Pesquisa

Maioria dos brasileiros culpa PT por crise econômica brasileira

Levantamento mostra que população aponta governos Lula e Dilma como responsáveis pela situação do país

O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27

Pesquisa do XP/Ipespe mostra que a maioria da população brasileira aponta o PT como responsável pela grave crise econômica que afetou o Brasil nos últimos anos.

Para 34% dos entrevistados o ex-presidente Lula é o maior responsável pela atual situação enfrentada pelo país. Para 21%, Dilma é a maior responsável pela situação econômica atual. Atrás dela, vem seu vice e sucessor após a queda, Michel Temer, com indicações de 16% dos entrevistados. Outros 11% veem fatores externos como os principais responsáveis. Bolsonaro, apesar de pouco mais de duas semanas no cargo, foi citado por 3%.

Dessa forma, o ex-presidente Lula, que cumpre pena por corrupção em Curitiba, desponta como o principal responsável pela crise que afeta o país.

A pesquisa realizou 1.000 entrevistas telefônicas. A margem máxima de erro é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo. A pesquisa XP/Ipespe foi feita por telefone, entre os dias 9 e 11 de janeiro, e ouviu 1.000 entrevistados de todas as regiões do país. Os questionários foram aplicados "ao vivo" por entrevistadores e submetidos a verificação posterior em 20% dos casos.

Pesquisa XP/Ipespe
Pesquisa XP/Ipespe

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.