Eleições na Câmara Federal

Dino alinha pauta com partidos de centro-direita ao defender Maia na Câmara

Governador citou manutenção de “pacto institucional” para argumentar à favor do democrata. Além do PCdoB, o PSL faz campanha positiva ao deputado carioca

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
(Flávio Dino)

Ao defender, em entrevista concedida ontem (16) ao canal GloboNews, a manutenção do deputado federal Rodrigo Maia (DEM) na presidência da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o governador do Maranhão (PCdoB), Flávio Dino, abandonou o discurso forte aos críticos da esquerda e alinhou pauta comum com partidos de centro-direita. Além do DEM, outras siglas como PSDB e PSL, este último o partido do atual presidente da República, Jair Bolsonaro, também apoiam a permanência de Maia à frente dos trabalhos no Legislativo.

Na entrevista, conduzida por Aline Midlej, Júlia Guimarães e Octávio Guedes, Dino mencionou o chamado “pacto institucional” para argumentar a favor de Maia. Segundo o governador, o democrata é responsável por garantir espaços igualitários aos representantes da situação e da oposição no Parlamento. De acordo com o líder do Executivo Estadual, Rodrigo Maia é o melhor nome para conduzir a Câmara pela garantia que o parlamentar fornece ao respeito do que chamou de “regras do jogo”.

Durante a entrevista, Dino fez questão de frisar suas diferenças ideológicas com Maia e foi categórico ao afirmar que o deputado carioca não irá romper com o que chamou de “acordos” para o funcionamento da Casa. “Rodrigo Maia é o melhor nome para a aplicação do regimento interno, para a garantia de espaços à oposição e para o respeito às regras do jogo na Câmara”, disse.

Em um trecho da resposta, o governador chegou a flertar com a defesa de um jogo de consenso entre situação e oposição pela eleição de Rodrigo Maia. Segundo Dino, o democrata também priorizará, caso eleito, a aplicação da chamada “proporcionalidade partidária”, ou seja, a distribuição de distintas lideranças partidárias nas comissões da Casa Legislativa.

A defesa de Flávio Dino à Maia começou a ser costurada há alguns meses. Em abril do ano passado, em visita ao Maranhão, Rodrigo Maia se reuniu com o governador Flávio Dino no Palácio dos Leões. No encontro, Maia e Dino trocaram gentilezas e, enquanto o deputado declarou que o DEM era aliado do comunista, o governador disse ser um importante aliado de Maia “em sua caminhada rumo à reeleição”.

Além de Maia, no encontro, outros membros do DEM também estiveram presentes e articularam a agenda com o Governo, como Neto Evangelista, Juscelino Filho e Rogério Cafeteira, então líder do Governo na Assembleia Legislativa. A reunião também consolidou o apoio do partido às candidaturas de Weverton Rocha e Eliziane Gama ao Senado Federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.