Estado do Samba

Dino Reis: Pagode e Carnaval

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

Chegando, com 15 anos de carreira, Dino Reis, traz na bagagem exeriência com a cultura popular do Maranhão, no carnaval, no São João, no Samba e no Pagode. Dino já gravou um CD, produzido por Wendell Cosme e tem músicas gravadas com o Boi de Nina Rodrigues.

JM - Quando começou sua trajetória na interpretação?

DR - Comecei no pagode como "Dino Maroto", por ser apaixonado pelo som do grupo Sorriso Maroto. Foi quando foi chamado pra cantar no Boi de Vargem Grande. Em seguida o grande maestro Rui Maranhão me convidou pra fazer parte do Boi de Upaon Açu e a partir dessa grande vitrine, fui convidado pro Boi de Nina Rodrigues, aonde estou até hoje, já a cinco anos. Nesse carnaval que não poderei participar do Blocão do Nina devido a desencontro de agendas.

JM - Como consegues se desligar de uma atração para outra, do bumba boi pro samba?

DR - Isso eu devo muito ao saudoso Rui Maranhão, que atentou para as diferenças das apresentações, no que tange à linguagem, as expressões, etc... Virar a chave mesmo. Eu vejo o Maranhão como uma das maiores vitrines de cultura popular, muito rico e diverso.

JM - Sempre foi solo, no samba?

DR - Comecei no Maiobão com o "Batuque Maneiro", do amigo Zimba, daí para o "Refrão e pronto", em seguida, cheguei em São Luís pra cantar no "Sambarilove", passei bons momentos no "Sindicato do Samba", toquei também no "Sociedade Anônima", além de circular com "Sambaceuma", mas, sempre fazendo meu trabalho paralelo.

JM - E para os 15 anos? Preparando alguma coisa?

DR - Nas comemorações vou gravar um CD Ao Vivo, com registros inéditos, homenagem a Rui Maranhão e algumas regravações.

JM - Fácil a escolha do repertório?

DR - Não João, devido a interpretar por diversas vertentes musicais e sentir a pulsante diversidade do Maranhão, não é nada fácil, mas, estamos preparando o bom samba, o pagode o bumba meu boi, um poco de tudo.

JM - E para o carnaval?

DR - Esse ano será minha estreia em algumas prévias na comunidade do Maiobão, voltado para Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

JM - E a musicalidade? Vem de Berço?

DR - Meu pai era do Boi de Rosário, então, não teve como escapar. Está na veia e no coração, além de conviver todos os dias com a música.

JM - Uma honra, o Estado do Samba receber Dino Reis e desejar muito sucesso, pra mais esse grande artista, não só do samba, mas, da cultura do estado. Deixa seu telefone pra contratos.

DR - Obrigado João, um prazer fazer parte desse bom bate papo de música. Meu nUmero pra contatos é, (98) 99934.8106. E vem aí, 15 Anos de Dino Reis.

Assista matéria completa no formato digital em TV OEstadoMa @oestadoma

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.