COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
A CANTORA maranhense Flávia Bittencourt tem show agendado para o dia 2 de fevereiro em Nova York. O palco será o clube de jazz Nublu (62 Avenue C, New York). E ela cantará com os músicos Davi Vieira, Felipe Hostins e Jorge Continentino
A CANTORA maranhense Flávia Bittencourt tem show agendado para o dia 2 de fevereiro em Nova York. O palco será o clube de jazz Nublu (62 Avenue C, New York). E ela cantará com os músicos Davi Vieira, Felipe Hostins e Jorge Continentino
O Nublu Club, que receberá a maranhense Flávia Bittencourt no primeiro sábado de fevereiro, é um clube no East Village de Nova York que foi aberto em 2002 pelo saxofonista sueco-turco Ilhan Ersahin
O Nublu Club, que receberá a maranhense Flávia Bittencourt no primeiro sábado de fevereiro, é um clube no East Village de Nova York que foi aberto em 2002 pelo saxofonista sueco-turco Ilhan Ersahin

Mudança radical
Tome nota: a partir de março, ganhará prioridade na pauta do Congresso Nacional a proposta de emenda à Constituição que elimina indicações políticas para os Tribunais de Contas.
As escolhas de integrantes do Pleno ocorreriam por concurso público.
O objetivo é reduzir o risco de os conselheiros indicados se corromperem, aumentando as chances de detentores de mandatos no Executivo e no Legislativo escaparem da fiscalização.
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro é um exemplo: sete de seus membros acabaram presos porque eram mantidos por uma caixinha criada por prefeitos.
Mediante propina, deixavam passar irregularidades.

Livro de Arlete
Arlete Nogueira da Cruz Machado acaba de trazer a lume mais uma homenagem literária ao grande
poeta brasileiro Nauro Machado.
Em “Impressões sobre Nauro Machado”, a viúva reúne 264 textos, entre ensaios, artigos, cartas e reportagens, de 131 autores.
Arlete fez questão de incluir na obra textos assinados por jornalistas deste matutino, entre eles, Carla Melo e Selma Figueiredo, competentes profissionais e que muito bem escreveram sobre o maranhense.
Com excelente acabamento gráfico e capa estampando o rosto altaneiro do poeta, o livro foi lançado ontem, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão.

Trânsito e aulas
O trânsito nesta capital, principalmente nas imediações das escolas, ainda não está incomodando como de praxe.
Digo isto referindo-me à volta às aulas, quando as avenidas passam a receber um maior número de veículos nos intervalos entre 7h e 8h e 11h e meio-dia, períodos do corre-corre para que os estudantes cheguem no horário exato às salas de aula.
Acredito que seja pelo fato de que algumas instituições ainda não retomaram suas atividades do pós-férias e a impressão que temos é de que a coisa vai fluir. Mas se sabe que não é bem assim.
Aliás, a paciência será fator indispensável para evitar estresse.

Filme de Fred
“Boi de Lágrimas”, o novo filme em longa-metragem do cineasta Frederico Machado, vai estrear amanhã em São Luís, Salvador Teresina e Belém.
O filme é uma obra com traços experimentais e, segundo o próprio, de horror sobre política e cultura popular.
Conta a história de maneira livre e abstrata e concentra-se em cinco personagens que, avulsos, são trabalhados apenas para servirem como propulsores de sentimentos e dualidades quanto ao momento social, político e cultural de hoje e de sempre no Brasil.
Mais do que a narrativa, o filme procura descobrir caminhos para linguagens.
Feita como cinema de guerrilha, onde a equipe também trabalha como elenco, a obra foi construída sobre a égide da liberdade de criação.

Exposição de Victor
A exposição “Cotidiano meio norte”, que retrata lugares e pessoas que fizeram parte da vida do artista visual Victor Rêgo, revela São Luís sob o olhar atento de quem se apropria das imagens, seja pelo conceito da estética ou pelas relações afetivas.
Abrindo a agenda cultural da Galeria de Arte da Sala Sesc de Exposições, nesta quinta-feira, serão apresentadas 20 obras produzidas a partir da pintura acrílica sobre tela. É uma espécie de conjunto de anotações, por meio de imagens pictóricas.
O objetivo é provocar uma reflexão não só sobre as locações e figuras humanas, mas também voltar o olhar do público para os caminhos que o artista percorre com suas inquietações.

Para LACRAR na folia
O ano mal começou e os preparativos para as festas de Carnaval já estão a todo vapor.
Para quem curte cair na folia, se organizar para o Carnaval é um ritual de preparo antecipado, viagens, bloquinhos, fantasia e make.
Aproveitando o momento, Intense, linha de maquiagem de O Boticário, lança cinco novas cores para o Batom Efeito Bocão já marcando presença na maior festa popular brasileira.
Com Anitta como embaixadora da marca, o projeto digital criado pela Leo Burnett Tailor Made antecipa a chegada do Carnaval e traz o conceito “Intense. A cara do Carnaval”, que apresenta as cinco novas cores com efeito espelhado, além do superglitter e iluminadores.
São diferentes vídeos, posts, gifs e stories que mostram o make perfeito para arrasar na folia.
As ações do projeto digital estreiam nesta semana nas redes sociais.

Mistura sem coerência
A eleição na Câmara dos Deputados virou uma salada de siglas, tendo como ingredientes as benesses e os cargos em comissão. Seria conveniente que, na eleição, voltassem à consagrada prática: do lado direito, os da direita; do lado esquerdo, os da esquerda. A propósito: o gaúcho Marcel van Hattem, do Partido Novo, vai enfrentar Rodrigo Maia na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. Domingo, os dois se encontraram durante um churrasco. Maia pediu voto a Marcel, sem saber que se tornaria adversário um dia depois.

TRIVIAL VARIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realizou sua primeira sessão judiciária de 2019 na última segunda-feira. A sessão foi presidida pelo desembargador Ricardo Duailibe, que aproveitou a oportunidade para fazer um balanço do trabalho realizado nas eleições de 2018.

Dirigentes examinam, diariamente, o site do Tribunal Superior Eleitoral para saber qual a fatia que cada um receberá do Fundo Partidário. Ainda não houve a divulgação.

Na Terra de Tio Sam, com o furacão Trump, a taxa de desemprego cai, a inflação está em uma faixa confortável, o Produto Interno Bruto cresce em ritmo forte e as bolsas disparam.

Todos os anos, principalmente nos três primeiros meses, os brasileiros precisam estar preparados para pagar as despesas tradicionais que costumam apertar mais ainda o orçamento da família.

Em tempo: nessa hora, a educação financeira é essencial para evitar o endividamento. A dica é ficar atento e evitar gastos desnecessários.

A imagem que exemplifica a situação financeira da maioria dos Estados é a da casa com os canos furados. Tapa-se um e aparece outro. O risco é a inundação afogar a todos.

Davos, onde acontece o Fórum Econômico Mundial, foi cenário do romance A Montanha Mágica, escrito em 1924 por Thomas Mann. Dos governantes e dos grandes investidores que participam do evento, todos esperam alguma mágica para suplantar as crises.

É preciso facilitar, urgentemente, a vida de quem trabalha, produz e paga impostos. Os governos ainda não entenderam que só terão a ganhar com a simplificação.

Conta de verão: o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário calculou a participação de impostos em produtos da temporada: protetor solar (41,7 por cento); cadeira de praia (40,6); bronzeador (41,7); biquíni (42,1); ar condicionado (49,8); água mineral (31,5).

Todos os servidores da Câmara Municipal de São Luís, sejam efetivos, comissionados ou contratados, devem fazer o recadastramento a partir desta quarta-feira.

A Associação Antonio Brunno divulgou, por meio de nota, que, seguindo orientação do Ministério Público, retirou do seu CNPJ o nome de fantasia “Fundação Antonio Brunno”, substituído pela sigla Assab. A mudança fez-se necessária para estar em conformidade
com sua denominação jurídica, que é de associação.


DE RELANCE

Fraudes em benefícios
O governo federal ampliará o poder de fogo do INSS para identificar fraudes em benefícios, o que deve potencializar a economia a ser obtida com a medida provisória editada na semana passada para combater essas irregularidades. O texto dá ao INSS acesso às bases de dados da Receita Federal, do SUS e do FGTS, e o cruzamento dessas informações ajudará a apontar outros benefícios com indícios de irregularidade para além dos R$ 3 milhões que já estão no radar da equipe econômica
e que passarão por um extenso pente-fino.

Zona em palestra
Sabe aquela chamada Zona de Convergência Intertropical, que dita as regras pluviométricas em uma parte do Brasil? É justamente ela o tema da palestra de abertura da primeira edição do “Simpósio de Ciências do Mar”, que será realizado dia 30 de janeiro, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão. O ministrante será o professor Pedro Leite da Silva Dias, bacharel em Matemática Aplicada pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, mestre em Ciências da Atmosfera pela Universidade Estadual do Colorado e PhD em Ciências Atmosféricas pela mesma instituição. Atualmente, ele é membro do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, onde exerce o cargo de professor titular.

Oficina de Cordel
A oficina “Nas Veredas do Cordel: criação de texto e produção do livreto” será oferecida pelo Centro Cultural Vale Maranhão, por meio do Edital Pátio Aberto, nos dias 24 e 31 deste mês, das 14h às 18h. Ministrada pelo poeta e cordelista maranhense Moizés Nobre, a oficina abordará temas como origem, literatura de cordel no Brasil e no Maranhão, modalidades e técnicas de publicação. A proposta é que cada participante
crie seu texto e produza seu livreto.

Oficina de Cordel 2
Em meio a era digital, em que cada vez mais pessoas optam pela leitura de livros e publicações em dispositivos eletrônicos, o livreto de cordel permanece vivo, presente na cultura brasileira, especialmente no Nordeste, onde são vendidos em feiras e praças. A oficina pretende contribuir para a valorização e difusão desta cultura, revelando o cordelista que há em cada participante.

Segurança digital
Foi ministrada ontem à noite a palestra intitulada “Segurança digital para pais”, na Academia Viva Água, pelo empreendedor e professor mestre em Engenharia de Produção Bruno Pompeu, que também é coach em Educação Corporativa. O evento integra uma ampla programação realizada pela academia e que contempla diversas áreas, não necessariamente ligadas à prática de esportes, mas sempre com algum envolvimento relacionado aos cuidados com a saúde, no geral.

Passeio Serenata
Hoje à noite, na Praça Benedito Leite, tem “Passeio Serenata”, com homenagens a grandes nomes da literatura, arte e política maranhenses. O evento rememorará algumas das personalidades imortalizadas nos bustos da Praça Panteon, logradouro recentemente entregue pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em parceria com a Prefeitura de São Luís. A proposta desta é levar ao conhecimento do público a vida e obra de nomes que ajudaram a construir a história do Maranhão.

Em São Paulo
Quem está em São Paulo, representando o Instituto Maranhense de Defesa do Consumidor no evento de lançamento da Corte de Mediação, é o advogado e professor da Universidade Federal do Maranhão Humberto Oliveira. Entre os compromissos, ele participou de uma reunião com Luiz Flávio Gomes sobre esse assunto, que ainda será bastante comentado pela sociedade.

Baile do Mumuzinho
Mário Carneiro Júnior, comandante do Samba do Pinto, terá uma longe personalizada na festa Baile do Mumuzinho, marcado para este sábado, na Casa das Dunas. A lounge será o espaço mais vip do evento, que receberá ainda Carlindo e Demorô, Pagode do Ivan, Argumento e Os Parças.

Para escrever na pedra
“Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo”. De Antoine de Saint-Exupéry.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.