COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
EMPRESÁRIOS de visão, Lia e Fábio Silva comemoram a nova fase da Equipar, uma empresa de aluguel de equipamentos para eventos localizada em São Luís e que está presente no mercado desde 1995. A empresa, com mais de 20 anos de experiência, execução competente de mais de 50 mil eventos, começou 2019 com uma carteira de mais de 15 mil clientes
EMPRESÁRIOS de visão, Lia e Fábio Silva comemoram a nova fase da Equipar, uma empresa de aluguel de equipamentos para eventos localizada em São Luís e que está presente no mercado desde 1995. A empresa, com mais de 20 anos de experiência, execução competente de mais de 50 mil eventos, começou 2019 com uma carteira de mais de 15 mil clientes

Sobre energia
Tudo indica que a Defensoria Pública do Maranhão abrirá procedimento de tutela coletiva para apurar possíveis irregularidades referentes a corte de energia elétrica em horário não permitido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A decisão de investigar a prática
deu-se em razão da manifestação realizada pelos prestadores de serviços da Cemar, na última sexta-feira, em frente ao Tribunal de Justiça do Maranhão, após homicídio de dois terceirizados da companhia.
Segundo a Aneel, a distribuidora deve adotar o horário de 8h às 18h, em dias úteis, para a execução da suspensão do fornecimento
da unidade consumidora.

Lá vem ele, o Carnaval!
O período pré-carnavalesco realmente será longo e a batucada nesta Capital não só já começou como tem bloco na concentração esperando
um sinal verde.
Além da Madre Deus, que é alegre por si só, a folia vai ganhando forma, brilho e cor na Praia Grande, na orla marítima e em bairros como Cohatrac, Cidade Operária, Maiobão e Turu.
São manifestações espontâneas da juventude que não espera o incetivo do poder público para cair na festa.
Como neste ano o Carnaval explode em março e já cumprimos mais da metade deste janeiro, faltam menos de 40 dias para que os tiros de confete disparem com gosto de gás, nas ruas, nos clubes e nas passarelas onde o samba posará de Rei Momo.

Lá vem ele 2
Aliás, tem gente contando os dias, porque essa festa popular é um convite para extravasar e se divertir conforme a imaginação. Agora, sem dúvida, o Carnaval assume uma faceta mais rica, alegre e bonita quando as pessoas vestem suas fantasias e saem às ruas caracterizadas de folionas.
Infelizmente, o folião (ou a foliona) maranhense é um meio-termo, pois se deixa vencer pela timidez e não entra no clima com veemência, como se ver, por exemplo, em cidades como Salvador, Recife e Rio de Janeiro.

Janeiro Roxo
Estamos no “Janeiro Roxo”, que é o mês da campanha de alerta contra a hanseníase, uma doença silenciosa e que nem sempre se percebe.
No último fim de semana, foi dado um alerta no Centro de Saúde Genésio Rego, na Vila Palmeira, para estimular ao diagnóstico precoce e, em caso da doença constatada, o início
imediato do tratamento.
É bom saber que a hanseníase, antigamente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. É uma das mais moléstias mais antigas, com registro de casos há mais de 4 mil anos, na China, Egito e Índia. Tem cura, mas se não tratada, pode deixar sequelas.
Hoje, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente, para que a doença deixe de ser um problema de saúde pública. Atualmente, os países com maior detecção de casos são os menos desenvolvidos ou com superpopulação.
No Maranhão, mais de 3 mil casos foram constatados no ano passado. Ou seja, um número bastante alto.

Cabelo Crespo
Não que os liócomos tenham que ficar de fora, mas vem aí o Baile do Cabelo Crespo, organizado pelo jornalista Pedro Sobrinho,
prata da Rádio Mirante FM.
O baile acontecerá na próxima
sexta-feira, no Grand São Luís Hotel, no Centro Histórico de São Luís, com um time de DJs fazendo a festa. Além dele próprio, tocarão Nega Glícia, Carol Vieira e Pedro Dreadlock.
A ideia é promover um Carnaval de ritmos latinos, como reggae, reggaeton, salsa, merengue, cumbia e calipso, além de outras vertentes: samba, disco e as brasilidades. Trata-se de um evento para celebrar as diferenças como
um ato político dançante.

CPI em São Paulo
Na sexta-feira da semana passada, a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga irregularidades nas obras de empreendimentos do Grupo Cyrela, em São Luís, ouviu as duas últimas testemunhas do caso.
Os engenheiros civis Leonardo Comasseto e Jorge Gabriel Neto prestaram depoimento na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Agora, o próximo passo é a elaboração do relatório que, após aprovado, será encaminhado aos órgãos competentes até o fim deste mês.
Os engenheiros responderam a questionamentos sobre a responsabilidade técnica das obras dos empreendimentos Jardins de Toscana e Provence, Pleno Residencial e Residencial Vitória, e como foram executadas as obras.
Além disso, foram questionados sobre o conhecimento em relação aos problemas encontrados, como vazamento de gás e nas partes hidráulicas e elétricas, por exemplo.

Receita médica
Pessoas que moram em locais sem serviço regular de saúde pública poderão comprar antibióticos sem receita médica. É o que prevê um projeto em análise na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. A intenção é garantir o tratamento em locais com dificuldade de acesso a serviços médicos.
A exigência de retenção de receita médica para os antibióticos é uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2010.
A venda desse tipo de remédio só pode ser feita com uma receita dupla em que uma via é retida pela farmácia e a outra permanece
com o cliente.

Ações comunitárias
Com foco nas ações de valorização sociocultural, ambiental e de desenvolvimento econômico das localidades onde opera, a VLI, empresa de soluções logísticas, beneficiou, por meio de projetos e atividades comunitárias, cerca de 15.1 mil pessoas dos cinco corredores que cobrem a rota logística da empresa nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.
No total, destinou R$ 4,4 milhões para essas atividades durante o ano. As iniciativas sociais fazem parte do VLI Solidária, programa que visa estimular a cidadania e a participação dos empregados em atividades voluntárias nas comunidades próximas às operações da companhia.
No corredor Centro-Norte, que engloba os estados do Maranhão e Tocantins, o programa realizou 50 ações sociais distribuídas pelos municípios de Imperatriz e Porto Franco (MA) e nas cidades tocantinenses de Araguaína, Palmeirante e Porto Nacional.

A melhor arte no TAA
Indagado sobre de onde surgiu a ideia do evento “Grandes Espetáculos do Maranhão”, o diretor do Teatro Arthur Azevedo, Celso Brandão, foi enfático ao dizer que se inspirou no “Janeiro de Grandes Espetáculos”, que acontece em Recife. Celso, entre outras coisas, pensou em um evento semelhante, voltado exclusivamente para os espetáculos maranhenses. Na lista, estão “O Auto da Compadecida”, “Miolo da Estória”, “Chico,
Eu e Buarque”, “Pai e Filho”, e o retorno do musical “João do Vale, o Gênio Improvável”.

TRIVIAL VARIADO
A quem pretende viajar de avião nos próximos meses, uma notícia não muito boa: a Agência Nacional de Aviação Civil autorizou reajuste para as tarifas de embarque dos aeroportos. O aumento de 5,39% parece mínimo, mas sempre pesa no bolso dos passageiros.

As férias de janeiro estão chegando ao fim e os pais estão na correria para comprar o material escolar. Muita gente reclamando da alta dos preços do material.

Aprovados do primeiro semestre do Paes 2019, da Universidade Estadual do Maranhão, têm até sexta-feira para apresentar a documentação necessária e fazer a matrícula para o ingresso no curso.

Hoje, a imprensa dará especial atenção ao presidente Jair Bolsonaro, em Davos, na Suíça. No Fórum Econômico Mundial, fará palestra sobre o tema “Um Brasil Diferente, Livre das Amarras Ideológicas e Corrupção”.

A Suzano está promovendo curso de teoria e prática em Eucaliptocultura para estudantes de Engenharia Florestal de universidades brasileiras. Ao todo, 610 alunos das cinco regiões e de mais de 50 instituições inscreveram-se para participar.
Já está em vigor a MP que tem por objetivo
combater fraudes em benefícios previdenciários. Foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na última sexta-feira,
pouco depois de ser editada pelo presidente da República,
Jair Bolsonaro.

Prestes a completar dois anos de inauguração de sua primeira loja em São Luís, a empresária Ana Gisely Mendes Pinheiro, franqueada da Petland, está nos retoques finais para a abertura, no próximo dia 26, de mais uma petshop, desta vez na Avenida Daniel de La Touche, na Cohama.

DE RELANCE

Notas fiscais e mudança
O Tribunal de Justiça do Maranhão está orientando credores a emitirem notas fiscais somente a partir de 11 de fevereiro. O intuito é evitar atraso no recolhimento dos tributos que incidem sobre as notas fiscais e consequente pagamento de juros e correção monetária. Na circular, o órgão informa que a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo do Maranhão trabalha na mudança do sistema de execução orçamentária e financeira.

Notas fiscais e mudança 2
No capítulo: o sistema, além de alterar o cronograma de início do exercício financeiro, trará a necessidade de realização da certificação das notas fiscais no sistema e não mais com o simples atesto, até então utilizado. O prazo estimado para conclusão da transição do Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios para o Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal, com efetiva operacionalização, é 11 de fevereiro.

Louva-a-deus
Chama-se “Louva-a-deus” o novo personagem carnavalesco do bloco Bicho Terra, que, sem dúvida, é um projeto original e sem igual no Brasil. O mais recente integrante da trupe dará o ar da graça no Circuito de Rua, de certa maneira, fará uma analogia à esperança perene do povo brasileiro, que nunca desiste de seus sonhos, apesar dos problemas que enfrenta.

Louva-a-deus 2
O “Louva-a-deus”, popularmente conhecido como “Esperança”, pode ser visto de várias maneiras. Para alguns, é o símbolo de sorte. Para outros, o protetor das plantações. José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica, diz sempre que a homenagem à natureza é uma constante no projeto artístico do Bicho Terra. Ou seja, aos poucos, outros bichos vão surgindo e ganhando vida e graça na imaginação de quem adora pular o Carnaval com criatividade.

Biruta na Litorânea
Um novo bar será inaugurado em São Luís na noite desta terça-feira. Chama-se “Biruta” e abrirá as portas na Avenida Litorânea. A estreia será com descontraídos shows dos cantores Tom Cléber (MPB) e Lucas Seabra, mandando ver na pegada sertanejo. Pelo que estão anunciando, o empreendimento é uma proposta diferenciada, tem capacidade para 350 pessoas e é climatizado. O bar tem sistema acústico, estrutura de palco, som e iluminação.

Palestra em Portugal
Na semana que passou, a reitora Nair Portela, da Universidade Federal do Maranhão, ministrou a palestra intitulada “Problemas impactantes na saúde no contexto brasileiro”, durante o I Congresso Global de Direitos Humanos, realizado em Lamego, Portugal. Portela apresentou a dimensão territorial brasileira, lembrando que o Brasil é o quinto país mais extenso do mundo, com uma população em torno de 209 milhões de habitantes.

Palestra em Portugal 2
A apresentação foi necessária para que ela mostrasse que o Brasil tem grande complexidade geográfica, demográfica, social e cultural, de onde decorrem problemas de diversas naturezas, como, por exemplo, a violência contra a mulher e no trânsito. Entre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, a reitora citou o décimo, que fala da redução na desigualdade dentro dos países e entre eles.

Pagando imposto
Notícia que corre no mapa é a de que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pode ser pago em cota única e antecipado com até 30% de desconto. Em alguns estados, há também a possibilidade de usar créditos de programas de incentivo à emissão de nota fiscal para abater o valor devido. O maior desconto oferecido aos donos de carros é o do Estado do Amazonas (30%). Além do IPVA, os contribuintes devem ficar atentos aos prazos de pagamento do licenciamento e do seguro obrigatório. Caso um dos três não seja pago, o contribuinte poderá ter de pagar multa por atraso e, até mesmo, ter o carro apreendido.

Para escrever na pedra
“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças - mas poucas se lembram disso”. De Antoine
de Saint-Exupéry.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.