Exposição

Estética naif em exposição

Artista visual autodidata Claudiomir Costa Viégas é lavrador e pescador de Alcântara; ele abre hoje a mostra “São Luís/Alcântara: Um Certo Olhar!” que fica em cartaz até o dia 15 de fevereiro no Palacete Gentil Braga

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
uma das peças que compõem a exposição “São Luís/Alcântara: Um Certo Olhar!”
uma das peças que compõem a exposição “São Luís/Alcântara: Um Certo Olhar!” (exposição claudiomir costa viegas)

SÃO LUÍS - “São Luís/Alcântara: Um Certo Olhar!” é o nome da exposição que o artista visual autodidata Claudiomir Costa Viégas abre hoje, às 19h, na Galeria Antônio Almeida do Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782, Centro). A mostra traz pinturas em arte naif e reúne 31 desenhos coloridos e figurativos. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h até o dia 15 de fevereiro.

Claudiomir Viégas é maranhense de Oitíua, comunidade de Alcântara. É lavrador e pescador e, mesmo diante dos limites culturais e das dificuldades do dia a dia, o artista encontra tempo para produzir a sua arte singular.
Com estudos até o segundo ano do Ensino Fundamental e sem educação artística formal, Viégas vem produzindo trabalhos com traços típicos da pintura naif – arte ingênua, sem a presença de padrões acadêmicos de concepção artística -, onde transmite seus sentimentos, emoções e sua percepção idealizada sobre as cidades de Alcântara e São Luís.

Com realização da UFMA, por meio do Departamento de Assuntos Culturais (Dac) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo (Proexce), a exposição abre a programação de artes visuais da instituição para 2019. A mostra tem apoio da Fundação Sousândrade, Universidade FM, TV UFMA e Ascom/UFMA. “Por meio dessa exposição, a Universidade Federal do Maranhão está apoiando e incentivando o artista a avançar em sua trajetória nas artes plásticas”, disse o curador da mostra, José Maria Eça de Queiroz.


Serviço
O quê

Exposição “São Luís/Alcântara: Um Certo Olhar!”

Quando

De hoje ao dia 15 de fevereiro

Onde

Palacete Gentil Braga – Rua Grande, 782, Centro

Visitação

De segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 18h

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.