Investigação

Crime do Sítio Natureza: inquérito fica pronto em 30 dias

Polícia tenta localizar um terceiro envolvido na morte dos terceirizados da Cemar, ocorrida no dia 15; crime foi praticado em razão de corte de energia na casa do criminoso

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Pablo Martins Silva, o De Menor, foi quem planejou o assassinato
Pablo Martins Silva, o De Menor, foi quem planejou o assassinato (De Menor)

SÃO LUÍS - A Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP) tem prazo de 30 dias para encaminhar ao Poder Judiciário o inquérito sobre o assassinato dos funcionários da empresa prestadora de serviço para a Cemar, João Victor Melo, de 27 anos, e Francivaldo Carvalho da Silva, de 25 anos. O duplo homicídio ocorreu no último dia 15, no residencial Sítio Natureza, na cidade de Paço do Lumiar, motivado, segundo a polícia, pelo corte de energia elétrica em uma das residências.

A polícia ainda ontem estava tentando prender mais um envolvido no crime, identificado apenas como Chacal, e localizar, também, a arma utilizada pelos executores, o faccionado Pablo Martins Silva, o De Menor, e um dos seus irmãos, um adolescente de 16 anos. O delegado Jeffrey Furtado, da SHPP, que está coordenando a investigação, disse que já foi pedido ao Poder Judiciário a prisão de Chacal, que está sendo acusado de ter cedido a arma a Pablo Martins.

Ainda segundo o delegado, essa arma foi comprada pelos integrantes de uma facção criminosa que atua no Sítio Natureza e fica em poder de Chacal, mas, segundo os criminosos, teria sido jogada em uma área de matagal, próximo ao residencial, logo após esse duplo homicídio. “Os faccionados fizeram uma espécie de caixinha e compraram um revólver para ser utilizada em suas ações criminosas na Ilha”, disse Jeffrey Furtado.

Investigação

Jeffrey Furtado afirmou que o inquérito policial deve ser encaminhado até o fim da primeira quinzena do próximo mês ao Poder Judiciário e garantiu que as investigações estão bem adiantadas. inclusive, com autoria e motivação já estão definidas.

O delegado explicou que no momento a polícia está no aguardo do resultado de exames periciais que estão sendo realizados pelos peritos do Instituto de Criminalística (Icrim). Um deles é de comparação balística e do laudo da perícia feita no local do crime. “Os laudos desses exames servem para sanar algumas dúvidas sobre o crime, principalmente para certificar o tipo de arma e até mesmo identificar o autor do tiro que ceifou a vida das vítimas”, Jeffrey Furtado.

Ele declarou, ainda, que até o momento não há a necessidade de realizar a reprodução simulada dos fatos. “A polícia somente faz a reconstituição do crime quando há alguns pontos sobre o crime para serem esclarecidos, mas, isto não está sendo nesse caso”, afirmou o delegado.

Prisão

Pablo Martins, o De Menor, se apresentou na tarde de terça-feira, 22, acompanhado de dois advogados, na sede da SHPP, na Beira-Mar. O delegado Lúcio Rogério, superintendente da SHPP, afirmou que como já havia um mandado de prisão em desfavor do criminoso, ele acabou recebendo voz de prisão após ser ouvido pela polícia.

De Menor, logo após o depoimento, levou os policiais até o local onde escondeu a arma utilizada no assassinato, mas não foi localizada. Ainda de acordo com o delegado, o criminoso disse que decidiu cometer o crime por estar com raiva devido as vítimas terem cortado a energia elétrica da residência onde o seu filho estava dormindo, no Sítio Natureza e afirmou que o seu irmão também atirou nas vítimas.

O irmão de Pablo Martins foi apreendido no último dia 17 por uma equipe da Polícia Civil na residência de uma tia, no Paranã, em Paço do Lumiar, e levado para a SHPP. O adolescente disse que no dia do crime estava jogando videogame em companhia de colegas na Rua A, no Sítio Natureza, quando foi procurado pelo irmão para cometerem o duplo assassinato.

Pablo Martins estava com raiva devido as vítimas terem cortado a energia elétrica da residência da sua namorada, localizada na Rua A do Sítio Natureza, e o seu filho teria ficado no calor. O apreendido ainda declarou que abordaram as vítimas dentro do veículo da prestadora de serviço para a Cemar, um Fiat Mille, de placas OJG-2736, na Rua B, do residencial. Pablo Martins teria efetuado os três primeiros tiros. O menor também baleou as vítimas. Em relação a arma utilizada no dia do crime, o adolescente afirmou que estava com seu irmão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.