Eleição

Tema diz que segue candidato e reclama de aliciamento de Weverton Rocha

Socialista garantiu que atualmente tem 105 votos – seu adversário, Erlánio Xavier (PDT), contabiliza 183, embora no Maranhão haja apenas 217 municípios

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
(Cleomar Tema)

O presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), prefeito Cleomar Tema (PSB), de Tuntum, disparou ataques contra o senador eleito Weverton Rocha (PDT), na sexta-feira, 18, durante entrevista coletiva na qual reafirmou sua candidatura à reeleição para o comando da entidade.

O socialista garantiu que atualmente tem 105 votos – seu adversário, Erlánio Xavier (PDT), contabiliza 183, embora no Maranhão haja apenas 217 municípios –, mas reclamou que Weverton está “aliciando” seus apoiadores.

“Quem diz isso não sou eu, são os prefeitos que votam em mim”, declarou, citando nominalmente o caso da prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale (PT), que, segundo ele, recebeu uma ligação do senador eleito para tratar de apoio a Erlanio.

“Muitos deles [prefeitos], não sabem nem quem é o candidato. Quem lida, quem faz todo o movimento político, é o Senador Weverton”, disse Tema. Weverton foi procurado para comentar o assunto, mas preferiu manter-se em silêncio.

O presidente da Famem também minimizou a lista de apoiadores anunciada pelo candidato Erlanio Xavier. De acordo com o atual comandante da entidade, pelo menos 16 prefeitos que participaram do ato de apoio ao pedetista, no meio da semana, saíram de lá direto para uma reunião com ele, para reafirmar a disposição de votar por sua reeleição.

Articulação – Único adversário de Cleomar Tema na disputa, Erlanio Xavier tornou-se candidato após as eleições de 2018. Prefeito de Igarapé Grande, ele foi o principal articulador político da candidatura de Weverton Rocha ao Senado.

Nesse posto, acabou construindo relações com prefeitos de todas as regiões do estado e tornou-se candidato em substituição ao prefeito de Barra do Corda, Eric Costa (PCdoB), que tá as eleições do ano passado era o nome preferido pelo Palácio dos Leões para a sucessão.

A eleição está marcada para o dia 30 de janeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.