Arrombamento

Agência bancária do BB na capital é alvo de criminosos

Quadrilheiros arrombaram na madrugada de ontem um dos caixas eletrônicos da agência da Alemanha; este foi o primeiro assalto a banco do ano, mas, ano passado, foram 21 casos

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Caixa eletrônio arrombado na agência do BB na Alemanha
Caixa eletrônio arrombado na agência do BB na Alemanha (Caixa)

SÃO LUÍS - Uma agência bancária na capital foi alvo de criminosos na madrugada desta quinta-feira, 17, no bairro da Alemanha. Um dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil (BB) foi arrombado, mas a quantia levada pelos bandidos não foi revelada. Este foi o primeiro caso de roubo a banco no estado este ano, mas, de acordo com o Sindicato dos Bancários, 21 agências bancárias foram alvos de bandidos no ano passado, mais de 90% deles no interior.

O Banco do Brasil na Alemanha amanheceu ontem com um dos caixas eletrônicos arrombado. Um buraco foi feito em uma das máquinas, mas outros sinais de destruição ficaram pelo piso da agência bancária. Era possível encontrar cédulas queimadas e um buraco no teto.

O delegado Luciano Bastos, chefe do Departamento de Combate a Roubo a Instituições Financeiras (Decrif), órgão da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), informou que essa ação criminosa foi realizada por um bando composto por cinco criminosos. Dois bandidos tiveram acesso ao banco e utilizaram um maçarico para arrombar o caixa eletrônico, enquanto os outros ficaram em um veículo, de marca e placas não identificadas, dando suporte aos companheiros.

Os quadrilheiros, após recolherem o dinheiro fugiram. A polícia foi acionada por um dos funcionários da agência. Ainda segundo o delegado, no período da manhã de ontem, os investigadores do Decrif estiveram no banco onde colheram mais informações sobre o caso. O local foi periciado pelos peritos do Instituto de Criminalística (Icrim).

O delegado disse que o sistema de câmera de videomonitoramento da agência também vai ser analisada a tentativa de identificar os quadrilheiros. “Eles chegaram a colocar uma garrafa pet e um dos sensores de segurança”, declarou Luciano Bastos.

Outras ações

Três agências bancárias, na capital, foram alvo de bandidos no ano passado. Um dos casos ocorreu na madrugada do dia 4 de outubro. Os bandidos conseguiram abrir um buraco em uma das paredes do fundo da Caixa Econômica Federal, no Turu, utilizando um maçarico. Ao terem acesso à parte interna da agência, o alarme foi acionado e eles fugiram.

Durante a fuga, os bandidos abandonaram vários materiais que seriam utilizados na ação criminosa. A polícia esteve no local, mas nada foi levado. Também no dia 28 desse mês, criminosos conseguiram arrombar o caixa eletrônico do Banco do Brasil da Caema, localizada no Centro. A polícia foi acionada e o caso está sendo investigado pela equipe da Seic.

O outro roubo teve como alvo o Banco do Brasil, no Turu. A polícia informou que essa agência foi invadida pelos criminosos na madrugada do dia 20 de março. Eles desativaram o sistema de videomonitoramento e arrombaram o cofre. A quantia que foi roubada dos cofres da agência não foi revelada e nenhum dano à estrutura física do prédio foi registrado.

Ainda de acordo com a polícia, tudo indica que os criminosos invadiram a agência pela porta dos fundos. Devido à violação do cofre, a agência precisou ser interditada para ser periciada. Os clientes que necessitavam fazer alguma transação no estabelecimento não conseguiram e eram orientados a procurar outra agência bancária.

Número

21

Foi o número de ataques a bancos ocorrido ano passado no estado, segundo dados fornecidos pelo Sindicato dos Bancários do Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.