Violência

12 pessoas já foram assassinadas na cidade de Imperatriz este mês

O total de homicídios ao longo dos 20 primeiros dias deste ano já superou os casos registrados durante janeiro de 2018 nessa cidade; em 30 horas seis pessoas foram mortas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
O sargento aposentado da PM Joselito Fernandes Marinho, de 51 anos, assassinado dia 3 deste mês
O sargento aposentado da PM Joselito Fernandes Marinho, de 51 anos, assassinado dia 3 deste mês (Arma de fogo)

Doze assassinatos já ocorreram desde o primeiro dia deste mês até a tarde de ontem ( 20) na cidade de Imperatriz, segundo a polícia. A quantidade de mortes nos 20 dias de janeiro superou os casos registrados no mesmo período do ano passado, com 10 ocorrências. Em 2018, ocorreram 127 mortes violentas na cidade.

A polícia também informou que em um período de 30 horas seis pessoas foram assassinadas. As mortes foram registradas entre a noite do último dia 3 até a tarde do dia seguinte. Entre as vítimas está o sargento aposentado da Polícia Militar Joselito Fernandes Marinho, de 51 anos. Esse caso ocorreu na tarde do dia 4 deste mês e está sendo investigado pela equipe da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP) de Imperatriz. O delegado Praxíteles Martins, da DHPP, informou que o assassinato teve a participação de Zandonai Barbosa Oliveira, de 38 anos; Eduardo Nogueira da Silva, Dudu, de 24 anos; Vinícius Lima Damasceno, de 24 anos, e Huan Carlos Silva Lima, de 26 anos. Dos envolvidos nesse crime, quatro estão presos e um deles - Eduardo Nogueira-foi morto em confronto com a polícia.

O delegado informou que Zandonai Barbosa e Huan Carlos Silva monitoraram o sargento Marinho, na Caixa Econômica Federal, e passaram informações para os outros envolvidos. O militar foi assaltado e morto nas proximidades do banco.

Também na madrugada desse dia ocorreu a morte de Mayara Santos Sousa, de 32 anos. A polícia informou que a vítima era usuária de droga e foi assassinada a golpes de chuço durante uma discussão com uma outra mulher, não identificada, próximo ao antigo terminal rodoviário.

Outros homicídios ocorreram durante a noite do dia 3. No bairro São José do Egito, a polícia registrou um duplo assassinato. As vítimas foram Ronildo Ribeiro Marinho, de 26 anos; e João Matias de Sousa Filho, de 47 anos. De acordo com a polícia, eram alcoólatras. No Parque Buriti, a polícia registrou morte a tiros do usuário de drogas Francivaldo Silva Coelho, de 32 anos. A polícia ainda registrou nesse dia o assassinato de Wanderson Lima Gomes, de 20 anos. Ele foi morto a tiros por dois homens, não identificados, que fugiram em uma motocicleta.

Entorpecente

Na última quarta-feira ( 16), a polícia registrou a morte do ex-presidiário Lucas dos Santos Cruz, de 24 anos. Ele foi executado quando andava de bicicleta e os acusados tomaram rumo ignorado. A motivação do crime tem relação com o tráfico de drogas. A vítima tinha passagem pela Justiça pelo crime de tráfico de droga e deixou unidade prisional no fim do ano passado.

A polícia informou que o assassinato de Jandir Edmar Marinho dos Reis, Zé Dimar, de 27 anos, ocorrido no dia 9, também teria sido motivado por tráfico de entorpecente em Imperatriz. A vítima estava sentada na porta da sua residência, na Vila Nova, quando foi baleado e morto por um homem não identificado, que fugiu em uma motocicleta.

No dia 8, a polícia registrou mais duas mortes e uma das vítimas foi um adolescente, de 14 anos. A vítima tinha passagem ma Justiça e o suspeito do crime foi um adolescente, de 17 anos, que foi apreendido. O crime, segundo a polícia, ocorreu devido a rixa entre facções criminosas. A outra vítima, morta a tiros no Parque Alvorada, foi Raimundo Waneson Pereira do Valeiros. Até ontem não havia registro de prisão dos envolvidos desse caso.

Na manhã de domingo ( 20) foi encontrado o corpo de Carina Silva Sousa, com marcas de sinais de violência, na zona rural de Imperatriz. A polícia informou que a vítima foi morta por espancamento. O caso está sendo investigado pela equipe da DHPP.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.