Acidente

Aeronave cai no quintal de uma residência, em Sitio Novo

Aparelho usado no serviço agrícola havia saído de Balsas, mas ao sobrevoar a cidade de Sítio Novo, sofreu pane e caiu: piloto teve apenas escoriações

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Destroços do avião no quintal da residência onde caiu ontem
Destroços do avião no quintal da residência onde caiu ontem (Avião)

SITIO NOVO - Clima de pânico foi instalado na manhã de ontem na cidade de Sítio Novo, localizada na mesorregião centro maranhense. Uma aeronave de pequeno porte caiu no quintal de uma residência, no centro da cidade. Segundo a polícia, havia apenas o piloto, nome não revelado, no avião que sofreu escoriações pelo corpo. Ano passado ocorreram dois acidentes graves no estado envolvendo aeronaves. Um dos casos foi registrado no dia 1º de abril, no povoado Nambuaçu de Cima, em Rosário, que resultou na morte dos médicos, José Cleber Luz Araújo, Jonas Eloi da Luz e Rodrigo Capobiongo Braga, e do piloto do helicóptero, o policial civil e ex-integrante do Centro Tático Aéreo (CTA), Alfredo Oliveira Barbosa Neto.

O acidente de ontem assustou a população, mas ninguém foi atingido. O avião sofreu danos, principalmente na hélice e asa. A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, assim como policiais militares que isolaram o local do acidente e muitas pessoas estiveram no local visando obterem informações sobre o caso, inclusive crianças.

A polícia informou que o avião de trabalho agrícola, havia saído da cidade de Balsas e tinha como destino a uma cidade do sul do Maranhão, mas devido a problemas não esclarecidos, acabou caindo no quintal de uma casa, em Sítio Novo. No momento não havia nenhum morador no local. Somente o piloto sofreu escoriações e foi levado para o hospital do município, onde recebeu atendimento médico.

Esse caso vai ser investigado por uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) que está sendo aguardada em Sítio Novo.

Tragédia

Duas quedas de avião ocorreram ano passado no Maranhão. No dia 1º de abril, em Rosário, um helicóptero modelo Robinson R44, matrícula PP-WVR, caiu no meio de uma área de matagal resultando na morte dos três médicos e do policial civil. De acordo com o relatório Cenipa, uma hélice quebrada pode ter ocasionado a queda da aeronave.

O delegado da Polícia Civil, Murilo Tavares, informou que a aeronave acabou pegando fogo no ar, bateu em uma árvore e caiu, causando a morte de seus ocupantes. Os corpos das vítimas foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros Militar e levados para o Instituto Médico Legal (IML), em São Luís, onde foram periciados, identificados e entregues aos familiares.

Essa mesma aeronave já havia sofrido pane no motor em novembro de 2011 e no momento era pilotada pelo policial civil Alfredo Neto que conduzia três passageiros. O helicóptero havia saído de São Luís com destino à praia de Camocim, no estado do Ceará.

A aeronave fez um pouso de emergência na praia de Atalaia, no município de Luís Correa, no estado do Piauí. Não houve registro de feridos.

Também no dia 20 de julho do ano passado caiu um monomotor na comunidade Florata, zona rural de Timon. No avião estavam o ex-governador do Piauí, Wilson Martins; o deputador federal Rodrigo Martins e o chefe de gabinete da Codevasf em Brasília, José Augusto, e o piloto Rodrigo Martins.

Eles estavam vindo do interior do Piauí e antes de chegarem a capital piauiense ocorreu o acidente. O avião sofreu vários danos e os ocupantes apenas escoriações leves. As vítimas primeiramente foram socorridas por populares e logo depois, a polícia e os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados.

Relembre

Casos de queda de aeronave no Maranhão

Dia 22 de janeiro de 2019 - Avião de pequeno porte caiu em quintal de uma residência, em Sítio Novo, e o piloto sofreu escoriações pelo corpo;

Dia 20 de julho de 2018 - Um monomotor caiu em Timon com políticos do estado do Piauí, mas não houve registro de morte.

Dia 1º de abril de 2018 - helicóptero caiu em uma área de matagal, na zona rural de Rosário, que resultou na morte de três médicos e um policial civil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.