Posse de armas

Deputado do PCdoB confunde seguidores em relação a decreto de Bolsonaro

Rubens Jr afirmou que haverá "liberação de armas" com "todo mundo armado"

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h27
Deputado Rubens Junior integra ofensiva comunista contra posse de armas
Deputado Rubens Junior integra ofensiva comunista contra posse de armas (Rubens Júnior)

O deputado Rubens Jr (PCdoB-MA) criticou indiretamente o novo decreto de flexibilização na posse de armas assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. Para o deputado, haverá liberação de armas e “todo mundo” estará armado. O parlamentar seguiu a linha de outros deputados do PCdoB que usaram as redes sociais e a imprensa para atacar o decreto do presidente na tarde de ontem.

O decreto permite apenas a pessoas que tenham pelo menos 25 anos; com ocupação lícita; que não estejam respondendo a inquérito policial ou processo criminal; não tenham antecedentes criminais nas justiças Federal, Estadual (incluindo juizados), Militar e Eleitoral possam requisitar a posse de armas.

O decreto também não faz menção ao porte de armas. Dessa forma, também continua vedado o uso e transportes de armas em locais públicos. Fatos que invalidam a crítica de Rubens Jr.

Questionado sobre a posição do futuro colega, o deputado federal eleito Edilázio Júnior (PSD-MA) afirmou que a crítica não condiz com a realidade. “O processo para se ter uma arma continua sendo difícil. Além do preço, o cidadão ainda terá os custos para poder garantir a documentação. Esse tipo de comentário não condiz com a realidade”, disse.

Para Edilázio Júnior a ofensiva do PCdoB contra o decreto do presidente Jair Bolsonaro é meramente política. “Querem contrapor o presidente e aparecer na mídia. O Estatuto do Desarmamento não diminuiu a criminalidade e a população optou pelo direito de ter armas em 2005. Esses são fatos que apenas expõe o oportunismo de algumas críticas”

Veja o comentário de Rubens Jr.

O deputado já havia se envolvido em uma polêmica com o Governo Federal dias atrás quando criticou o aumento do salário mínimo dado pelo presidente Jair Bolsonaro. Apesar de ter sido com base em uma lei da presidente Dilma Rousseff, da qual Rubens Jr fazia parte da base de apoio, o deputado criticou o aumento.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do deputado que ele esclarecesse suas posições, mas até o fechamento da reportagem não

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.