Educação

Professores de Paço do Lumiar protestam por reajuste salarial

Docentes cobram do prefeito Domingos Dutra pagamento de reajuste de 4,17% do Fundeb, legalização da jornada de trabalho de 30 horas e manutenção da hora-aula de 50 minutos

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
(Domingos Dutra)

Professores da rede municipal de ensino do município de Paço do Lumiar realizarão uma passeata na manhã de hoje, em protesto pelo reajuste 4,17% do Fundeb, legalização das 30 horas, manutenção da hora-aula de 50 minutos, progressões salariais (títulos de especialização, mestrado e doutorado, que são colocados para ganhar as gratificações por titulação), instituição de calendário de pagamento para todos os profissionais da educação e um novo estatuto do educador luminense.

O grupo se reunirá a partir das 8h, em frente ao Farol da Educação do Maiobão, com faixas e cartazes, além de carros de som. De lá, os manifestantes caminham em direção ao prédio da Semed, que fica na Avenida 13, próximo ao Viva Maiobão.

Um dos representantes do Movimento de Valorização dos Servidores da Educação de Paço do Lumiar (MO.VA.SE), professor Peterson Miranda, afirmou ao jornalista Michel Sousa, que a manifestação é resultado da falta de diálogo com a categoria e da ausência de bom senso por parte da Secretaria de Educação.

“Em 2018, o então secretário Fábio Rondon entrou em acordo com a categoria e reduziu a jornada para 30 horas. No entanto, não legalizou através de decreto. Com o novo secretário, Paulo Roberto, essa possibilidade ficou afastada e os professores correm o risco de ter a carga horária de 40 horas, sem receber o salário por essa carga horária. Um absurdo. Por isso, a manifestação”, afirmou.

Diego Pereira, professor de Ciências e integrante do movimento, diz que a passeata dos profissionais da educação é a única alternativa que os trabalhadores encontraram para chamar a atenção da administração municipal. “Tentamos negociar com a prefeitura, mas infelizmente não houve outro meio senão a manifestação”, afirma.

Outro lado – Por meio de nota, a prefeitura de Paço do Lumiar se manifestou a um blog que faz a cobertura política do município. “Com relação às reivindicações dos professores, a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa: 1. A lei do reajuste será encaminhada à Câmara Municipal; 2. Legalização das 30 horas: ainda não está consolidada a discussão; 3. A hora-aula continua 50 minutos, porém o professor precisa complementar em sala de aula os 10 minutos de cada hora, conforme resolução do CAOP – Educação, da Procuradoria Geral de Justiça; 4. Progressões: foi montada uma comissão para apresentar o estudo e o impacto financeiro para o Município”.

SAIBA MAIS

O protesto dos professores tem provocado desgaste ao prefeito Domingos Dutra (PCdoB), que por anos carregou um discurso de valorização do servidor e moralidade na administração pública. O comunista, segundo os professores da rede municipal de ensino, tem evitado o diálogo e a negociação com o setor da educação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.