Família Muniz, unida em jogos anuais

Família, esporte e união em evento de confraternização anual em SL

Os Muniz são animados, descontraídos e, anualmente, reúnem-se em times de futebol para movimentar os “Jogos dos Muniz”, uma manifestação em homenagem à família brasileira

Evandro Jr. / O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h26
Os organizadores do evento: Neemias e Marcos Muniz, ladeando os pais, Samuel Souza e Arlete Muniz; os irmãos Elda Nazaré e marido Jorge Luiz Net;, André Ângelo e esposa Kássia, além dos sobrinhos Samuel Neto, Davi Ângelo e Lucas Gabriel
Os organizadores do evento: Neemias e Marcos Muniz, ladeando os pais, Samuel Souza e Arlete Muniz; os irmãos Elda Nazaré e marido Jorge Luiz Net;, André Ângelo e esposa Kássia, além dos sobrinhos Samuel Neto, Davi Ângelo e Lucas Gabriel

SÃO LUÍS - Reunir mais de 370 pessoas com o mesmo sobrenome ou da mesma árvore genealógica não é tarefa fácil. Mas a Família Muniz tem conseguido essa façanha desde 2010. A ideia do juiz de Direito Samuel Batista de Souza surgiu da necessidade de associar laços familiares e esporte. Eles criaram os “Jogos dos Muniz”, uma competição travada anualmente desde então. Neste 2019, o evento aconteceu nos dias 5 e 6 de janeiro (sábado e domingo), na Associação dos Magistrados do Maranhão, no bairro Calhau.

Os “Jogos dos Muniz” são muito bem organizados e centrados na modalidade futebol, de cujas competições participam homens e mulheres, devidamente equipados com um uniforme padronizado. A oitava edição foi um sucesso, pois os times, nas cores de equipagem laranja e verde, travaram uma divertida batalha no campo. As partidas foram narradas pelos radialistas profissionais Tércio Dominice e Laércio Costa, da Rádio Mirante.

Busto de Luiz Muniz, patriarca da família no Maranhão, que este ano completaria 100 anos
Busto de Luiz Muniz, patriarca da família no Maranhão, que este ano completaria 100 anos

O evento, no princípio, era realizado em um dia de janeiro, mas depois foi fixado no primeiro fim de semana de cada ano. “Começou com uma reunião de primos para jogar bola, de forma despretensiosa. Mas nem todos moravam em São Luís. Alguns vinham de outros estados e, com o passar do tempo, a coisa foi ficando cada vez mais organizada. Hoje, é um grande evento, formalizado, que tem como base o amor fraterno entre pessoas com laços familiares e seus amigos. É uma verdadeira festa. Acreditamos que essa ideia é pioneira aqui no Maranhão”, conta o advogado Marcos Muniz, radicado na Austrália e que retorna ao Brasil especialmente para marcar gols com a família.

Assim como Marcos, outros Muniz não residem em São Luís, mas batem ponto anualmente nos “Jogos”. Desembarca gente proveniente de diferentes cidades do Brasil, também par a provar da apetitosa feijoada servida no segundo dia de evento. Os jogadores com o mesmo sobrenome vêm, por exemplo, do Espírito Santo, Tocantins, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Piauí, Pará e por aí vai.

Troféus
A manifestação é uma prova do grau de animação e descontração da Família Muniz, que não dispensa a entrega de troféus, uma vez que todos os anos alguém é homenageado, geralmente os mais velhos da árvore genealógica. Desta vez, foi Maria Alencar Muniz, a “Maria do Deco”, que já conta 85 anos de alegria. Juízes, promotores, médicos, advogados, arquitetos, professores, farmacêuticos e engenheiros são algumas das profissões que se encontram no descontraído evento.

Maria Alencar Muniz, a “Maria do Deco”, homenageada, com 85 anos
Maria Alencar Muniz, a “Maria do Deco”, homenageada, com 85 anos

“Além do troféu, o jogo deste ano marcou a abertura do Ano do Centenário de Luiz Muniz, o patriarca da família, e que, no mês de junho, completaria 100 anos. Para nós, essa manifestação de carinho entre nós é muito importante e uma valorização da família brasileira, para que os nossos laços resultem inquebrantáveis. Acreditamos que estamos dando um grande exemplo de união e amizade”, finaliza o arquiteto Neemias Muniz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.