Única seleciona do MA

Maranhense vai à mostra de teatro universitário do Itaú Cultural em SP

Brena Maria, da Universidade Federal do Maranhão, vai participar da mostra “a_ponte: cena do teatro universitário” com o espetáculo “Existe muita coisa que não te disseram na escola”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
A atriz Brena Maria foi uma das selecionadas entre os 230 inscritos
A atriz Brena Maria foi uma das selecionadas entre os 230 inscritos (Brena Maria)

SÃO LUÍS - A atriz maranhense Brena Maria, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), participa, em São Paulo, da programação “a_ponte: cena do teatro universitário”. Trata-se da mostra que o Itaú Cultural realiza, de 24 de janeiro a 4 de fevereiro, e que reunirá 14 espetáculos de diferentes estados selecionados pela convocatória que o instituto realizou no ano passado. Ela foi única selecionada do Maranhão, entre 230 inscritos de todo o Brasil.

A atriz se apresentará nos dias 26 e 27 de janeiro com o espetáculo “Existe muita coisa que não te disseram na escola”, que por meio de poesia, canto e dança, trata das experiências de uma mulher que reflete sobre a sua geração, o passado e a busca para quebrar ciclos e alcançar lugares de pertencimento. Ao descobrir-se negra no ambiente de ensino, essa jovem revela a força que reside e resiste em um corpo e uma alma, marcados pelo preconceito.

Além do Maranhão foram selecionados, ainda, grupos do Amazonas, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, que também serão apresentados nessa programação de 12 dias. São espetáculos marcados pelo hibridismo de linguagens como dança, teatro de bonecos, ações performáticas, teatro de rua e caixa cênica, além da presença temáticas voltadas a questões raciais, de gênero e política.

Programa

Parte da produção teatral emergente de espaços de formação em todo o país chega ao Itaú Cultural com “a_ponte: cena do teatro universitário”. Com quase 180 participantes, o evento apresenta 14 espetáculos selecionados entre os 230 inscritos na convocatória aberta em outubro do ano passado pelo instituto para estudantes de cursos técnicos e universitários de artes cênicas espalhados pelo território nacional.

O resultado é uma grande mostra que abre espaço ainda para debates sobre a produção cênica neste ambiente, intercâmbios entre os participantes e a participação especial dos grupos Coato e Nós do Morro – vindos, respectivamente, de formações acadêmica e livre, hoje eles estão consolidados no cenário do teatro nacional.

Ao longo da programação, o público participa de uma enquete sobre qual espetáculo gostaria de ver novamente apresentado no Itaú Cultural. O mais votado será convidado a voltar ao palco da instituição para uma minitemporada.

"O teatro é a arte do encontro e o Itaú cultural serviu de ponte para aproximar estudantes e professores de todas as regiões do país confirmando o potencial de inovação do teatro estudantil brasileiro”, observa a gerente do Núcleo de Artes Cênicas do instituto, Galiana Brasil.

A ideia, de acordo com ela, é que a mostra revele um recorte desse mapeamento múltiplo e inquieto que a convocatória revelou. “Assim, se dá corpo a uma espécie de sala de aula expandida, em que o público poderá acompanhar processos de aprendizagem materializados não apenas nas cenas como também nas ações formativas inspiradas pelas vozes desses trabalhos”, conclui Galiana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.