Direito

PCdoB quer impedir acesso da população à posse de armas

Partido entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade para barrar decreto que flexibiliza posse de armas

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
PCdoB ameaça acesso à posse de armas
PCdoB ameaça acesso à posse de armas (Armas)

O PCdoB protocolou Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra o decreto que flexibiliza a posse de armas assinado nesta semana.

“Não havendo previsão legal para que a população brasileira possa adquirir armas de fogo de uso permitido, é evidente, que o Presidente da República, com seu Decreto nº 9685/2019, ao introduzir os conteúdos normativos expressos nos § 1º, 7º e 8º do art. 12, do Decreto nº 5.123/2004, atenta contra o princípio constitucional da reserva legal e contra a competência legislativa do Congresso Nacional, em relação às matérias de competência da União, como é o caso”, diz trecho da ação.

A argumentação que visa derrubar o decreto do presidente Jair Bolsonaro possui 31 páginas e é assinada pelo escritório de advocacia Guimarães e Dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.