Teatro

Fragmentos de memórias

Espetáculo “Extrato de Nós”, uma experiência proposta pelo ator Cláudio Marconcine, será apresentado hoje, amanhã e sábado, às 19h, na sede da Pequena Companhia de Teatro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26

São Luís -Um espetáculo sobre memórias ou a falta delas. É o que apresenta “Extrato de Nós”, que hoje, amanhã e sábado, às 19h, ficará em cartaz na sede da Pequena Companhia de Teatro (Praia Grande). O solo é vivido por meio de quadros relacionados às memórias, que são recortes de um espaço no tempo. No palco, o ator Cláudio Marconcine mostra o resultado do trabalho que idealizou a partir de um questionário em formato de formulário, por meio do qual sistematizou respostas de 25 pessoas acerca de suas memórias pessoais.

A ideia da montagem surgiu em 2012, com a “A Memória dos outros: montagem e temporada de espetáculo-solo autoral”, aprovado por edital público federal. Segundo o ator Cláudio Marconcine, tudo começou em São Paulo, quando da participação dele em uma atividade de formação, oportunidade em que foi instigado a buscar lembranças que quisesse compartilhar com os outros na perspectiva do teatro físico, utilizando-se, principalmente, da mímica corporal dramática. Para a surpresa de Cláudio, as lembranças não vieram, pois ele não conseguia encontrar algo que pudesse ser marcante na opinião dele. Foi aí que o projeto do espetáculo começou a ser esboçado.

“A ideia era trabalhar a perspectiva do não-lugar e a forma de executar essa proposta não poderia ser de outra maneira que não o teatro físico, em que a ficção se confunde com o real, e a personagem dá lugar à persona. Ou seja, eu, os outros e os espaços que nos cercam. Quem somos nós e para onde iremos é sempre uma máxima que faz com que eu me aproxime da contemporaneidade e do total reconhecimento por um trilhar margeado por terreno lodoso”, diz.

Tempo
No espetáculo “Extrato de Nós”, a personagem espera a hora de sua partida. O tempo/ritmo não é seu aliado. Esse não-lugar torna-se impossível de ser habitado. “E sobreviver nesse território de passagem acaba sendo sua única alternativa. As lembranças são recuperadas e repercutem na ocupação desse espaço, de dentro passa para fora e se retroalimenta”, frisa o ator que opta por não classificar a persona representada por gênero.

Cláudio Marconcine é licenciado em Letras pela Uema e especialista em Representação Teatral pela UFPB. Em dança, fez atividades formativas com Maura Baiocchi, Dani Lima, Marcelo Evelin, Dudude Herrmann, Daniel Matallana e Mariana Muniz. Em teatro, atividades com Antonio Abujamra, Luis Louis, Mauricio Abud, Eugenio Barba, Julia Varley, Vinícius Piedade, Silvana Abreu, André Capuano, Bruna Longo e Nezito Reis. Em circo, Ricardo Puccetti, Ciléia Biaggioli, Fernando Vieira, Alexandre Luis Casali. É membro da Pequena Companhia de Teatro.

Serviço

O quê

Espetáculo “Extrato de Nós”

Quando

Hoje, amanhã e sábado, às 19h

Onde

Sede da Pequena Companhia de Teatro (Praia Grande)

Ingressos: R$ 30 (casadinha paga R$ 40,00 e lista amiga, pelas sociais, meia)

Maiores informações: (98) 92000-3992

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.