36 anos

Espaço para preservação da memória

Casa de Cultura Josué Montello inicia amanhã, às 17h, projeto CCJM Recebe, que tem como objetivo reunir escritores maranhenses para celebrar os 36 anos de fundação do órgão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Casa de Cultura Josué Montello (CCJM) celebra 36 anos de fundação nesta quarta-feira, 23
Casa de Cultura Josué Montello (CCJM) celebra 36 anos de fundação nesta quarta-feira, 23 (Casa de Cultura Josué Montello)

SÃO LUÍS -Uma série de encontros literários durante o ano é o que propõe o projeto CCJM Recebe, iniciativa da Casa de Cultura Josué Montello (CCJM) que será lançado amanhã, data em que a instituição celebra 36 anos de fundação. A programação de estreia inicia às 17h e terá roda de conversa com escritores, apresentação musical e a exposição “Retrospectiva 36 anos 1983 – 2019”, que faz referência à memória daquela Casa de Cultura. A entrada é gratuita.

Na ocasião, os escritores Wilson Marques, Lindevania Martins e Elizeu Cardoso farão uma roda de conversa com mediação da escritora e jornalista Talita Guimarães em mais uma edição do projeto Literatura Mútua. Haverá ainda a apresentação musical do Trio The Soft Music, da Escola de Música do Maranhão. “O objetivo do projeto CCJM Recebe é aproximar o público dos escritores maranhenses, disponibilizando o espaço da Casa para lançamentos, palestras e outras ações que envolvam o livro, a leitura e a literatura. A ideia é realizar um encontro a cada dois meses”, explica a diretora da Casa de Cultura Josué Montello, Joseane Souza.

Na roda de conversa, os escritores falarão aos presentes sobre suas obras e carreiras. Wilson Marques, que é jornalista e autor de livros voltados para crianças e jovens inspirados nas tradições culturais do Maranhão, deverá discorrer sobre livros como “Touchê: uma aventura pela Cidade dos Azulejos”, “Quem tem medo de Ana Jansen?”, entre outros de sua autoria.

Já a escritora Lindevania Martins que é também defensora pública e integrante do movimento nacional Mulherio das Letras, falará sobre os livros de contos “Anônimos” (Prefeitura de São Luís, 2003), “Zona de Desconforto” (Editora Benfazeja, 2018) e ainda o inédito “A Outra”, cuja publicação está prevista para 2019.
Além de escritor, membro da Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências, Elizeu Cardoso é compositor, documentarista e professor de Geografia. Autor dos livros “Dias Amarelos” (2013), “A Dança dos Ventos” (2016) e “Mar de Areias” (2018), ele aproveitará o encontro para apresentar suas vivências no mundo das letras e da música.

“O convite para comemorar os 36 anos da Casa de Cultura Josué Montello com o encontro de três grandes autores contemporâneos em uma edição especial do Literatura Mútua demonstra o quão viva segue a palavra inspirada pela nossa capacidade de imaginação, premissa tão cara ao patrono dessa Casa que se mantém aberta a todos os que se interessam por literatura, história e conhecimento. Vale visitar, conhecer e frequentar esse refúgio precioso no coração de São Luís”, afirmou a escritora Talita Guimarães, que vai mediar a roda de conversa.

Exposição
Quem for ao local também poderá ver a exposição “Retrospectiva 36 anos 1983 – 2019” que retrata a história da Casa, objetos do museu, fotografias, artigos de jornais e citações de escritores sobre a importância do equipamento cultural. A instituição tem em sua biblioteca mais de 60 mil livros, a maior parte doados pelo escritor, além de fotografias e objetos pessoais de Josué Montello.

A Casa de Cultura Josué Montello destina-se a promover estudos, pesquisas e trabalhos nas áreas da literatura, artes, ciências sociais, história, geografia, contribuindo para a preservação da memória e da produção artística e cultural do Maranhão, além de preservar e divulgar a obra do escritor maranhense Josué Montello. Possui acervo bibliográfico, arquivístico e museológico, sendo a grande maioria doado pelo escritor maranhense Josué Montello.

Serviço

O quê

Projeto CCJM Recebe

Quando

Amanhã, às 17h

Onde

Casa de Cultura Josué Montello – Rua das Hortas, 327, Centro

Entrada gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.