia 17, com um caixa eletrônico arrombado e, ontem, um terminal eletrônico, no Calhau,foi explodido

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Caixa Eletrônicos e estrutura da agência do Banco do Brasil, no Calhau, foram destruídos
Caixa Eletrônicos e estrutura da agência do Banco do Brasil, no Calhau, foram destruídos (Banco)

SÃO LUÍS - As agências bancárias da capital estão na mira dos criminosos. Dois ataques a bancos já foram registrados somente este mês em São Luís. A última ação criminosa ocorreu na madrugada de ontem, 23, e o alvo foi a agência do Banco do Brasil, no Calhau, localizada a menos de dois quilômetros da sede do Comando Geral da Polícia Militar. Este é o segundo caso de roubo a instituição financeira este ano no estado. Em 2018, ocorreram 21 casos, de acordo com o Sindicato dos Bancários.

O delegado Pedro Fernandes, do Departamento de Combate a Roubo a Instituições Financeiras (Decrif), órgão da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), informou que o ataque foi realizada por três ou quatro criminosos. Eles chegaram ao local por volta das 3h30 de ontem e instalaram as bananas de dinamite. Dois caixas eletrônicos foram explodidos, mas os assaltantes conseguiram levar apenas o dinheiro de um deles.

O delegado disse também que os bandidos após recolherem o dinheiro fugiram em um veículo vermelho, de marca e placas não identificadas, em direção ao bairro Renascença. Já a explosão deixou um rastro de destruição no local. O teto da agência despencou, o piso ficou coberto de estilhaços de vidro e pedados de concreto ficaram misturados com cédulas queimadas. R$ 5.600,00 foram encontrados no local.

Pedro Fernandes informou, ainda, que na manhã de ontem os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) e investigadores do Decrif estiveram no banco. A polícia também vai analisar as imagens do sistema de vídeo da agência para tentar identificar os quadrilheiros.

Mais ocorrência

“Há possibilidade de esses quadrilheiros do ataque de ontem serem os mesmos que arrombaram um caixa eletrônico na agência do Banco do Brasil, na Alemanha, apesar de as ações terem tido modus operandi diferentes. A polícia até o momento não descartou nenhuma linha de investigação”, disse o delegado. No último dia 17, o Banco do Brasil na Alemanha amanheceu com um dos caixas eletrônicos arrombado.

Também havia outros sinais de destruição dentro do banco. O piso estava coberto de destroços, cédulas queimadas e era possível encontrar um buraco no teto.

Segundo a polícia, esse roubo foi realizado por um bando composto por cinco criminosos. Dois bandidos tiveram acesso ao banco e utilizaram um maçarico para arrombar o caixa eletrônico, enquanto os outros ficaram em um veículo, de marca e placas não identificadas, dando suporte aos companheiros.

Os quadrilheiros, após recolherem o dinheiro fugiram. A polícia foi acionada por um dos funcionários da agência. Os militares ainda realizaram incursões na Região Metropolitana de São Luís, mas não conseguiram prender os bandidos. O valor roubado não foi informado pela polícia.

Saiba mais

Três agências bancárias, na capital foram alvo de bandidos no ano passado. Um dos casos ocorreu na madrugada do dia 4 de outubro e o alvo foi a Caixa Econômica Federal, no Turu. Também no dia 28 desse mês, os bandidos arrombaram o Banco do Brasil, na Caema, no centro. O outro roubo foi no Banco do Brasil, no Turu, no dia 20 de março.

NÚMEROS

21

foi o número de ataques a bancos ocorrido ano passado no estado, segundo o Sindicato dos Bancários, sendo três agências na capital; este ano duas agências, ambas do BB, foram assaltadas em Dão Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.